Atuação do terapeuta ocupacional no contexto escolar: o uso da tecnologia assistiva para o aluno com paralisia cerebral na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Aila Narene Dahwache
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Deliberato, Débora Deliberato
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/55642
Resumo: A tecnologia assistiva favorece a participação do aluno com paralisia cerebral nasdiferentes atividades do contexto escolar, pois possibilita que a criança atue de modo construtivono seu processo de ensino e aprendizagem. O objetivo deste estudo foi operacionalizar as etapas deconfecção de recursos da tecnologia assistiva para crianças com paralisia cerebral no contexto daEducação Infantil. Para contemplar este objetivo geral foram estabelecidos os seguintes objetivosespecífi cos: caracterizar os alunos que participaram do estudo, os seus professores e o contextoescolar que estavam inseridos. O estudo foi realizado em escolas municipais de Educação Infantil,sendo que seus participantes foram dois alunos com paralisia cerebral e seus respectivos professores. A coleta de dados ocorreu por meio da atuação colaborativa entre o terapeuta ocupacional e oprofessor e foi dividida em cinco etapas: entender a situação, gerar ideias, escolher as alternativasviáveis, representar a ideia e construir o recurso de tecnologia assistiva. Os procedimentos foramregistrados por meio de fi lmagem, diário contínuo, gravação das entrevistas e protocolo de registro, após a organização do material coletado foi realizada a triangulação dos dados e em sequência aanálise de seu conteúdo. Foi possível concluir que para a prescrição e confecção do recurso detecnologia assistiva é necessário à implementação de um programa de intervenção por meio daatuação do terapeuta ocupacional e do professor durante as atividades na sala de aula em que oaluno esta inserido.
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