Reflexões sobre a atenção às crianças com deficiência na atenção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schaik, Evelien Emmy van
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Souza, Camila Cristina Bortolozzo Ximenes de, Rocha, Eucenir Fredini
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/74413
Resumo: Dado o crescente número de pessoas com defi ciência no Brasil, é imperativo o acesso dessa população ao SUS e à Atenção Primária à Saúde (APS). O estudo avaliou por meio de pesquisa ação o acompanhamento de grupo de crianças com defi ciência em uma UBS do Município de São Paulo pela Terapia Ocupacional, que utilizou a atividade lúdica como recurso para intervenção. Coleta de dados: levantamento bibliográfico; observação participante; construção/aplicação de protocolo de avaliação qualitativo do desenvolvimento infantil; realização de entrevistas com os pais. Análise: cruzamento dos dados na composição uma crônica narrativa descritiva analisada à luz do referencial teórico adotado. Resultados: Foram selecionados 53 documentos nas diferentes bases de dados e Ministério da Saúde; houve criação de redes de suporte entre pais; melhora do desenvolvimento neuropsicomotor; maior circulação de crianças com defi ciência na UBS, refl exão dos profi ssionais sobre o acesso desta população à APS. Conclusão: é possível construir ações de reabilitação que superem o modelo biomédico na APS, não sem difi culdades e desafi os, pois há muito que se desconstruir em relação à tradição de serviços especiais para pessoas com defi ciência.
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