Origens das formas budistas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chamas, Fernando Carlos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ARS (São Paulo. Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/105526
Resumo: As características de uma imagem de Buda são o resultado do processo milenar que uniu três fatores: as mitologias orientais mais antigas que o budismo, sua capacidade de se adequar às crenças locais e as suas próprias reinterpretações. Após o surgimento das primeiras estátuas que representavam o Buda histórico, o ideal de beleza para um ser que alcançou a Iluminação baseou-se nas antigas “ciências” orientais, predominantemente mentais e de energias sutis. Enquanto a estética ocidental discutia as idealizações da arte com racionalidade, ignorando um oriente “pagão e supersticioso”, as imagens budistas personificavam estados mentais que o ocidente só cogitaria na sua modernidade. A arte budista transmite o legado ancestral e imutável de chaves místicas da consciência e do equilíbrio..
id USP-45_102127da40e032f691e1da2787ed6a0f
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/105526
network_acronym_str USP-45
network_name_str ARS (São Paulo. Online)
repository_id_str
spelling Origens das formas budistasOrigins of Buddhist formsBudasmitologiaOrienteartesbeleza.BuddhasmythologyEastartsbeauty.As características de uma imagem de Buda são o resultado do processo milenar que uniu três fatores: as mitologias orientais mais antigas que o budismo, sua capacidade de se adequar às crenças locais e as suas próprias reinterpretações. Após o surgimento das primeiras estátuas que representavam o Buda histórico, o ideal de beleza para um ser que alcançou a Iluminação baseou-se nas antigas “ciências” orientais, predominantemente mentais e de energias sutis. Enquanto a estética ocidental discutia as idealizações da arte com racionalidade, ignorando um oriente “pagão e supersticioso”, as imagens budistas personificavam estados mentais que o ocidente só cogitaria na sua modernidade. A arte budista transmite o legado ancestral e imutável de chaves místicas da consciência e do equilíbrio..The features of a Buddha’s image are the result of very ancient process that united three factors: the Eastern mythologies which are older that than Buddhism, its ability of adapting itself to local beliefs and its re-interpretations. After the emergence of the first statues representing the historical Buddha, the ideal of beauty concerning a being who attained the enlightenment was based on the ancient oriental “sciences”, predominantly mental and marked by subtle energies. While the Western Aesthetics was arguing about idealization in art through its rationality, disregarding a “pagan and superstitious East”, the Buddhist images were embodying mental states that the West only would regard in its modernity. Buddhist art conveys the ancestral and immutable legacy of mystical keys of consciousness and equilibrium.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2015-06-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/10552610.11606/issn.2178-0447.ars.2015.105526ARS (São Paulo); v. 13 n. 25 (2015); 105-113ARS; Vol. 13 Núm. 25 (2015); 105-113ARS; Vol. 13 No. 25 (2015); 105-1132178-04471678-5320reponame:ARS (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/105526/104184Copyright (c) 2015 Fernando Carlos Chamasinfo:eu-repo/semantics/openAccessChamas, Fernando Carlos2016-01-14T11:07:53Zoai:revistas.usp.br:article/105526Revistahttp://www.scielo.br/arsPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ars@usp.br2178-04471678-5320opendoar:2016-01-14T11:07:53ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Origens das formas budistas
Origins of Buddhist forms
title Origens das formas budistas
spellingShingle Origens das formas budistas
Chamas, Fernando Carlos
Budas
mitologia
Oriente
artes
beleza.
Buddhas
mythology
East
arts
beauty.
title_short Origens das formas budistas
title_full Origens das formas budistas
title_fullStr Origens das formas budistas
title_full_unstemmed Origens das formas budistas
title_sort Origens das formas budistas
author Chamas, Fernando Carlos
author_facet Chamas, Fernando Carlos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Chamas, Fernando Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Budas
mitologia
Oriente
artes
beleza.
Buddhas
mythology
East
arts
beauty.
topic Budas
mitologia
Oriente
artes
beleza.
Buddhas
mythology
East
arts
beauty.
description As características de uma imagem de Buda são o resultado do processo milenar que uniu três fatores: as mitologias orientais mais antigas que o budismo, sua capacidade de se adequar às crenças locais e as suas próprias reinterpretações. Após o surgimento das primeiras estátuas que representavam o Buda histórico, o ideal de beleza para um ser que alcançou a Iluminação baseou-se nas antigas “ciências” orientais, predominantemente mentais e de energias sutis. Enquanto a estética ocidental discutia as idealizações da arte com racionalidade, ignorando um oriente “pagão e supersticioso”, as imagens budistas personificavam estados mentais que o ocidente só cogitaria na sua modernidade. A arte budista transmite o legado ancestral e imutável de chaves místicas da consciência e do equilíbrio..
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/105526
10.11606/issn.2178-0447.ars.2015.105526
url https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/105526
identifier_str_mv 10.11606/issn.2178-0447.ars.2015.105526
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/105526/104184
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Fernando Carlos Chamas
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Fernando Carlos Chamas
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv ARS (São Paulo); v. 13 n. 25 (2015); 105-113
ARS; Vol. 13 Núm. 25 (2015); 105-113
ARS; Vol. 13 No. 25 (2015); 105-113
2178-0447
1678-5320
reponame:ARS (São Paulo. Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str ARS (São Paulo. Online)
collection ARS (São Paulo. Online)
repository.name.fl_str_mv ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||ars@usp.br
_version_ 1797688292237377536