Indicação e implementação de dispositivos de tecnologia assistiva a partir do uso do modelo teórico “Matching Person Technology (MPT)”
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/135204 |
Resumo: | No Brasil, estudos evidenciaram lacunas nas fundamentações teóricas e nos instrumentos avaliativos específicos de tecnologia assistiva (TA). Objetivo: Indicar e implementar TA a partir do modelo Matching Person Technology e identificar os fatores que favorecem ou limitam este processo. Método: Trata-se de um estudo de quatro casos múltiplos descritivos de natureza qualitativa. Foi utilizado, a Avaliação da Predisposição ao Uso do Dispositivo de Tecnologia Assistiva e roteiro de observação. Os dados quantitativos foram analisados pela somatória dos escores, expressos em frequências e os qualitativos pela análise de conteúdo de Bardin. Resultados: Foram elaborados 1 caderno de comunicação alternativa (CA), 2 pranchas de CA, 1 pulseira de peso e 1 software para comunicação. Em 90% dos participantes a linguagem foi mencionada como limitação, em 100% foi identificado fatores psicossociais positivos para o uso da TA e 90% tiveram altas expectativas em relação ao uso de TA. A observação mostrou fatores favoráveis (participação ativa nas escolhas, facilidade de uso, apoio da família) ou limitadores ao uso do dispositivo (frustração, dificuldade dos pais em aceitarem as escolhas e restrição social). Discussão e Conclusão: O modelo e a avaliação utilizados contribuíram para a escolha do dispositivo e no processo de implementação de TA. |
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Indicação e implementação de dispositivos de tecnologia assistiva a partir do uso do modelo teórico “Matching Person Technology (MPT)”Indication and implementation of technology devices assistive from the use of the theoretical model “Matching Person Technology (MPT)”Self-help deviceOutcome and process assessment (Health care)RehabilitationDisabled personsOccupational therapyAssistive TechnologyTecnologia assistivaPessoas com deficiênciaTerapia OcupacionalEquipamentos de auto-ajudaAvaliação de processos e resultados (Cuidados de saúde)ReabilitaçãoNo Brasil, estudos evidenciaram lacunas nas fundamentações teóricas e nos instrumentos avaliativos específicos de tecnologia assistiva (TA). Objetivo: Indicar e implementar TA a partir do modelo Matching Person Technology e identificar os fatores que favorecem ou limitam este processo. Método: Trata-se de um estudo de quatro casos múltiplos descritivos de natureza qualitativa. Foi utilizado, a Avaliação da Predisposição ao Uso do Dispositivo de Tecnologia Assistiva e roteiro de observação. Os dados quantitativos foram analisados pela somatória dos escores, expressos em frequências e os qualitativos pela análise de conteúdo de Bardin. Resultados: Foram elaborados 1 caderno de comunicação alternativa (CA), 2 pranchas de CA, 1 pulseira de peso e 1 software para comunicação. Em 90% dos participantes a linguagem foi mencionada como limitação, em 100% foi identificado fatores psicossociais positivos para o uso da TA e 90% tiveram altas expectativas em relação ao uso de TA. A observação mostrou fatores favoráveis (participação ativa nas escolhas, facilidade de uso, apoio da família) ou limitadores ao uso do dispositivo (frustração, dificuldade dos pais em aceitarem as escolhas e restrição social). Discussão e Conclusão: O modelo e a avaliação utilizados contribuíram para a escolha do dispositivo e no processo de implementação de TA.In Brazil, studies have revealed gaps in theoretical foundations and in the specific assessment instruments of the area of Assistive Technology (AT). Objective: Indicate and implement AT from the Matching Person Technology model and identify the factors that favored or limited this process. Method: It is a study of four cases with descriptive qualitative nature. We used the Assistive Technology Device Predisposition Assessment and observation script. The quantitative data were analyzed by the sum of the scores, expressed in frequencies and the qualitative ones by the Bardin content analysis. Results: 1 notebook of alternative communication (AC), 2 boards of AC, 1 bracelet of weight and 1 software for communication were elaborated. In 90% of the participants, the language was mentioned as a limitation, 100% identified more positive factors for the use of AT and 90% had high expectations regarding the use of AT Observation showed favorable factors (active participation in the choices, ease of use, family support) or limiting the use of the device (frustration, parents’ difficulty in accepting the choices and social restriction). Discussion and Conclusion: The model and the evaluation used contributed to the choice of the device and in the implementation process of AT.Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina2018-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rto/article/view/13520410.11606/issn.2238-6149.v29i2p155-163Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 29 Núm. 2 (2018); 155-163Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 29 No. 2 (2018); 155-163Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; v. 29 n. 2 (2018); 155-1632238-61491415-9104reponame:Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Pauloinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rto/article/view/135204/150552Copyright (c) 2018 Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccessCunegundes, Micaele SouzaAlves, Ana Cristina de Jesus2019-03-21T19:59:59Zoai:revistas.usp.br:article/135204Revistahttp://www.revistas.usp.br/rtoPUBhttps://www.revistas.usp.br/rto/oai||revto@usp.br2238-61491415-9104opendoar:2019-03-21T19:59:59Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo - Universidade de São Paulo (USP)false |
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