Education of worker’s health in Occupational Therapy undergraduate courses: contributions to the discussion on evaluation parameters of Brazilian public education.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira Jorge, Iranise Moro
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Simonelli, Angela Paula, Rosa, Jessica Elisa da, Ferreira, Sattylla Sanny de Matos, Souza, Marina Batista Chaves Azevedo de, Barroso, Barbara Iansã de Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/106921
Resumo: Esta pesquisa possui como objetivo, investigar as ações de pesquisa, ensino e extensão desenvolvidas na área de Saúde do Trabalhador nos cursos de graduação em Terapia Ocupacional das universidades públicas do Brasil. Trata-se de pesquisa descritiva exploratória, realizada por duas Universidades Federais. A amostra foi composta por (n=16) cursos de graduação em Terapia Ocupacional de (n=15) universidades públicas. Os dados encontrados demonstram que as universidades abordam a área de Saúde do Trabalhador. Dispõem, em sua maioria, de professores com titulação na área de Ergonomia e apresentam, nos últimos três anos, (n=08) campos de estágio, (n=14) projetos de extensão, (n=70) trabalhos de conclusão de curso, (n=20) projetos de pesquisas e (n=29) publicações em periódicos científicos. Destaca-se a necessidade de ações que promovam a intersetorialização e o debate entre instituições, a fim de possibilitar troca de experiências e avanços no conteúdo do ensino,tanto neste campo de atuação, quanto na formação dos docentes responsáveis pela área de Saúde do Trabalhador.
id USP-43_492c4aac23032b35e91b5e56947565c7
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/106921
network_acronym_str USP-43
network_name_str Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
repository_id_str
spelling Education of worker’s health in Occupational Therapy undergraduate courses: contributions to the discussion on evaluation parameters of Brazilian public education.Ensino de saúde do trabalhador nos cursos de graduação em Terapia Ocupacional: contribuições ao debate sobre parâmetros de avaliação do ensino público brasileiroEducação superiorTerapia ocupacional/ educaçãoSaúde do trabalhador/educação.Education higherOccupational therapy/ educationOccupational health/education.Esta pesquisa possui como objetivo, investigar as ações de pesquisa, ensino e extensão desenvolvidas na área de Saúde do Trabalhador nos cursos de graduação em Terapia Ocupacional das universidades públicas do Brasil. Trata-se de pesquisa descritiva exploratória, realizada por duas Universidades Federais. A amostra foi composta por (n=16) cursos de graduação em Terapia Ocupacional de (n=15) universidades públicas. Os dados encontrados demonstram que as universidades abordam a área de Saúde do Trabalhador. Dispõem, em sua maioria, de professores com titulação na área de Ergonomia e apresentam, nos últimos três anos, (n=08) campos de estágio, (n=14) projetos de extensão, (n=70) trabalhos de conclusão de curso, (n=20) projetos de pesquisas e (n=29) publicações em periódicos científicos. Destaca-se a necessidade de ações que promovam a intersetorialização e o debate entre instituições, a fim de possibilitar troca de experiências e avanços no conteúdo do ensino,tanto neste campo de atuação, quanto na formação dos docentes responsáveis pela área de Saúde do Trabalhador.This study aims to investigate actions of research, education and extension developed on worker’s health field in undergraduate courses of Occupational Therapy in public universities in Brazil. It is a descriptive and exploratory research, conducted by two federal universities. The sample was formed by (n=16) Occupational Therapy undergraduate courses (n=15) in public universities. The data obtained demonstrated that the universities approach worker’s health field. They have, in most cases, professors with titration in ergonomics and, in the last three years, (n=08) internship fields, (n=14) extension projects, (n=70) and a final work for undergraduates, (n=20) projects and researches, and (n=29) publications in scientific journals.Actions to promote sector union and discussions between institutions are needed, to enable experience exchanges and progress in education matter, both in this field and formation ofteachers responsible for worker’s health area. Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina2016-08-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rto/article/view/10692110.11606/issn.2238-6149.v27i2p109-115Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 27 Núm. 2 (2016); 109-115Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 27 No. 2 (2016); 109-115Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; v. 27 n. 2 (2016); 109-1152238-61491415-9104reponame:Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Pauloinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/rto/article/view/106921/116638https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/106921/116639Copyright (c) 2016 Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira Jorge, Iranise MoroSimonelli, Angela PaulaRosa, Jessica Elisa daFerreira, Sattylla Sanny de MatosSouza, Marina Batista Chaves Azevedo deBarroso, Barbara Iansã de Lima2016-08-22T18:49:30Zoai:revistas.usp.br:article/106921Revistahttp://www.revistas.usp.br/rtoPUBhttps://www.revistas.usp.br/rto/oai||revto@usp.br2238-61491415-9104opendoar:2016-08-22T18:49:30Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Education of worker’s health in Occupational Therapy undergraduate courses: contributions to the discussion on evaluation parameters of Brazilian public education.
