O visível do invisível: data art e visualização de dados
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ARS (São Paulo. Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/152451 |
Resumo: | A relação entre nossos sentidos perceptivos e os métodos técnicos de amostragem da realidade material em códigos digitais nos permite acessar em tempo real seus dados constitutivos. Devemos aprender a ver o mundo, pois o mundo é o que vemos; mas qual visão temos dele por meio dos dados? Percebemos que, na formação da imagem, o difuso é a transição para o visível, que ostenta o futuro da imagem, renovando-a no tempo real da transmissão. Artistas que lidam com dados utilizam diversos métodos para capturar, processar e representar a realidade, agora abstraída em instruções binárias, acionadas por algoritmos que objetivam cada vez mais mediar nossa experiência sensível com a realidade. |
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O visível do invisível: data art e visualização de dadosThe visible of the invisible: data art and data visualizationdatadata artistdata visualizationdesigndadosdata artistvisualização de dadosdesignA relação entre nossos sentidos perceptivos e os métodos técnicos de amostragem da realidade material em códigos digitais nos permite acessar em tempo real seus dados constitutivos. Devemos aprender a ver o mundo, pois o mundo é o que vemos; mas qual visão temos dele por meio dos dados? Percebemos que, na formação da imagem, o difuso é a transição para o visível, que ostenta o futuro da imagem, renovando-a no tempo real da transmissão. Artistas que lidam com dados utilizam diversos métodos para capturar, processar e representar a realidade, agora abstraída em instruções binárias, acionadas por algoritmos que objetivam cada vez mais mediar nossa experiência sensível com a realidade. The relation between our perceptual senses and the technical methods of sampling material reality in digital codes allows us to access their constituent data in real time. We must learn to see the world, for the world is what we see, but what is our view of the world through data? We perceive that, in the formation of the image during its time of appearance, the diffuse is the transition to the visible, which bears the future of the image, renewing it in the real time of transmission. Artists dealing with data use a variety of methods to capture, process, and represent reality, now abstracted into binary, algorithm- driven instructions that increasingly seek to mediate our sensitive experience with reality. Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2019-05-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/15245110.11606/issn.2178-0447.ars.2019.152451ARS (São Paulo); v. 17 n. 35 (2019): Dossiê Membranas: intersecções entre arte, ciência e tecnologia; 203 - 214ARS; Vol. 17 Núm. 35 (2019): Dossiê Membranas: intersecções entre arte, ciência e tecnologia; 203 - 214ARS; Vol. 17 No. 35 (2019): Dossiê Membranas: intersecções entre arte, ciência e tecnologia; 203 - 2142178-04471678-5320reponame:ARS (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/152451/153220Copyright (c) 2019 Suzete Venturelli, Marcilon Almeida de Meloinfo:eu-repo/semantics/openAccessVenturelli, SuzeteMelo, Marcilon Almeida de2019-06-04T17:50:21Zoai:revistas.usp.br:article/152451Revistahttp://www.scielo.br/arsPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ars@usp.br2178-04471678-5320opendoar:2019-06-04T17:50:21ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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