Considerações sobre o cotidiano e o habitar de crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional em abrigo
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/14137 |
Resumo: | O cotidiano e o habitar de crianças e adolescentes em acolhimento institucional em abrigo pode apresentar características de um desenraizamento étnico e ético. Assim, prover condições de vida em abrigos de forma a oferecer proteção, cuidado e oportunidades de desenvolvimento para seus moradores tem sido um desafio permanente para as políticas de cuidado substituto no Brasil. O artigo apresenta uma reflexão crítica, de caráter histórico e conceitual, na tentativa de se construir um olhar múltiplo e complexo sobre a temática. Partindo-se do princípio de que estes modos de vida são atravessados por processos históricos, sociais e políticos, o artigo apresenta uma contextualização histórica da institucionalização das crianças no Brasil, uma reflexão sobre a implementação da medida de proteção de abrigo pós-ECA e discute sobre os dilemas e desafios para o acolhimento familiar e institucional e para a escuta e a atenção às necessidades das crianças e adolescentes. Por último, apresenta uma reflexão sobre os norteadores conceituais e metodológicos a serem utilizados na produção de saberes e de tecnologias sociais, defendendo o uso dos conceitos de habitar e cotidiano que remetem à processualidade do viver no mundo e provocam a reflexão sobre a autonomia e a participação. Partindo de uma dimensão de alteridade, em que se considera a vivência e o olhar do outro, acreditamos que ações mais efetivas e produtoras de morada e habitar possam vir a acontecer nos abrigos para crianças e adolescente. |
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Considerações sobre o cotidiano e o habitar de crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional em abrigo Reflections on daily life and the habitat of children and adolescents in a shelter RefugeChildinstitutionalizedAdolescentConstitution and bylawsEthicsOccupational therapyAbrigoCriança institucionalizadaAdolescente institucionalizadoConstituição e estatutosÉticaTerapia ocupacional O cotidiano e o habitar de crianças e adolescentes em acolhimento institucional em abrigo pode apresentar características de um desenraizamento étnico e ético. Assim, prover condições de vida em abrigos de forma a oferecer proteção, cuidado e oportunidades de desenvolvimento para seus moradores tem sido um desafio permanente para as políticas de cuidado substituto no Brasil. O artigo apresenta uma reflexão crítica, de caráter histórico e conceitual, na tentativa de se construir um olhar múltiplo e complexo sobre a temática. Partindo-se do princípio de que estes modos de vida são atravessados por processos históricos, sociais e políticos, o artigo apresenta uma contextualização histórica da institucionalização das crianças no Brasil, uma reflexão sobre a implementação da medida de proteção de abrigo pós-ECA e discute sobre os dilemas e desafios para o acolhimento familiar e institucional e para a escuta e a atenção às necessidades das crianças e adolescentes. Por último, apresenta uma reflexão sobre os norteadores conceituais e metodológicos a serem utilizados na produção de saberes e de tecnologias sociais, defendendo o uso dos conceitos de habitar e cotidiano que remetem à processualidade do viver no mundo e provocam a reflexão sobre a autonomia e a participação. Partindo de uma dimensão de alteridade, em que se considera a vivência e o olhar do outro, acreditamos que ações mais efetivas e produtoras de morada e habitar possam vir a acontecer nos abrigos para crianças e adolescente. The daily life and the feeling of being home for children and adolescents in residential care in a shelter may have features of an ethnic and ethical breakdown. Thus, providing living conditions in shelters in order to provide protection, care and development opportunities for its residents has been an ongoing challenge for foster care policies in Brazil. The article presents a critical reflection, historical and conceptual, in an attempt to build a look on this multiple and complex subject. Based on the principle that these lifestyles are crossed by historical processes, social and political, the article presents a historical context of the institutionalization of children in Brazil, a reflection on the implementation of the measure of protection in post-ECA era and discusses about the dilemmas and challenges for foster family and institutional care and to the listening to the needs of children and adolescents. Finally, it presents a reflection on the conceptual and methodological framework to be used in the production of knowledge and social technologies, advocating the use of concepts of daily life and inhabiting that refer to the processuality of living in the world and provoke reflection on autonomy and participation issues. From a dimension of otherness, which considers the experience and the look of another, we believe that more effective actions could appear in shelters for children and adolescents. Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina2011-09-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rto/article/view/1413710.11606/issn.2238-6149.v22i2p191-199Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; v. 22 n. 2 (2011); 191-199Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 22 No. 2 (2011); 191-199Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 22 Núm. 2 (2011); 191-1992238-61491415-9104reponame:Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Pauloinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rto/article/view/14137/15955Copyright (c) 2011 Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLuvizaro, Nathália AzevedoGalheigo, Sandra Maria2023-08-22T23:58:17Zoai:revistas.usp.br:article/14137Revistahttp://www.revistas.usp.br/rtoPUBhttps://www.revistas.usp.br/rto/oai||revto@usp.br2238-61491415-9104opendoar:2023-08-22T23:58:17Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo - Universidade de São Paulo (USP)false |
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