Processamento sensorial e oportunidades para o desenvolvimento de bebês
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/171791 |
Resumo: | O objetivo foi caracterizar o processamento sensorial e as oportunidades ambientais de bebês. A pesquisa foi submetida à avaliação para o Comitê de Ética, tendo parecer favorável. A coleta de dados foi realizada durante visitas domiciliares e participaram da pesquisa 21 bebês e seus responsáveis. Foi utilizado o Perfil Sensorial 2 do Bebê e da Criança Pequena para avaliar o processamento sensorial e o Affordances in the home environment for motor development para avaliar as oportunidades ambientais. Após a análise dos instrumentos, os dados foram compilados no programa Microsoft Excel© e posteriormente foi realizada a análise descritiva. Os resultados evidenciaram que, mesmo avaliando bebês sem diagnóstico que interferisse no desenvolvimento infantil, em alguns casos, apresentaram alterações no processamento sensorial. Em relação às oportunidades ambientais, foram encontradas residências com a classificação “fraca” e “muito fraca”. Foi concluído que há a necessidade do monitoramento do desenvolvimento de bebês pela Atenção Primária em Saúde, mesmo sem o indicativo de atraso no desenvolviment. |
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Processamento sensorial e oportunidades para o desenvolvimento de bebêsSensory processing and environmental oppotunities for babies developmentChild developmentSensation disordersPrimary health careOccupational therapyDesenvolvimento infantilProcessamento sensorialAtenção primária à saúdeTerapia ocupacionalTranstornos das sensaçõesO objetivo foi caracterizar o processamento sensorial e as oportunidades ambientais de bebês. A pesquisa foi submetida à avaliação para o Comitê de Ética, tendo parecer favorável. A coleta de dados foi realizada durante visitas domiciliares e participaram da pesquisa 21 bebês e seus responsáveis. Foi utilizado o Perfil Sensorial 2 do Bebê e da Criança Pequena para avaliar o processamento sensorial e o Affordances in the home environment for motor development para avaliar as oportunidades ambientais. Após a análise dos instrumentos, os dados foram compilados no programa Microsoft Excel© e posteriormente foi realizada a análise descritiva. Os resultados evidenciaram que, mesmo avaliando bebês sem diagnóstico que interferisse no desenvolvimento infantil, em alguns casos, apresentaram alterações no processamento sensorial. Em relação às oportunidades ambientais, foram encontradas residências com a classificação “fraca” e “muito fraca”. Foi concluído que há a necessidade do monitoramento do desenvolvimento de bebês pela Atenção Primária em Saúde, mesmo sem o indicativo de atraso no desenvolviment. The aim of the study was to characterize the sensory processing and environmental opportunities of babies. The research was submitted to evaluation by the Ethics Committee, having a favorable opinion. Data collection was performed during home visits and 21 babies and their guardians participated in the research. The Baby and Toddler Sensory Profile 2 was used to assess sensory processing and Affordances in the home environment for motor development to assess environmental opportunities. After the analysis of the instruments, the data were compiled in the Microsoft Excel© program and later a descriptive analysis was performed. The results showed that, even evaluating babies without a diagnosis that interfered with child development, in some cases, presented altered sensory processing. Regarding environmental opportunities, residences with the classification “weak” and “very weak” were found. It was concluded that there is a need for monitoring on the development of babies by Primary Health Care, even without the indication of developmental delay.Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina2020-05-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rto/article/view/17179110.11606/issn.2238-6149.v31i1-3p9-16Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 31 Núm. 1-3 (2020); 9-16Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 31 No. 1-3 (2020); 9-16Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; v. 31 n. 1-3 (2020); 9-162238-61491415-9104reponame:Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Pauloinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rto/article/view/171791/171558Copyright (c) 2020 Luana Borges Britto, Danielle dos Santos Cutrim Garros, Aila Narene Dahwache Criado Rocha, Camila Boarini dos Santoshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBritto, Luana BorgesSantos, Camila Boarini dos Garros, Danielle dos Santos Cutrim Rocha, Aila Narene Dahwache Criado 2021-05-21T12:01:29Zoai:revistas.usp.br:article/171791Revistahttp://www.revistas.usp.br/rtoPUBhttps://www.revistas.usp.br/rto/oai||revto@usp.br2238-61491415-9104opendoar:2021-05-21T12:01:29Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo - Universidade de São Paulo (USP)false |
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