Atuação do terapeuta ocupacional no contexto escolar: o uso da tecnologia assistiva para o aluno com paralisia cerebral na educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/55642 |
Resumo: | A tecnologia assistiva favorece a participação do aluno com paralisia cerebral nasdiferentes atividades do contexto escolar, pois possibilita que a criança atue de modo construtivono seu processo de ensino e aprendizagem. O objetivo deste estudo foi operacionalizar as etapas deconfecção de recursos da tecnologia assistiva para crianças com paralisia cerebral no contexto daEducação Infantil. Para contemplar este objetivo geral foram estabelecidos os seguintes objetivosespecífi cos: caracterizar os alunos que participaram do estudo, os seus professores e o contextoescolar que estavam inseridos. O estudo foi realizado em escolas municipais de Educação Infantil,sendo que seus participantes foram dois alunos com paralisia cerebral e seus respectivos professores. A coleta de dados ocorreu por meio da atuação colaborativa entre o terapeuta ocupacional e oprofessor e foi dividida em cinco etapas: entender a situação, gerar ideias, escolher as alternativasviáveis, representar a ideia e construir o recurso de tecnologia assistiva. Os procedimentos foramregistrados por meio de fi lmagem, diário contínuo, gravação das entrevistas e protocolo de registro, após a organização do material coletado foi realizada a triangulação dos dados e em sequência aanálise de seu conteúdo. Foi possível concluir que para a prescrição e confecção do recurso detecnologia assistiva é necessário à implementação de um programa de intervenção por meio daatuação do terapeuta ocupacional e do professor durante as atividades na sala de aula em que oaluno esta inserido. |
id |
USP-43_668efd0b0ad9ad1f33a42b5e661b104e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/55642 |
network_acronym_str |
USP-43 |
network_name_str |
Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo |
repository_id_str |
|
spelling |
Atuação do terapeuta ocupacional no contexto escolar: o uso da tecnologia assistiva para o aluno com paralisia cerebral na educação infantilEducação especialTerapia OcupacionalEquipamentos de autoajuda/psicologiaParalisia cerebral/reabilitaçãoEducação infantilAtividades humanas/educaçãoA tecnologia assistiva favorece a participação do aluno com paralisia cerebral nasdiferentes atividades do contexto escolar, pois possibilita que a criança atue de modo construtivono seu processo de ensino e aprendizagem. O objetivo deste estudo foi operacionalizar as etapas deconfecção de recursos da tecnologia assistiva para crianças com paralisia cerebral no contexto daEducação Infantil. Para contemplar este objetivo geral foram estabelecidos os seguintes objetivosespecífi cos: caracterizar os alunos que participaram do estudo, os seus professores e o contextoescolar que estavam inseridos. O estudo foi realizado em escolas municipais de Educação Infantil,sendo que seus participantes foram dois alunos com paralisia cerebral e seus respectivos professores. A coleta de dados ocorreu por meio da atuação colaborativa entre o terapeuta ocupacional e oprofessor e foi dividida em cinco etapas: entender a situação, gerar ideias, escolher as alternativasviáveis, representar a ideia e construir o recurso de tecnologia assistiva. Os procedimentos foramregistrados por meio de fi lmagem, diário contínuo, gravação das entrevistas e protocolo de registro, após a organização do material coletado foi realizada a triangulação dos dados e em sequência aanálise de seu conteúdo. Foi possível concluir que para a prescrição e confecção do recurso detecnologia assistiva é necessário à implementação de um programa de intervenção por meio daatuação do terapeuta ocupacional e do professor durante as atividades na sala de aula em que oaluno esta inserido.Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina2013-06-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rto/article/view/5564210.11606/issn.2238-6149.v23i3p263-273Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 23 Núm. 3 (2012); 263-273Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 23 No. 3 (2012); 263-273Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; v. 23 n. 3 (2012); 263-2732238-61491415-9104reponame:Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Pauloinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rto/article/view/55642/59102Rocha, Aila Narene DahwacheDeliberato, Débora Deliberatoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-10-17T12:24:30Zoai:revistas.usp.br:article/55642Revistahttp://www.revistas.usp.br/rtoPUBhttps://www.revistas.usp.br/rto/oai||revto@usp.br2238-61491415-9104opendoar:2014-10-17T12:24:30Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Atuação do terapeuta ocupacional no contexto escolar: o uso da tecnologia assistiva para o aluno com paralisia cerebral na educação infantil |
