Burnout syndrome: an exploratory study of professors
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/104978 |
Resumo: | O estudo investigou os sinais indicativos da Síndrome de Burnout professores de ensino superior, bem como as estratégias de enfrentamento utilizadas para manter-se na atividade laboral. Participaram 49 professores. Foi aplicada a Escala de Caracterização de Burnout e um questionário para obtenção dos dados demográficos e identificação das estratégias de enfrentamento. Os dados foram analisados e apresentados em estatísticas descritas e a regressão logística foi usada para verificar a associação entre as variáveis demográficas e Burnout. Os resultados apontam que cerca de um quarto dos participantes apresentou sintomas compatíveis com a Síndrome de Burnout. A desumanização foi o item com maiorpercentual de alto nível, reportada por 30,6% dos professores. Tendo em vista o caráter multifatorial da síndrome de Burnout, é importante compreender os fatores laborais e psicossociais que podem estar associados ao adoecimento, pois isso pode contribuir para a inserção dos docentes em intervenções voltadas para o bem-estar e qualidade de vida no trabalho. |
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Burnout syndrome: an exploratory study of professorsSíndrome de Burnout em professores universitáriosEsgotamento profissional/psicologiaEsgotamento profissional/etiologiaDocentesSaúde ocupacionalEstresse psicológico/etiologiaEstresse psicológico/terapia.Burnoutprofessional/psychologyprofessional/etiologyFacultyOccupational healthStress psychological/etiologyStress psychological/therapy.O estudo investigou os sinais indicativos da Síndrome de Burnout professores de ensino superior, bem como as estratégias de enfrentamento utilizadas para manter-se na atividade laboral. Participaram 49 professores. Foi aplicada a Escala de Caracterização de Burnout e um questionário para obtenção dos dados demográficos e identificação das estratégias de enfrentamento. Os dados foram analisados e apresentados em estatísticas descritas e a regressão logística foi usada para verificar a associação entre as variáveis demográficas e Burnout. Os resultados apontam que cerca de um quarto dos participantes apresentou sintomas compatíveis com a Síndrome de Burnout. A desumanização foi o item com maiorpercentual de alto nível, reportada por 30,6% dos professores. Tendo em vista o caráter multifatorial da síndrome de Burnout, é importante compreender os fatores laborais e psicossociais que podem estar associados ao adoecimento, pois isso pode contribuir para a inserção dos docentes em intervenções voltadas para o bem-estar e qualidade de vida no trabalho.The study investigated indicative signs of Burnout Syndrome in professors, as well as the coping strategies used to remain in labor activity. Forty-nine professors participated. The Burnout Characterization Scale and a questionnaire to obtain demographic data and identification of coping strategies were applied. Data were analyzed and presented in described statistics and logistic regression was used to verify the association between demographic variables and Burnout. The results show that about a quarter of the participants presented symptoms compatible with Burnout Syndrome. The dehumanization was the item with highest percentage of high level, reported by 30.6% of professors. Given the multifactorial nature of the Burnout Syndrome, it is important to understand labor and psychosocial factors that may be associated with the illness, since this can contribute to the integration of professors in interventions aimed at the welfare and quality of life at work.Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina2016-08-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rto/article/view/10497810.11606/issn.2238-6149.v27i2p180-189Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 27 Núm. 2 (2016); 180-189Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 27 No. 2 (2016); 180-189Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; v. 27 n. 2 (2016); 180-1892238-61491415-9104reponame:Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Pauloinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/rto/article/view/104978/116562https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/104978/116561Copyright (c) 2016 Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccessMassa, Lilian Dias BernardoSilva, Talita Silvério de SouzaSá, Isabela Sebastian Vieira BarbosaBarreto, Bárbara Costa de SáAlmeida, Pedro Henrique Tavares Queiroz dePontes, Tatiana Barcelos2016-08-17T18:08:36Zoai:revistas.usp.br:article/104978Revistahttp://www.revistas.usp.br/rtoPUBhttps://www.revistas.usp.br/rto/oai||revto@usp.br2238-61491415-9104opendoar:2016-08-17T18:08:36Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo - Universidade de São Paulo (USP)false |
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O estudo investigou os sinais indicativos da Síndrome de Burnout professores de ensino superior, bem como as estratégias de enfrentamento utilizadas para manter-se na atividade laboral. Participaram 49 professores. Foi aplicada a Escala de Caracterização de Burnout e um questionário para obtenção dos dados demográficos e identificação das estratégias de enfrentamento. Os dados foram analisados e apresentados em estatísticas descritas e a regressão logística foi usada para verificar a associação entre as variáveis demográficas e Burnout. Os resultados apontam que cerca de um quarto dos participantes apresentou sintomas compatíveis com a Síndrome de Burnout. A desumanização foi o item com maiorpercentual de alto nível, reportada por 30,6% dos professores. Tendo em vista o caráter multifatorial da síndrome de Burnout, é importante compreender os fatores laborais e psicossociais que podem estar associados ao adoecimento, pois isso pode contribuir para a inserção dos docentes em intervenções voltadas para o bem-estar e qualidade de vida no trabalho. |
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