Ensino de saúde do trabalhador nos cursos de graduação em Terapia Ocupacional: contribuições ao debate sobre parâmetros de avaliação do ensino público brasileiro
title Education of worker’s health in Occupational Therapy undergraduate courses: contributions to the discussion on evaluation parameters of Brazilian public education.
spellingShingle Education of worker’s health in Occupational Therapy undergraduate courses: contributions to the discussion on evaluation parameters of Brazilian public education.
Pereira Jorge, Iranise Moro
Educação superior
Terapia ocupacional/ educação
Saúde do trabalhador/educação.
Education higher
Occupational therapy/ education
Occupational health/education.
title_short Education of worker’s health in Occupational Therapy undergraduate courses: contributions to the discussion on evaluation parameters of Brazilian public education.
title_full Education of worker’s health in Occupational Therapy undergraduate courses: contributions to the discussion on evaluation parameters of Brazilian public education.
title_fullStr Education of worker’s health in Occupational Therapy undergraduate courses: contributions to the discussion on evaluation parameters of Brazilian public education.
title_full_unstemmed Education of worker’s health in Occupational Therapy undergraduate courses: contributions to the discussion on evaluation parameters of Brazilian public education.
title_sort Education of worker’s health in Occupational Therapy undergraduate courses: contributions to the discussion on evaluation parameters of Brazilian public education.
author Pereira Jorge, Iranise Moro
author_facet Pereira Jorge, Iranise Moro
Simonelli, Angela Paula
Rosa, Jessica Elisa da
Ferreira, Sattylla Sanny de Matos
Souza, Marina Batista Chaves Azevedo de
Barroso, Barbara Iansã de Lima
author_role author
author2 Simonelli, Angela Paula
Rosa, Jessica Elisa da
Ferreira, Sattylla Sanny de Matos
Souza, Marina Batista Chaves Azevedo de
Barroso, Barbara Iansã de Lima
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira Jorge, Iranise Moro
Simonelli, Angela Paula
Rosa, Jessica Elisa da
Ferreira, Sattylla Sanny de Matos
Souza, Marina Batista Chaves Azevedo de
Barroso, Barbara Iansã de Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Educação superior
Terapia ocupacional/ educação
Saúde do trabalhador/educação.
Education higher
Occupational therapy/ education
Occupational health/education.
topic Educação superior
Terapia ocupacional/ educação
Saúde do trabalhador/educação.
Education higher
Occupational therapy/ education
Occupational health/education.
description Esta pesquisa possui como objetivo, investigar as ações de pesquisa, ensino e extensão desenvolvidas na área de Saúde do Trabalhador nos cursos de graduação em Terapia Ocupacional das universidades públicas do Brasil. Trata-se de pesquisa descritiva exploratória, realizada por duas Universidades Federais. A amostra foi composta por (n=16) cursos de graduação em Terapia Ocupacional de (n=15) universidades públicas. Os dados encontrados demonstram que as universidades abordam a área de Saúde do Trabalhador. Dispõem, em sua maioria, de professores com titulação na área de Ergonomia e apresentam, nos últimos três anos, (n=08) campos de estágio, (n=14) projetos de extensão, (n=70) trabalhos de conclusão de curso, (n=20) projetos de pesquisas e (n=29) publicações em periódicos científicos. Destaca-se a necessidade de ações que promovam a intersetorialização e o debate entre instituições, a fim de possibilitar troca de experiências e avanços no conteúdo do ensino,tanto neste campo de atuação, quanto na formação dos docentes responsáveis pela área de Saúde do Trabalhador.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/106921
10.11606/issn.2238-6149.v27i2p109-115
url https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/106921
identifier_str_mv 10.11606/issn.2238-6149.v27i2p109-115
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/106921/116638
https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/106921/116639
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 27 Núm. 2 (2016); 109-115
Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 27 No. 2 (2016); 109-115
Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; v. 27 n. 2 (2016); 109-115
2238-6149
1415-9104
reponame:Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
collection Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
repository.name.fl_str_mv Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||revto@usp.br
_version_ 1798042670697807872