Função-historiador: o projeto Grupo Atlas como modelo contemporâneo de autoria artística
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ARS (São Paulo. Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/177322 |
Resumo: | O artigo apresenta o conceito “função-historiador” como modelo possível de autoria de uma arte da memória. Elaborado por meio de uma modulação da função-artista, de Peter Osborne, e da análise do projeto Grupo Atlas, prática artística de Walid Raad sobre as guerras civis libanesas, o termo é desenvolvido como contraposição ao modelo crítico de artista-testemunha, predominantemente utilizado nas mediações de práticas artísticas sobre conflitos políticos recentes. O enfrentamento entre essas propostas se faz a partir do distanciamento entre o sujeito-artista e uma posição de autoria artística. Essa separação permite investigar outros formatos de apresentação do artista como parte de sua produção e verificar novas abordagens dos vínculos autobiográficos e identitários nas produções artísticas contemporâneas. |
id |
USP-45_05aa3f6965f7429216b976d5f37ae552 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/177322 |
network_acronym_str |
USP-45 |
network_name_str |
ARS (São Paulo. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Função-historiador: o projeto Grupo Atlas como modelo contemporâneo de autoria artísticaFunción-historiador: el proyecto Grupo Atlas cómo modelo contemporáneo de autoría artísticaFunction-Historian: The atlas group project as contemporary model of artistic authorshipArte contemporáneoModelos de autoríaMemoria y HistoriaConflictos políticosWalid RaadArte contemporâneaModelos de autoriaMemória e históriaConflitos políticosWalid RaadContemporary artAutorship ModelsMemory and HistoryPolitical ConflictsWalid RaadO artigo apresenta o conceito “função-historiador” como modelo possível de autoria de uma arte da memória. Elaborado por meio de uma modulação da função-artista, de Peter Osborne, e da análise do projeto Grupo Atlas, prática artística de Walid Raad sobre as guerras civis libanesas, o termo é desenvolvido como contraposição ao modelo crítico de artista-testemunha, predominantemente utilizado nas mediações de práticas artísticas sobre conflitos políticos recentes. O enfrentamento entre essas propostas se faz a partir do distanciamento entre o sujeito-artista e uma posição de autoria artística. Essa separação permite investigar outros formatos de apresentação do artista como parte de sua produção e verificar novas abordagens dos vínculos autobiográficos e identitários nas produções artísticas contemporâneas.Este artículo presenta el concepto función-historiador como modelo de autoría de un arte de la memoria. Este concepto, elaborado a partir de la modulación de la función-artista, de Peter Osborne, y del análisis del proyecto Grupo Atlas, práctica artística de Walid Raad sobre las guerras civiles libanesas, se presenta como contrapunto al modelo crítico de artista-testigo, predominantemente utilizado en la mediación de prácticas artísticas en conflictos políticos actuales. El confronto entre estas propuestas se realiza desde la distancia entre el sujeto-artista y una postura de autoría artística. Esa separación nos permite analizar otros formatos de presentación del artista como parte de su producción, así como verificar nuevos acercamientos a los lazos autobiográficos e identitarios en las producciones artísticas contemporâneas.This paper presents the concept of function-historian as a possible model for authorship of an art of memory. Elaborated based on a modulation of Peter Osborne’s artistfunction and the analysis of The Atlas Group project, Walid Raad’s artistic practice on the Lebanese civil wars, the term is developed as a counter position to the critical model of artist-as-witness, predominantly used in the mediations of artistic practices on recent political conflicts. The confrontation between these two proposals is based on the distance between the subject-artist and a position of artistic authorship. This separation allows the investigation of other formats of presentation of the artist as part of his production and to verify new approaches to autobiographical and identity bonds in contemporary artistic productions.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2021-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/17732210.11606/issn.2178-0447.ars.2021.177322ARS (São Paulo); v. 19 n. 41 (2021); 213-264ARS; Vol. 19 Núm. 41 (2021); 213-264ARS; Vol. 19 No. 41 (2021); 213-2642178-04471678-5320reponame:ARS (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/177322/171420Copyright (c) 2021 Vivian Braga dos Santoshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Vivian Braga dos2021-11-26T10:02:58Zoai:revistas.usp.br:article/177322Revistahttp://www.scielo.br/arsPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ars@usp.br2178-04471678-5320opendoar:2021-11-26T10:02:58ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Função-historiador: o projeto Grupo Atlas como modelo contemporâneo de autoria artística Función-historiador: el proyecto Grupo Atlas cómo modelo contemporáneo de autoría artística Function-Historian: The atlas group project as contemporary model of artistic authorship |
title |
Função-historiador: o projeto Grupo Atlas como modelo contemporâneo de autoria artística |
spellingShingle |
Função-historiador: o projeto Grupo Atlas como modelo contemporâneo de autoria artística Santos, Vivian Braga dos Arte contemporáneo Modelos de autoría Memoria y Historia Conflictos políticos Walid Raad Arte contemporânea Modelos de autoria Memória e história Conflitos políticos Walid Raad Contemporary art Autorship Models Memory and History Political Conflicts Walid Raad |
title_short |
Função-historiador: o projeto Grupo Atlas como modelo contemporâneo de autoria artística |
title_full |
Função-historiador: o projeto Grupo Atlas como modelo contemporâneo de autoria artística |
title_fullStr |
Função-historiador: o projeto Grupo Atlas como modelo contemporâneo de autoria artística |
title_full_unstemmed |
Função-historiador: o projeto Grupo Atlas como modelo contemporâneo de autoria artística |
title_sort |
Função-historiador: o projeto Grupo Atlas como modelo contemporâneo de autoria artística |
author |
Santos, Vivian Braga dos |
author_facet |
Santos, Vivian Braga dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Vivian Braga dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arte contemporáneo Modelos de autoría Memoria y Historia Conflictos políticos Walid Raad Arte contemporânea Modelos de autoria Memória e história Conflitos políticos Walid Raad Contemporary art Autorship Models Memory and History Political Conflicts Walid Raad |
topic |
Arte contemporáneo Modelos de autoría Memoria y Historia Conflictos políticos Walid Raad Arte contemporânea Modelos de autoria Memória e história Conflitos políticos Walid Raad Contemporary art Autorship Models Memory and History Political Conflicts Walid Raad |
description |
O artigo apresenta o conceito “função-historiador” como modelo possível de autoria de uma arte da memória. Elaborado por meio de uma modulação da função-artista, de Peter Osborne, e da análise do projeto Grupo Atlas, prática artística de Walid Raad sobre as guerras civis libanesas, o termo é desenvolvido como contraposição ao modelo crítico de artista-testemunha, predominantemente utilizado nas mediações de práticas artísticas sobre conflitos políticos recentes. O enfrentamento entre essas propostas se faz a partir do distanciamento entre o sujeito-artista e uma posição de autoria artística. Essa separação permite investigar outros formatos de apresentação do artista como parte de sua produção e verificar novas abordagens dos vínculos autobiográficos e identitários nas produções artísticas contemporâneas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/177322 10.11606/issn.2178-0447.ars.2021.177322 |
url |
https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/177322 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2178-0447.ars.2021.177322 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/177322/171420 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Vivian Braga dos Santos http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Vivian Braga dos Santos http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
ARS (São Paulo); v. 19 n. 41 (2021); 213-264 ARS; Vol. 19 Núm. 41 (2021); 213-264 ARS; Vol. 19 No. 41 (2021); 213-264 2178-0447 1678-5320 reponame:ARS (São Paulo. Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
ARS (São Paulo. Online) |
collection |
ARS (São Paulo. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||ars@usp.br |
_version_ |
1797688293535514624 |