A eficácia do Snoezelen na redução das estereotipias em adultos com deficiência intelectual: um estudo de caso da intervenção da terapia ocupacional em salas de estimulação multissensorial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Ana Sofia Pinto
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Araújo, Janine Vanessa Martins, Ferreira, Marco Paulo Vieira, Ribeiro, Jaime Emanuel Moreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/90053
Resumo: Existem escassas evidências sobre a eficácia da intervenção em salas de Snoezelen na redução de estereotipias em adultos com deficiência intelectual. Neste sentido, o presente estudo pretendeu avaliar a relação entre esta estimulação multissensorial e a redução de estereotipias em adultos com deficiência intelectual. Por meio da metodologia de estudo de caso, analisou-se o comportamento de um sujeito antes, durante e após estimulação multissensorial em salas de Snoezelen, durante dez sessões bissemanais, com a duração de 1h30. A recolha de dados foi concretizada por entrevista semiestruturada aos cuidadores formais do sujeito e da observação direta participante e não participante com registo audiovisual das sessões. Após a análise dos dados, com a utilização do software WebQDA, foi possível concluir que a estimulação multissensorial em sala de Snoezelen contribuiu para a redução das estereotipias no sujeito em estudo, durante a sua realização como imediatamente após, num contexto distinto. Outra evidência do presente estudo sugere que existe uma redução da frequência de estereotipias a médio prazo bem como o aumento da interação e comunicação do sujeito com o terapeuta.
id USP-43_9400b41e8e981cd1915c5811dc7e4a5d
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/90053
network_acronym_str USP-43
network_name_str Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
repository_id_str
spelling A eficácia do Snoezelen na redução das estereotipias em adultos com deficiência intelectual: um estudo de caso da intervenção da terapia ocupacional em salas de estimulação multissensorialThe effectiveness of Snoezelen in reducing stereotyping in adults with intellectual disabilities: a case study of occupational therapy intervention in multisensory stimulation roomsComportamento estereotipadoDeficiência intelectualTerapia ocupacional.Stereotyped behaviorIntellectual disabilityOccupational therapy.Existem escassas evidências sobre a eficácia da intervenção em salas de Snoezelen na redução de estereotipias em adultos com deficiência intelectual. Neste sentido, o presente estudo pretendeu avaliar a relação entre esta estimulação multissensorial e a redução de estereotipias em adultos com deficiência intelectual. Por meio da metodologia de estudo de caso, analisou-se o comportamento de um sujeito antes, durante e após estimulação multissensorial em salas de Snoezelen, durante dez sessões bissemanais, com a duração de 1h30. A recolha de dados foi concretizada por entrevista semiestruturada aos cuidadores formais do sujeito e da observação direta participante e não participante com registo audiovisual das sessões. Após a análise dos dados, com a utilização do software WebQDA, foi possível concluir que a estimulação multissensorial em sala de Snoezelen contribuiu para a redução das estereotipias no sujeito em estudo, durante a sua realização como imediatamente após, num contexto distinto. Outra evidência do presente estudo sugere que existe uma redução da frequência de estereotipias a médio prazo bem como o aumento da interação e comunicação do sujeito com o terapeuta.There is little evidence of the effectiveness of intervention in Snoezelen rooms in stereotyping reduction in adults with intellectual disabilities. In this direction, the present study sought to evaluate the relationship between this multisensory stimulation and stereotyping reduction in adults with intellectual disabilities. Through the case study methodology, the behavior of a subject was analyzed before, during and after the multisensory stimulation in Snoezelen rooms for ten biweekly sessions, lasting an hour and a half. Data collection was completed by semi-structured interviews with the formal caregivers of the subject and by the participant and non-participant direct observation with audiovisual recording sessions. After analyzing the data using the WebQDA software, it was concluded that the multisensory stimulation in Snoezelen rooms contributed to reduce stereotyping in the subject being studied, both during its realization and immediately after. Another evidence of this study suggests that there is a reduction in the frequency of stereotyping in the medium term as well as increased interaction and communication between the subject and therapist.Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina2015-09-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rto/article/view/9005310.11606/issn.2238-6149.v26i2p234-243Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 26 Núm. 2 (2015); 234-243Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 26 No. 2 (2015); 234-243Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; v. 26 n. 2 (2015); 234-2432238-61491415-9104reponame:Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Pauloinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/rto/article/view/90053/101729https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/90053/101771Copyright (c) 2015 Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccessLopes, Ana Sofia PintoAraújo, Janine Vanessa MartinsFerreira, Marco Paulo VieiraRibeiro, Jaime Emanuel Moreira2015-09-15T12:36:49Zoai:revistas.usp.br:article/90053Revistahttp://www.revistas.usp.br/rtoPUBhttps://www.revistas.usp.br/rto/oai||revto@usp.br2238-61491415-9104opendoar:2015-09-15T12:36:49Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A eficácia do Snoezelen na redução das estereotipias em adultos com deficiência intelectual: um estudo de caso da intervenção da terapia ocupacional em salas de estimulação multissensorial
The effectiveness of Snoezelen in reducing stereotyping in adults with intellectual disabilities: a case study of occupational therapy intervention in multisensory stimulation rooms
title A eficácia do Snoezelen na redução das estereotipias em adultos com deficiência intelectual: um estudo de caso da intervenção da terapia ocupacional em salas de estimulação multissensorial
spellingShingle A eficácia do Snoezelen na redução das estereotipias em adultos com deficiência intelectual: um estudo de caso da intervenção da terapia ocupacional em salas de estimulação multissensorial
Lopes, Ana Sofia Pinto
Comportamento estereotipado
Deficiência intelectual
Terapia ocupacional.
