Vocês não reconhecerão mais os frutos pelos seus gostos: Arthur Omar e seu cinema dos anos 1970 e 1980
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ARS (São Paulo. Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/168248 |
Resumo: | Este artigo examina parte da produção teórica e artística que Arthur Omar realiza nas décadas de 1970 e 1980. A partir de comentários gerais sobre a obra do cineasta, o texto localiza sua filmografia no cenário da produção moderna brasileira e discute sua teoria do “antidocumentário”, verificando, inclusive, as afinidades dessa abordagem com o “cinema de poesia”, de Pier Paolo Pasolini. Por fim, analisa Música Barroca Mineira, curta-metragem de 1981 que aborda aquilo que Omar chama de “civilização barroca” e mostra como um filme poderia assimilar à sua própria tessitura as características de seu objeto. |
id |
USP-45_17dadb824b104c2c44d94e16b3ddd507 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/168248 |
network_acronym_str |
USP-45 |
network_name_str |
ARS (São Paulo. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Vocês não reconhecerão mais os frutos pelos seus gostos: Arthur Omar e seu cinema dos anos 1970 e 1980You won’t recognise the fruits for their taste: Arthur Omar and his films in the 1970s and 1980sUstedes no reconocerán los frutos por su gusto: Arthur Omar y sus películas en los años 1970s y 1980sArthur Omaranti-documentaryPier Paolo PasoliniMúsica Barroca MineiraArthur OmarantidocumentalPier Paolo PasoliniMúsca Barroca MineiraArthur OmarantidocumentárioPier Paolo PasoliniMúsica Barroca MineiraEste artigo examina parte da produção teórica e artística que Arthur Omar realiza nas décadas de 1970 e 1980. A partir de comentários gerais sobre a obra do cineasta, o texto localiza sua filmografia no cenário da produção moderna brasileira e discute sua teoria do “antidocumentário”, verificando, inclusive, as afinidades dessa abordagem com o “cinema de poesia”, de Pier Paolo Pasolini. Por fim, analisa Música Barroca Mineira, curta-metragem de 1981 que aborda aquilo que Omar chama de “civilização barroca” e mostra como um filme poderia assimilar à sua própria tessitura as características de seu objeto.This article examines part of the theoretical and artistic production that Arthur Omar created during the 1970s and 1980s. Beginning with general comments on his work, this texts locates his filmography in the Brazilian modern production scene and discusses his theory of “anti-documentary”, also verifying the affinities between this approach and the notion of “cinema of poetry”, by Pier Paolo Pasolini. At the end, it analyses Música Barroca Mineira, short movie from 1981, which adresses what Omar has called “baroque civilization” and demonstrates how a movie could incorporate in its own tessitura the characteristics of its object.Este artículo examina parte de la producción teórica y artística que Arthur Omar realizó en los años 1970 y 1980. A partir de los comentarios generales acerca de su obra, el texto localiza su filmografía en la cena de la producción moderna brasileña y discute su teoría del “antidocumental”, verificando también las afinidades de ese enfoque com el “cine de poesía”, de Pier Paolo Pasolini. Finalmente, analiza Música Barroca Mineira, cortometraje de 1981 que trata de lo que Omar ha llamado “civilización barroca” e presenta cómo una película podría asimilar a su propia tesitura las características de su objeto.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2020-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/16824810.11606/issn.2178-0447.ars.2020.168248ARS (São Paulo); v. 18 n. 38 (2020); 43 - 77ARS; Vol. 18 Núm. 38 (2020); 43 - 77ARS; Vol. 18 No. 38 (2020); 43 - 772178-04471678-5320reponame:ARS (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/168248/160467Copyright (c) 2020 Natalia Belasalma de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Natalia Belasalma de2020-05-21T12:12:41Zoai:revistas.usp.br:article/168248Revistahttp://www.scielo.br/arsPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ars@usp.br2178-04471678-5320opendoar:2020-05-21T12:12:41ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Vocês não reconhecerão mais os frutos pelos seus gostos: Arthur Omar e seu cinema dos anos 1970 e 1980 You won’t recognise the fruits for their taste: Arthur Omar and his films in the 1970s and 1980s Ustedes no reconocerán los frutos por su gusto: Arthur Omar y sus películas en los años 1970s y 1980s |
title |
Vocês não reconhecerão mais os frutos pelos seus gostos: Arthur Omar e seu cinema dos anos 1970 e 1980 |
spellingShingle |
Vocês não reconhecerão mais os frutos pelos seus gostos: Arthur Omar e seu cinema dos anos 1970 e 1980 Oliveira, Natalia Belasalma de Arthur Omar anti-documentary Pier Paolo Pasolini Música Barroca Mineira Arthur Omar antidocumental Pier Paolo Pasolini Músca Barroca Mineira Arthur Omar antidocumentário Pier Paolo Pasolini Música Barroca Mineira |
title_short |
Vocês não reconhecerão mais os frutos pelos seus gostos: Arthur Omar e seu cinema dos anos 1970 e 1980 |
title_full |
Vocês não reconhecerão mais os frutos pelos seus gostos: Arthur Omar e seu cinema dos anos 1970 e 1980 |
title_fullStr |
Vocês não reconhecerão mais os frutos pelos seus gostos: Arthur Omar e seu cinema dos anos 1970 e 1980 |
title_full_unstemmed |
Vocês não reconhecerão mais os frutos pelos seus gostos: Arthur Omar e seu cinema dos anos 1970 e 1980 |
title_sort |
Vocês não reconhecerão mais os frutos pelos seus gostos: Arthur Omar e seu cinema dos anos 1970 e 1980 |
author |
Oliveira, Natalia Belasalma de |
author_facet |
Oliveira, Natalia Belasalma de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Natalia Belasalma de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arthur Omar anti-documentary Pier Paolo Pasolini Música Barroca Mineira Arthur Omar antidocumental Pier Paolo Pasolini Músca Barroca Mineira Arthur Omar antidocumentário Pier Paolo Pasolini Música Barroca Mineira |
topic |
Arthur Omar anti-documentary Pier Paolo Pasolini Música Barroca Mineira Arthur Omar antidocumental Pier Paolo Pasolini Músca Barroca Mineira Arthur Omar antidocumentário Pier Paolo Pasolini Música Barroca Mineira |
description |
Este artigo examina parte da produção teórica e artística que Arthur Omar realiza nas décadas de 1970 e 1980. A partir de comentários gerais sobre a obra do cineasta, o texto localiza sua filmografia no cenário da produção moderna brasileira e discute sua teoria do “antidocumentário”, verificando, inclusive, as afinidades dessa abordagem com o “cinema de poesia”, de Pier Paolo Pasolini. Por fim, analisa Música Barroca Mineira, curta-metragem de 1981 que aborda aquilo que Omar chama de “civilização barroca” e mostra como um filme poderia assimilar à sua própria tessitura as características de seu objeto. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/168248 10.11606/issn.2178-0447.ars.2020.168248 |
url |
https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/168248 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2178-0447.ars.2020.168248 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/168248/160467 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Natalia Belasalma de Oliveira info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Natalia Belasalma de Oliveira |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
ARS (São Paulo); v. 18 n. 38 (2020); 43 - 77 ARS; Vol. 18 Núm. 38 (2020); 43 - 77 ARS; Vol. 18 No. 38 (2020); 43 - 77 2178-0447 1678-5320 reponame:ARS (São Paulo. Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
ARS (São Paulo. Online) |
collection |
ARS (São Paulo. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||ars@usp.br |
_version_ |
1797688293168513024 |