Influência de procedimentos educativos sobre os conceitos de berçários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Dayanne Sato
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Vitta, Alberto, Penitente, Luciana Aparecida de Araújo, Vitta, Fabiana Cristina Frigieri
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/61795
Resumo: A dualidade cuidado x educação é aspecto a ser considerado na rotina das instituições de educação infantil que possuem berçário e os conceitos dos profissionais que nele atuam interferem nas práticas desenvolvidas, sendo necessário maior preocupação com a formação continuada. O objetivo foi verifi car os efeitos de procedimentos educativos sobre conceitos relativos às funções e benefícios do berçário para a criança, junto a profissionais que atuam em instituição de educação infantil. Participaram professores e auxiliares de desenvolvimento de berçários municipais de Marília, entrevistados em quatro momentos – inicial, depois de cada um dos dois procedimentos educativos e seis meses após a intervenção. Essa consistiu em uma oficina de educação, uma vez por semana por um mês e práticas supervisionadas realizadas na rotina do berçário no total de 15 horas. Ambas focaram as atividades e seus benefícios para o desenvolvimento da criança. Verifi cou-se que os conhecimentos das educadoras decorriam do senso comum e que a oficina de educação proporcionou mudança nos seus níveis de informação, reforçada pela supervisão prática. A análise indica que a formação inicial e continuada das profi ssionais precisa contemplar aspectos específi cos do desenvolvimento infantil para que concepções mais adequadas sejam construídas.
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