Há uma zona de conforto ideal para escrever na lousa que previna a dor em ombro de professores?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sanchez, Carolina Mouco Viana
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Casarotto, Raquel Aparecida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/81165
Resumo: As doenças do ombro estão fortemente relacionadas aos afastamentos de trabalho e os professores estão incluídos entre os profi ssionais que apresentam sobrecarga nesta articulação pelas posturas de trabalho. Os objetivos deste estudo foram identifi car prevalências de queixas musculoesqueléticas dentre estes profissionais e estabelecer uma zona de conforto para escrita na lousa. A avaliação das queixas foi realizada através do Questionário Nórdico de Sintomas Osteomusculares e Mapade Desconforto Postural em 82 professores do Ensino Básico, Fundamental e Médio. A zona de conforto foi avaliada através de estudo psicofísico utilizando as Escalas Visual Analógica e de Borg. Os resultados mostraram que coluna lombar, pernas e ombro direito apresentaram maiores índices de queixas de dor musculoesquelética e que alturas na faixa de 20 cm acima da altura do ombro a 20 cm abaixo não tiveram relação causa-efeito com o nível de desconforto para escrever na lousa (p<.05). Concluiu-seque professores podem apresentar sobrecarga postural no ombrodependendo da altura em que escrevem na lousa. 
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