Desaparecimento no Mar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Rodrigo Freitas
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ARS (São Paulo. Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/121135
Resumo: O presente texto investiga a relação entre tempo e imagem a partir de alguns trabalhos da artista inglesa Tacita Dean. Sabemos que a imagem, com seu ritmo intermitente de desaparecimentos e sobrevivências nos apresenta um presente mantido em suspensão e povoado de múltiplos passados. Entretanto, o que se vislumbra é uma projeção sobre as lacunas e os restos da história, ou seja, é sob o signo da ausência que a imagem se funda. Consciente disso, Dean investiga a nossa cultura da obsolescência explorando temas como as ruínas arquitetônicas, os resquícios do passado e da história e também a própria memória. Ao fazer uso de tecnologias obsoletas em seu processo de trabalho, a artista indaga sobre a natureza da imagem e sua relação intrínseca com o tempo.
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spelling Desaparecimento no MarDisappearance at the sea: image and time in Tacita Dean's workTacita Deantimeimage.Tacita DeantempoimagemO presente texto investiga a relação entre tempo e imagem a partir de alguns trabalhos da artista inglesa Tacita Dean. Sabemos que a imagem, com seu ritmo intermitente de desaparecimentos e sobrevivências nos apresenta um presente mantido em suspensão e povoado de múltiplos passados. Entretanto, o que se vislumbra é uma projeção sobre as lacunas e os restos da história, ou seja, é sob o signo da ausência que a imagem se funda. Consciente disso, Dean investiga a nossa cultura da obsolescência explorando temas como as ruínas arquitetônicas, os resquícios do passado e da história e também a própria memória. Ao fazer uso de tecnologias obsoletas em seu processo de trabalho, a artista indaga sobre a natureza da imagem e sua relação intrínseca com o tempo.This article investigates the relation between time and image based on some works of Tacita Dean. When the artist recovers the tragic story of the English navigator Donald Crowhurst, who tried to go around the world and became entangled in his own narrative, she points out the intermittency of the image, whose temporality is marked by disappearances and returns. Dean's photographs and videos present us with a present that has been kept in suspension and populated by multiple pasts. However, what is glimpsed are the projections about the gaps and the remains of history, noting that the image itself is founded under the sign of absence. From this premise, Dean investigates our culture of obsolescence exploring themes such as architectural ruins, remnants of the past and history and memory itself. By making use of obsolete technologies in her work process, the artist inquiries about the nature of image itself and its intrinsic relationship with time.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2016-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/12113510.11606/issn.2178-0447.ars.2016.121135ARS (São Paulo); v. 14 n. 28 (2016); 29-51ARS; Vol. 14 Núm. 28 (2016); 29-51ARS; Vol. 14 No. 28 (2016); 29-512178-04471678-5320reponame:ARS (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/121135/122163Copyright (c) 2016 Rodrigo Freitas Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Rodrigo Freitas2017-01-24T11:19:09Zoai:revistas.usp.br:article/121135Revistahttp://www.scielo.br/arsPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ars@usp.br2178-04471678-5320opendoar:2017-01-24T11:19:09ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
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