Práticas e desafios do terapeuta ocupacional em contextos escolares no Distrito Federal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lins, Sarah Raquel Almeida
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Pereira, Gessilaine Fernandes, Farias, Magno Nunes, Folha, Débora Ribeiro da Silva Campos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/211692
Resumo: Introdução: Ainda que a Terapia Ocupacional tenha um importante histórico de atuações no contexto escolar, ainda é necessário se aprofundar sobre a realidade dos profissionais em diversas regiões do país, inclusive no Distrito Federal. Objetivo: Identificar as práticas e os desafios vivenciados por terapeutas ocupacionais do Distrito Federal que realizam ou realizaram ações relacionadas ao contexto escolar. Procedimentos metodológicos: Pesquisa qualitativa, transversal, exploratória, que realizou entrevista semi-estruturada junto a cinco terapeutas ocupacionais atuantes no Distrito Federal. Resultados e Discussão: As principais práticas realizadas pelas profissionais são: formação, orientação e capacitação de professores e auxiliares, adaptação curricular, de atividades e de mobiliário. Por outro lado, os desafios para a realização dessas práticas tais como, a resistência das escolas e as atitudes sociais frente à inclusão, evidenciam a importância da realização de propostas que sensibilizem e conscientizem escolas, profissionais e comunidade para conhecer e para lidar com as demandas cotidianas visando à inclusão. Conclusões: As práticas da Terapia Ocupacional na educação são pouco conhecidas no Distrito Federal, e acredita-se que investir na formação graduada dos terapeutas ocupacionais, em projetos de extensão e na contratação de profissionais diretamente ligados ao setor da educação podem ampliar e consolidar o campo na região.  
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spelling Práticas e desafios do terapeuta ocupacional em contextos escolares no Distrito FederalPractices and challenges of the occupational therapist in school contextsKeywords: Occupational Therapy. Education. School inclusion.Palavras-chave: Terapia Ocupacional. Educação. Inclusão escolar.Introdução: Ainda que a Terapia Ocupacional tenha um importante histórico de atuações no contexto escolar, ainda é necessário se aprofundar sobre a realidade dos profissionais em diversas regiões do país, inclusive no Distrito Federal. Objetivo: Identificar as práticas e os desafios vivenciados por terapeutas ocupacionais do Distrito Federal que realizam ou realizaram ações relacionadas ao contexto escolar. Procedimentos metodológicos: Pesquisa qualitativa, transversal, exploratória, que realizou entrevista semi-estruturada junto a cinco terapeutas ocupacionais atuantes no Distrito Federal. Resultados e Discussão: As principais práticas realizadas pelas profissionais são: formação, orientação e capacitação de professores e auxiliares, adaptação curricular, de atividades e de mobiliário. Por outro lado, os desafios para a realização dessas práticas tais como, a resistência das escolas e as atitudes sociais frente à inclusão, evidenciam a importância da realização de propostas que sensibilizem e conscientizem escolas, profissionais e comunidade para conhecer e para lidar com as demandas cotidianas visando à inclusão. Conclusões: As práticas da Terapia Ocupacional na educação são pouco conhecidas no Distrito Federal, e acredita-se que investir na formação graduada dos terapeutas ocupacionais, em projetos de extensão e na contratação de profissionais diretamente ligados ao setor da educação podem ampliar e consolidar o campo na região.  ABSTRACT Introduction: Although Occupational Therapy has an important history of actions in the school context, it is still necessary to deepen the reality of professionals in different regions of the country, including the Federal District. Objective: To identify the practices and challenges experienced by occupational therapists in the Federal District who carry out or carried out actions related to the school context. Methodological Procedures: Qualitative, cross-sectional, exploratory research, which carried out semi-structured interviews with five occupational therapists working in the Federal District. Results and Discussion: The main practices carried out by the professionals are: training, guidance and training of teachers and assistants, adaptation of the curriculum, activities and furniture. On the other hand, the challenges for carrying out these practices, such as the resistance of schools and social attitudes towards inclusion, highlight the importance of carrying out proposals that sensitize and make schools, professionals and the community aware of and deal with the demands everyday activities aimed at inclusion. Final considerations: Occupational Therapy practices in education are little known in the Federal District, and it is believed that investing in the graduate training of occupational therapists, in extension projects and in hiring professionals directly linked to the education sector can expand and consolidate the field in the region.  Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina2023-10-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rto/article/view/21169210.11606/issn.2238-6149.v33i1pe211692Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; v. 33 n. 1-3 (2023); e211692Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 33 No. 1-3 (2023); e211692Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 33 Núm. 1-3 (2023); e2116922238-61491415-9104reponame:Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Pauloinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rto/article/view/211692/199107Copyright (c) 2023 Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLins, Sarah Raquel AlmeidaPereira, Gessilaine FernandesFarias, Magno NunesFolha, Débora Ribeiro da Silva Campos 2024-04-16T21:16:58Zoai:revistas.usp.br:article/211692Revistahttp://www.revistas.usp.br/rtoPUBhttps://www.revistas.usp.br/rto/oai||revto@usp.br2238-61491415-9104opendoar:2024-04-16T21:16:58Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo - Universidade de São Paulo (USP)false
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