title |
Atuação do terapeuta ocupacional no contexto escolar: o uso da tecnologia assistiva para o aluno com paralisia cerebral na educação infantil |
spellingShingle |
Atuação do terapeuta ocupacional no contexto escolar: o uso da tecnologia assistiva para o aluno com paralisia cerebral na educação infantil Rocha, Aila Narene Dahwache Educação especial Terapia Ocupacional Equipamentos de autoajuda/psicologia Paralisia cerebral/reabilitação Educação infantil Atividades humanas/educação |
title_short |
Atuação do terapeuta ocupacional no contexto escolar: o uso da tecnologia assistiva para o aluno com paralisia cerebral na educação infantil |
title_full |
Atuação do terapeuta ocupacional no contexto escolar: o uso da tecnologia assistiva para o aluno com paralisia cerebral na educação infantil |
title_fullStr |
Atuação do terapeuta ocupacional no contexto escolar: o uso da tecnologia assistiva para o aluno com paralisia cerebral na educação infantil |
title_full_unstemmed |
Atuação do terapeuta ocupacional no contexto escolar: o uso da tecnologia assistiva para o aluno com paralisia cerebral na educação infantil |
title_sort |
Atuação do terapeuta ocupacional no contexto escolar: o uso da tecnologia assistiva para o aluno com paralisia cerebral na educação infantil |
author |
Rocha, Aila Narene Dahwache |
author_facet |
Rocha, Aila Narene Dahwache Deliberato, Débora Deliberato |
author_role |
author |
author2 |
Deliberato, Débora Deliberato |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Aila Narene Dahwache Deliberato, Débora Deliberato |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação especial Terapia Ocupacional Equipamentos de autoajuda/psicologia Paralisia cerebral/reabilitação Educação infantil Atividades humanas/educação |
topic |
Educação especial Terapia Ocupacional Equipamentos de autoajuda/psicologia Paralisia cerebral/reabilitação Educação infantil Atividades humanas/educação |
description |
A tecnologia assistiva favorece a participação do aluno com paralisia cerebral nasdiferentes atividades do contexto escolar, pois possibilita que a criança atue de modo construtivono seu processo de ensino e aprendizagem. O objetivo deste estudo foi operacionalizar as etapas deconfecção de recursos da tecnologia assistiva para crianças com paralisia cerebral no contexto daEducação Infantil. Para contemplar este objetivo geral foram estabelecidos os seguintes objetivosespecífi cos: caracterizar os alunos que participaram do estudo, os seus professores e o contextoescolar que estavam inseridos. O estudo foi realizado em escolas municipais de Educação Infantil,sendo que seus participantes foram dois alunos com paralisia cerebral e seus respectivos professores. A coleta de dados ocorreu por meio da atuação colaborativa entre o terapeuta ocupacional e oprofessor e foi dividida em cinco etapas: entender a situação, gerar ideias, escolher as alternativasviáveis, representar a ideia e construir o recurso de tecnologia assistiva. Os procedimentos foramregistrados por meio de fi lmagem, diário contínuo, gravação das entrevistas e protocolo de registro, após a organização do material coletado foi realizada a triangulação dos dados e em sequência aanálise de seu conteúdo. Foi possível concluir que para a prescrição e confecção do recurso detecnologia assistiva é necessário à implementação de um programa de intervenção por meio daatuação do terapeuta ocupacional e do professor durante as atividades na sala de aula em que oaluno esta inserido. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-06-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/55642 10.11606/issn.2238-6149.v23i3p263-273 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/55642 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2238-6149.v23i3p263-273 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/55642/59102 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 23 Núm. 3 (2012); 263-273 Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 23 No. 3 (2012); 263-273 Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; v. 23 n. 3 (2012); 263-273 2238-6149 1415-9104 reponame:Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo |
collection |
Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revto@usp.br |
_version_ |
1798042670074953728 |