Stereotyped behavior
Intellectual disability
Occupational therapy.
title_short A eficácia do Snoezelen na redução das estereotipias em adultos com deficiência intelectual: um estudo de caso da intervenção da terapia ocupacional em salas de estimulação multissensorial
title_full A eficácia do Snoezelen na redução das estereotipias em adultos com deficiência intelectual: um estudo de caso da intervenção da terapia ocupacional em salas de estimulação multissensorial
title_fullStr A eficácia do Snoezelen na redução das estereotipias em adultos com deficiência intelectual: um estudo de caso da intervenção da terapia ocupacional em salas de estimulação multissensorial
title_full_unstemmed A eficácia do Snoezelen na redução das estereotipias em adultos com deficiência intelectual: um estudo de caso da intervenção da terapia ocupacional em salas de estimulação multissensorial
title_sort A eficácia do Snoezelen na redução das estereotipias em adultos com deficiência intelectual: um estudo de caso da intervenção da terapia ocupacional em salas de estimulação multissensorial
author Lopes, Ana Sofia Pinto
author_facet Lopes, Ana Sofia Pinto
Araújo, Janine Vanessa Martins
Ferreira, Marco Paulo Vieira
Ribeiro, Jaime Emanuel Moreira
author_role author
author2 Araújo, Janine Vanessa Martins
Ferreira, Marco Paulo Vieira
Ribeiro, Jaime Emanuel Moreira
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Ana Sofia Pinto
Araújo, Janine Vanessa Martins
Ferreira, Marco Paulo Vieira
Ribeiro, Jaime Emanuel Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento estereotipado
Deficiência intelectual
Terapia ocupacional.
Stereotyped behavior
Intellectual disability
Occupational therapy.
topic Comportamento estereotipado
Deficiência intelectual
Terapia ocupacional.
Stereotyped behavior
Intellectual disability
Occupational therapy.
description Existem escassas evidências sobre a eficácia da intervenção em salas de Snoezelen na redução de estereotipias em adultos com deficiência intelectual. Neste sentido, o presente estudo pretendeu avaliar a relação entre esta estimulação multissensorial e a redução de estereotipias em adultos com deficiência intelectual. Por meio da metodologia de estudo de caso, analisou-se o comportamento de um sujeito antes, durante e após estimulação multissensorial em salas de Snoezelen, durante dez sessões bissemanais, com a duração de 1h30. A recolha de dados foi concretizada por entrevista semiestruturada aos cuidadores formais do sujeito e da observação direta participante e não participante com registo audiovisual das sessões. Após a análise dos dados, com a utilização do software WebQDA, foi possível concluir que a estimulação multissensorial em sala de Snoezelen contribuiu para a redução das estereotipias no sujeito em estudo, durante a sua realização como imediatamente após, num contexto distinto. Outra evidência do presente estudo sugere que existe uma redução da frequência de estereotipias a médio prazo bem como o aumento da interação e comunicação do sujeito com o terapeuta.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/90053
10.11606/issn.2238-6149.v26i2p234-243
url https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/90053
identifier_str_mv 10.11606/issn.2238-6149.v26i2p234-243
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/90053/101729
https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/90053/101771
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 26 Núm. 2 (2015); 234-243
Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 26 No. 2 (2015); 234-243
Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; v. 26 n. 2 (2015); 234-243
2238-6149
1415-9104
reponame:Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
collection Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
repository.name.fl_str_mv Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||revto@usp.br
_version_ 1798042668508381184