Construção de um modelo teórico representativo da experiência: terapeutas ocupacionais significando o brincar nos Centros de Atenção Psicossocial Infantojuvenis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Natani Alves
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Mieto, Fernanda Stella Risseto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/204945
Resumo: A pesquisa teve como objetivo construir um modelo teórico representativo da experiência dos terapeutas ocupacionais trabalhadores dos Centros de Atenção Psicossocial Infantojuvenis (CAPSij) que identifique os significados dados ao brincar na sua prática profissional. O estudo de abordagem qualitativa utilizou como referencial metodológico a Teoria Fundamentada nos Dados. Participaram da pesquisa oito terapeutas ocupacionais de CAPSij do município de São Paulo. A análise comparativa dos dados possibilitou identificar dois fenômenos que compõem a experiência: “Tendo um saber da terapia ocupacional sobre o brincar” e “Identificando forças contrárias à sustentação do brincar”. A articulação desses fenômenos permitiu identificar a categoria central “O terapeuta ocupacional sustentando o lúdico na sua prática clínica no CAPSij”, a partir do qual se propõe um modelo teórico. Os resultados do estudo foram interpretados à luz da perspectiva winnicottiana na construção do cuidado em terapia ocupacional que concebe o brincar como elemento constitutivo da experiência de ser criança. O modelo teórico construído apresenta que o terapeuta ocupacional possui consistente conhecimento teórico e formação ético-política para produzir estratégias de sustentação do lúdico no CAPSij diante de forças hegemônicas contrárias.
id USP-43_88ddd1e32c78ffaee761e234b96d1a5b
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/204945
network_acronym_str USP-43
network_name_str Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
repository_id_str
spelling Construção de um modelo teórico representativo da experiência: terapeutas ocupacionais significando o brincar nos Centros de Atenção Psicossocial InfantojuvenisConstruction of a theoretical model representative of the experience: occupational therapists meaning play in Center of Psychosocial for Children and Adolescents InfânciaJogos e brinquedosServiços de saúde mentalTerapia ocupacionalChildhoodPlay and playthingsServices of mental healthOccupational therapyA pesquisa teve como objetivo construir um modelo teórico representativo da experiência dos terapeutas ocupacionais trabalhadores dos Centros de Atenção Psicossocial Infantojuvenis (CAPSij) que identifique os significados dados ao brincar na sua prática profissional. O estudo de abordagem qualitativa utilizou como referencial metodológico a Teoria Fundamentada nos Dados. Participaram da pesquisa oito terapeutas ocupacionais de CAPSij do município de São Paulo. A análise comparativa dos dados possibilitou identificar dois fenômenos que compõem a experiência: “Tendo um saber da terapia ocupacional sobre o brincar” e “Identificando forças contrárias à sustentação do brincar”. A articulação desses fenômenos permitiu identificar a categoria central “O terapeuta ocupacional sustentando o lúdico na sua prática clínica no CAPSij”, a partir do qual se propõe um modelo teórico. Os resultados do estudo foram interpretados à luz da perspectiva winnicottiana na construção do cuidado em terapia ocupacional que concebe o brincar como elemento constitutivo da experiência de ser criança. O modelo teórico construído apresenta que o terapeuta ocupacional possui consistente conhecimento teórico e formação ético-política para produzir estratégias de sustentação do lúdico no CAPSij diante de forças hegemônicas contrárias.The research aimed to build a theoretical model representative of the experience of occupational therapists working at Center of Psychosocial Care for Children and Adolescents that identifies the meanings given to playing in their professional practice. The qualitative approach study used Grounded Theory as a methodological framework. Eight occupational therapists from Center of Psychosocial Care for Children and Adolescents in the city of São Paulo participated in the research. The comparative analysis of the data made it possible to identify two phenomena that make up the experience: “Having an occupational therapy knowledge about playing” and “Identifying forces contrary to the support of play”. The articulation of these phenomena allowed us to identify the central category “The occupational therapist supporting the ludic in his clinical practice at Center of Psychosocial Care for Children and Adolescents”, from which a theoretical model is proposed. The results of the study were interpreted in light of the Winnicottian perspective in the construction of care in Occupational Therapy, which conceives of playing as a constitutive element of the experience of being a child. The theoretical model built shows that the occupational therapist has consistent theoretical knowledge and ethical-political training to produce strategies to support play in Center of Psychosocial Care for Children and Adolescents in the face of opposing hegemonic forces.Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina2022-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rto/article/view/20494510.11606/issn.2238-6149.v32i1-3pe204945Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 32 Núm. 1-3 (2022); e204945Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 32 No. 1-3 (2022); e204945Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; v. 32 n. 1-3 (2022); e2049452238-61491415-9104reponame:Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Pauloinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rto/article/view/204945/189918Copyright (c) 2022 Natani Alves Rodrigues, Fernanda Stella Risseto Mietohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Natani Alves Mieto, Fernanda Stella Risseto 2022-12-29T18:43:32Zoai:revistas.usp.br:article/204945Revistahttp://www.revistas.usp.br/rtoPUBhttps://www.revistas.usp.br/rto/oai||revto@usp.br2238-61491415-9104opendoar:2022-12-29T18:43:32Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Construção de um modelo teórico representativo da experiência: terapeutas ocupacionais significando o brincar nos Centros de Atenção Psicossocial Infantojuvenis
Construction of a theoretical model representative of the experience: occupational therapists meaning play in Center of Psychosocial for Children and Adolescents
title Construção de um modelo teórico representativo da experiência: terapeutas ocupacionais significando o brincar nos Centros de Atenção Psicossocial Infantojuvenis
spellingShingle Construção de um modelo teórico representativo da experiência: terapeutas ocupacionais significando o brincar nos Centros de Atenção Psicossocial Infantojuvenis
Rodrigues, Natani Alves
Infância
Jogos e brinquedos
Serviços de saúde mental
Terapia ocupacional
Childhood
Play and playthings
Services of mental health
Occupational therapy
title_short Construção de um modelo teórico representativo da experiência: terapeutas ocupacionais significando o brincar nos Centros de Atenção Psicossocial Infantojuvenis
title_full Construção de um modelo teórico representativo da experiência: terapeutas ocupacionais significando o brincar nos Centros de Atenção Psicossocial Infantojuvenis
title_fullStr Construção de um modelo teórico representativo da experiência: terapeutas ocupacionais significando o brincar nos Centros de Atenção Psicossocial Infantojuvenis
title_full_unstemmed Construção de um modelo teórico representativo da experiência: terapeutas ocupacionais significando o brincar nos Centros de Atenção Psicossocial Infantojuvenis
title_sort Construção de um modelo teórico representativo da experiência: terapeutas ocupacionais significando o brincar nos Centros de Atenção Psicossocial Infantojuvenis
author Rodrigues, Natani Alves
author_facet Rodrigues, Natani Alves
Mieto, Fernanda Stella Risseto
author_role author
author2 Mieto, Fernanda Stella Risseto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Natani Alves
Mieto, Fernanda Stella Risseto
dc.subject.por.fl_str_mv Infância
Jogos e brinquedos
Serviços de saúde mental
Terapia ocupacional
Childhood
Play and playthings
Services of mental health
Occupational therapy
topic Infância
Jogos e brinquedos
Serviços de saúde mental
Terapia ocupacional
Childhood
Play and playthings
Services of mental health
Occupational therapy
description A pesquisa teve como objetivo construir um modelo teórico representativo da experiência dos terapeutas ocupacionais trabalhadores dos Centros de Atenção Psicossocial Infantojuvenis (CAPSij) que identifique os significados dados ao brincar na sua prática profissional. O estudo de abordagem qualitativa utilizou como referencial metodológico a Teoria Fundamentada nos Dados. Participaram da pesquisa oito terapeutas ocupacionais de CAPSij do município de São Paulo. A análise comparativa dos dados possibilitou identificar dois fenômenos que compõem a experiência: “Tendo um saber da terapia ocupacional sobre o brincar” e “Identificando forças contrárias à sustentação do brincar”. A articulação desses fenômenos permitiu identificar a categoria central “O terapeuta ocupacional sustentando o lúdico na sua prática clínica no CAPSij”, a partir do qual se propõe um modelo teórico. Os resultados do estudo foram interpretados à luz da perspectiva winnicottiana na construção do cuidado em terapia ocupacional que concebe o brincar como elemento constitutivo da experiência de ser criança. O modelo teórico construído apresenta que o terapeuta ocupacional possui consistente conhecimento teórico e formação ético-política para produzir estratégias de sustentação do lúdico no CAPSij diante de forças hegemônicas contrárias.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/204945
10.11606/issn.2238-6149.v32i1-3pe204945
url https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/204945
identifier_str_mv 10.11606/issn.2238-6149.v32i1-3pe204945
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/204945/189918
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Natani Alves Rodrigues, Fernanda Stella Risseto Mieto
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Natani Alves Rodrigues, Fernanda Stella Risseto Mieto
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 32 Núm. 1-3 (2022); e204945
Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 32 No. 1-3 (2022); e204945
Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; v. 32 n. 1-3 (2022); e204945
2238-6149
1415-9104
reponame:Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
collection Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
repository.name.fl_str_mv Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||revto@usp.br
_version_ 1798042671541911552