Origens das formas budistas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ARS (São Paulo. Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/105526 |
Resumo: | As características de uma imagem de Buda são o resultado do processo milenar que uniu três fatores: as mitologias orientais mais antigas que o budismo, sua capacidade de se adequar às crenças locais e as suas próprias reinterpretações. Após o surgimento das primeiras estátuas que representavam o Buda histórico, o ideal de beleza para um ser que alcançou a Iluminação baseou-se nas antigas “ciências” orientais, predominantemente mentais e de energias sutis. Enquanto a estética ocidental discutia as idealizações da arte com racionalidade, ignorando um oriente “pagão e supersticioso”, as imagens budistas personificavam estados mentais que o ocidente só cogitaria na sua modernidade. A arte budista transmite o legado ancestral e imutável de chaves místicas da consciência e do equilíbrio.. |
id |
USP-45_102127da40e032f691e1da2787ed6a0f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/105526 |
network_acronym_str |
USP-45 |
network_name_str |
ARS (São Paulo. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Origens das formas budistasOrigins of Buddhist formsBudasmitologiaOrienteartesbeleza.BuddhasmythologyEastartsbeauty.As características de uma imagem de Buda são o resultado do processo milenar que uniu três fatores: as mitologias orientais mais antigas que o budismo, sua capacidade de se adequar às crenças locais e as suas próprias reinterpretações. Após o surgimento das primeiras estátuas que representavam o Buda histórico, o ideal de beleza para um ser que alcançou a Iluminação baseou-se nas antigas “ciências” orientais, predominantemente mentais e de energias sutis. Enquanto a estética ocidental discutia as idealizações da arte com racionalidade, ignorando um oriente “pagão e supersticioso”, as imagens budistas personificavam estados mentais que o ocidente só cogitaria na sua modernidade. A arte budista transmite o legado ancestral e imutável de chaves místicas da consciência e do equilíbrio..The features of a Buddha’s image are the result of very ancient process that united three factors: the Eastern mythologies which are older that than Buddhism, its ability of adapting itself to local beliefs and its re-interpretations. After the emergence of the first statues representing the historical Buddha, the ideal of beauty concerning a being who attained the enlightenment was based on the ancient oriental “sciences”, predominantly mental and marked by subtle energies. While the Western Aesthetics was arguing about idealization in art through its rationality, disregarding a “pagan and superstitious East”, the Buddhist images were embodying mental states that the West only would regard in its modernity. Buddhist art conveys the ancestral and immutable legacy of mystical keys of consciousness and equilibrium.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2015-06-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/10552610.11606/issn.2178-0447.ars.2015.105526ARS (São Paulo); v. 13 n. 25 (2015); 105-113ARS; Vol. 13 Núm. 25 (2015); 105-113ARS; Vol. 13 No. 25 (2015); 105-1132178-04471678-5320reponame:ARS (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/105526/104184Copyright (c) 2015 Fernando Carlos Chamasinfo:eu-repo/semantics/openAccessChamas, Fernando Carlos2016-01-14T11:07:53Zoai:revistas.usp.br:article/105526Revistahttp://www.scielo.br/arsPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ars@usp.br2178-04471678-5320opendoar:2016-01-14T11:07:53ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Origens das formas budistas Origins of Buddhist forms |
title |
Origens das formas budistas |
spellingShingle |
Origens das formas budistas Chamas, Fernando Carlos Budas mitologia Oriente artes beleza. Buddhas mythology East arts beauty. |
title_short |
Origens das formas budistas |
title_full |
Origens das formas budistas |
title_fullStr |
Origens das formas budistas |
title_full_unstemmed |
Origens das formas budistas |
title_sort |
Origens das formas budistas |
author |
Chamas, Fernando Carlos |
author_facet |
Chamas, Fernando Carlos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chamas, Fernando Carlos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Budas mitologia Oriente artes beleza. Buddhas mythology East arts beauty. |
topic |
Budas mitologia Oriente artes beleza. Buddhas mythology East arts beauty. |
description |
As características de uma imagem de Buda são o resultado do processo milenar que uniu três fatores: as mitologias orientais mais antigas que o budismo, sua capacidade de se adequar às crenças locais e as suas próprias reinterpretações. Após o surgimento das primeiras estátuas que representavam o Buda histórico, o ideal de beleza para um ser que alcançou a Iluminação baseou-se nas antigas “ciências” orientais, predominantemente mentais e de energias sutis. Enquanto a estética ocidental discutia as idealizações da arte com racionalidade, ignorando um oriente “pagão e supersticioso”, as imagens budistas personificavam estados mentais que o ocidente só cogitaria na sua modernidade. A arte budista transmite o legado ancestral e imutável de chaves místicas da consciência e do equilíbrio.. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-06-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/105526 10.11606/issn.2178-0447.ars.2015.105526 |
url |
https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/105526 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2178-0447.ars.2015.105526 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/105526/104184 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Fernando Carlos Chamas info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Fernando Carlos Chamas |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
ARS (São Paulo); v. 13 n. 25 (2015); 105-113 ARS; Vol. 13 Núm. 25 (2015); 105-113 ARS; Vol. 13 No. 25 (2015); 105-113 2178-0447 1678-5320 reponame:ARS (São Paulo. Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
ARS (São Paulo. Online) |
collection |
ARS (São Paulo. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||ars@usp.br |
_version_ |
1797688292237377536 |