Reflexões sobre as possíveis contribuições da terapia ocupacional nos processos de inclusão escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/13919 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é apresentar e problematizar as possibilidades das ações da Terapia Ocupacional no processo de inserção de crianças com deficiências na rede regular de ensino, a partir de um posicionamento epistemológico e ético diante dos conceitos que permeiam os discursos e as práticas atuais da Inclusão Escolar. As autoras discutem, primeiramente, os conceitos de integração, de inclusão e de exclusão e suas relações com as práxis de inserção escolar e, em seguida, são apresentadas reflexões sobre as necessidades das escolas, a partir da inclusão de crianças com deficiências. Finalmente, são descritas as possíveis contribuições da Terapia Ocupacional nesse espaço, bem como a discussão de suas possibilidades. |
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Reflexões sobre as possíveis contribuições da terapia ocupacional nos processos de inclusão escolar Considerations about the possible contributions of occupational therapy in the school inclusion process Terapia ocupacional^i1^stendêncPessoas deficientes^i1^sreabilitaCrianças portadoras de deficiência^i1^sreabilitaOccupational therapy^i2^streDisabled persons^i2^srehabilitatDisabled children^i2^srehabilitat O objetivo deste artigo é apresentar e problematizar as possibilidades das ações da Terapia Ocupacional no processo de inserção de crianças com deficiências na rede regular de ensino, a partir de um posicionamento epistemológico e ético diante dos conceitos que permeiam os discursos e as práticas atuais da Inclusão Escolar. As autoras discutem, primeiramente, os conceitos de integração, de inclusão e de exclusão e suas relações com as práxis de inserção escolar e, em seguida, são apresentadas reflexões sobre as necessidades das escolas, a partir da inclusão de crianças com deficiências. Finalmente, são descritas as possíveis contribuições da Terapia Ocupacional nesse espaço, bem como a discussão de suas possibilidades. The pourpose of this article is to present and to argue about the possibilities of the Occupational Therapy actions inside the inserction process of handicapped children in regular school, starting from an epistemological and ethical position about the concepts that interpose the real speaches and practices of school inclusion. First of all, the authors argue about integration, inclusion and exclusion concepts, and their relationship with the praxis of school inserction, and then, they present some reflections about the schools necessities in front of inclusion of handicapped children. Finaly, they describe the possible Occupational Therapy contributions in this field of knowledge, as well as the argument of those possibilities. Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina2003-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rto/article/view/1391910.11606/issn.2238-6149.v14i2p72-78Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 14 Núm. 2 (2003); 72-78Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 14 No. 2 (2003); 72-78Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; v. 14 n. 2 (2003); 72-782238-61491415-9104reponame:Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Pauloinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rto/article/view/13919/15737Rocha, Eucenir FrediniLuiz, AngélicaZulian, Maria Aparecida Ramirezinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-04T12:10:46Zoai:revistas.usp.br:article/13919Revistahttp://www.revistas.usp.br/rtoPUBhttps://www.revistas.usp.br/rto/oai||revto@usp.br2238-61491415-9104opendoar:2016-03-04T12:10:46Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo - Universidade de São Paulo (USP)false |
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