Reflexões sobre a atenção às crianças com deficiência na atenção
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/74413 |
Resumo: | Dado o crescente número de pessoas com defi ciência no Brasil, é imperativo o acesso dessa população ao SUS e à Atenção Primária à Saúde (APS). O estudo avaliou por meio de pesquisa ação o acompanhamento de grupo de crianças com defi ciência em uma UBS do Município de São Paulo pela Terapia Ocupacional, que utilizou a atividade lúdica como recurso para intervenção. Coleta de dados: levantamento bibliográfico; observação participante; construção/aplicação de protocolo de avaliação qualitativo do desenvolvimento infantil; realização de entrevistas com os pais. Análise: cruzamento dos dados na composição uma crônica narrativa descritiva analisada à luz do referencial teórico adotado. Resultados: Foram selecionados 53 documentos nas diferentes bases de dados e Ministério da Saúde; houve criação de redes de suporte entre pais; melhora do desenvolvimento neuropsicomotor; maior circulação de crianças com defi ciência na UBS, refl exão dos profi ssionais sobre o acesso desta população à APS. Conclusão: é possível construir ações de reabilitação que superem o modelo biomédico na APS, não sem difi culdades e desafi os, pois há muito que se desconstruir em relação à tradição de serviços especiais para pessoas com defi ciência. |
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Reflexões sobre a atenção às crianças com deficiência na atençãoReflections about attention to children with disabilities on the brazilian primary health carePrimary Health CareChildren with disabilitiesAtenção Primária à Saúdecrianças com deficiênciasaúde da criançabrinquedos e brincadeirasgrupos de estimulação do desenvolvimentoDado o crescente número de pessoas com defi ciência no Brasil, é imperativo o acesso dessa população ao SUS e à Atenção Primária à Saúde (APS). O estudo avaliou por meio de pesquisa ação o acompanhamento de grupo de crianças com defi ciência em uma UBS do Município de São Paulo pela Terapia Ocupacional, que utilizou a atividade lúdica como recurso para intervenção. Coleta de dados: levantamento bibliográfico; observação participante; construção/aplicação de protocolo de avaliação qualitativo do desenvolvimento infantil; realização de entrevistas com os pais. Análise: cruzamento dos dados na composição uma crônica narrativa descritiva analisada à luz do referencial teórico adotado. Resultados: Foram selecionados 53 documentos nas diferentes bases de dados e Ministério da Saúde; houve criação de redes de suporte entre pais; melhora do desenvolvimento neuropsicomotor; maior circulação de crianças com defi ciência na UBS, refl exão dos profi ssionais sobre o acesso desta população à APS. Conclusão: é possível construir ações de reabilitação que superem o modelo biomédico na APS, não sem difi culdades e desafi os, pois há muito que se desconstruir em relação à tradição de serviços especiais para pessoas com defi ciência. Due to the people with disabilities growing number in Brazil, it is imperative to ensure the access to the Public Primary Health Care (PHC). This study, through research based on action, aimed to monitor and evaluate the development of a group of children with disabilities in a Basic Health Unit (BHU) in São Paulo, Brazil, in one year period. The project was coordinated by an Occupational Therapist. Data collection: bibliographical survey; participative observation; construction / application of a qualitative protocol to assess the children development; interviews with parents. By crossing data into a chronic descriptive narrative composition, they were analyzed using a specifi c theoretical approach. Results: 53 papers were selected in different databases; results show the built of support networks between parents; children developmental improvements; greater movement of such users in BHU; professional refl ection about the access of this population to PHC. Conclusion: It is possible to draw and execute rehabilitation actions which can go beyond the biomedical model in PHC. However, diffi culties and challenges will probably appear, due to the fact that there are deconstructions to be done regarding the tradition of special services for people with disabilities. Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina2014-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rto/article/view/7441310.11606/issn.2238-6149.v25i3p233-241Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 25 Núm. 3 (2014); 233-241Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 25 No. 3 (2014); 233-241Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; v. 25 n. 3 (2014); 233-2412238-61491415-9104reponame:Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Pauloinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rto/article/view/74413/91968Copyright (c) 2014 Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccessSchaik, Evelien Emmy vanSouza, Camila Cristina Bortolozzo Ximenes deRocha, Eucenir Fredini2015-02-02T11:24:15Zoai:revistas.usp.br:article/74413Revistahttp://www.revistas.usp.br/rtoPUBhttps://www.revistas.usp.br/rto/oai||revto@usp.br2238-61491415-9104opendoar:2015-02-02T11:24:15Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo - Universidade de São Paulo (USP)false |
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