Intervenção domiciliar com ênfase no autocuidado para idosos usuários de um Centro de Saúde Escola do Município de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Maria Helena Morgani de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Batista, Marina Picazzio Perez
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/101092
Resumo: Introdução: Segundo a Organização Mundial da Saúde, riscos para declínio de saúde, funcionalidade e morte de idosos incluem ser mulher solteira ou viúva, ter 80 anos ou mais, estar isolado, ter limitações em atividades diárias básicas. Objetivo: Descrever e analisar intervenção de terapia ocupacional a idosos sob dois ou mais riscos.  Método: Pesquisa intervenção desenvolvida em 2008/2009 em três etapas: avaliação com o Instrumento de Classificação de Idosos quanto à Capacidade para o Autocuidado; orientações para funcionalidade, universo ocupacional e interação social; reavaliação. Critérios de inclusão: ser idoso; sob risco demográfico (por ter 80 anos ou mais e/ou ser mulher solteira ou viúva), e social e/ou funcional (segundo pesquisa de 2006/2008); usuário do Centro de Saúde Escola Geraldo Paula Souza da FSP/USP. Resultados: Participaram 58 idosos que adotavam práticas de autocuidado, mas não efetivas. Esses foram orientados quanto a modificações nas atividades e no ambiente e a ampliarem da rede de suporte; 25,9% ampliaram universo ocupacional, 32,8% aumentaram rede, e houve discreta melhora funcional. Um maior número de idosos com dificuldades funcionais passou a morar com alguém e a contar com ajuda.  Conclusão: A intervenção foi benéfica para ampliar atividades, rede de suporte e melhorar funcionalidade. 
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spelling Intervenção domiciliar com ênfase no autocuidado para idosos usuários de um Centro de Saúde Escola do Município de São PauloHome care intervention with an emphasis on self-care for elderly users of the School Health Center in São Paulo CityAgedHealth services for the agedActivities of daily livingSelf care.IdosoAtenção à saúde do idosoAtividades cotidianasAutocuidadoServiços de saúde para idosos.Introdução: Segundo a Organização Mundial da Saúde, riscos para declínio de saúde, funcionalidade e morte de idosos incluem ser mulher solteira ou viúva, ter 80 anos ou mais, estar isolado, ter limitações em atividades diárias básicas. Objetivo: Descrever e analisar intervenção de terapia ocupacional a idosos sob dois ou mais riscos.  Método: Pesquisa intervenção desenvolvida em 2008/2009 em três etapas: avaliação com o Instrumento de Classificação de Idosos quanto à Capacidade para o Autocuidado; orientações para funcionalidade, universo ocupacional e interação social; reavaliação. Critérios de inclusão: ser idoso; sob risco demográfico (por ter 80 anos ou mais e/ou ser mulher solteira ou viúva), e social e/ou funcional (segundo pesquisa de 2006/2008); usuário do Centro de Saúde Escola Geraldo Paula Souza da FSP/USP. Resultados: Participaram 58 idosos que adotavam práticas de autocuidado, mas não efetivas. Esses foram orientados quanto a modificações nas atividades e no ambiente e a ampliarem da rede de suporte; 25,9% ampliaram universo ocupacional, 32,8% aumentaram rede, e houve discreta melhora funcional. Um maior número de idosos com dificuldades funcionais passou a morar com alguém e a contar com ajuda.  Conclusão: A intervenção foi benéfica para ampliar atividades, rede de suporte e melhorar funcionalidade. Introduction: According to World Health Organization, the risks to health decline, functioning and death in elderly include: widow or single woman, person aged 80 years or over, being socially isolated and have limitations to perform activities of daily living. Objective: To describe and analyze an occupational therapy intervention to elderly at two or more risks. Method: Intervention research developed in 2008/2009 at three stages: assessment using the Ceca Instrument: classification of the aged concerning self-care ability; instructions concerning functioning, occupations and social interaction; reassessment. Inclusion criteria: being elderly; at demographic risk (due to age 80 years or over and/or being widow or single woman), and social and / or functional (according to a study conducted in 2006/2008); users of the School Health Center Geraldo de Paula Souza of FSP/USP. Results: Participated in the study 58 elderly, who adopted self-care practices, although they were not effective. They were instructed to make changes in activities and in environment and to broaden their support network; 25.9% expanded their occupations, 32.8% increased their network, and there were a slight improvement in functioning. A greater number of elderly with functional difficulties moved in with someone and could count on somebody to help. Conclusion: The intervention was beneficial to expand activities, support network and improve functionality.Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina2016-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rto/article/view/10109210.11606/issn.2238-6149.v27i1p63-71Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 27 Núm. 1 (2016); 63-71Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 27 No. 1 (2016); 63-71Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; v. 27 n. 1 (2016); 63-712238-61491415-9104reponame:Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Pauloinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rto/article/view/101092/114586Copyright (c) 2016 Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Maria Helena Morgani deBatista, Marina Picazzio Perez2016-07-08T15:42:26Zoai:revistas.usp.br:article/101092Revistahttp://www.revistas.usp.br/rtoPUBhttps://www.revistas.usp.br/rto/oai||revto@usp.br2238-61491415-9104opendoar:2016-07-08T15:42:26Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo - Universidade de São Paulo (USP)false
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