Vocês não reconhecerão mais os frutos pelos seus gostos: Arthur Omar e seu cinema dos anos 1970 e 1980

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Natalia Belasalma de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ARS (São Paulo. Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/168248
Resumo: Este artigo examina parte da produção teórica e artística que Arthur Omar realiza nas décadas de 1970 e 1980. A partir de comentários gerais sobre a obra do cineasta, o texto localiza sua filmografia no cenário da produção moderna brasileira e discute sua teoria do “antidocumentário”, verificando, inclusive, as afinidades dessa abordagem com o “cinema de poesia”, de Pier Paolo Pasolini. Por fim, analisa Música Barroca Mineira, curta-metragem de 1981 que aborda aquilo que Omar chama de “civilização barroca” e mostra como um filme poderia assimilar à sua própria tessitura as características de seu objeto.
id USP-45_17dadb824b104c2c44d94e16b3ddd507
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/168248
network_acronym_str USP-45
network_name_str ARS (São Paulo. Online)
repository_id_str
spelling Vocês não reconhecerão mais os frutos pelos seus gostos: Arthur Omar e seu cinema dos anos 1970 e 1980You won’t recognise the fruits for their taste: Arthur Omar and his films in the 1970s and 1980sUstedes no reconocerán los frutos por su gusto: Arthur Omar y sus películas en los años 1970s y 1980sArthur Omaranti-documentaryPier Paolo PasoliniMúsica Barroca MineiraArthur OmarantidocumentalPier Paolo PasoliniMúsca Barroca MineiraArthur OmarantidocumentárioPier Paolo PasoliniMúsica Barroca MineiraEste artigo examina parte da produção teórica e artística que Arthur Omar realiza nas décadas de 1970 e 1980. A partir de comentários gerais sobre a obra do cineasta, o texto localiza sua filmografia no cenário da produção moderna brasileira e discute sua teoria do “antidocumentário”, verificando, inclusive, as afinidades dessa abordagem com o “cinema de poesia”, de Pier Paolo Pasolini. Por fim, analisa Música Barroca Mineira, curta-metragem de 1981 que aborda aquilo que Omar chama de “civilização barroca” e mostra como um filme poderia assimilar à sua própria tessitura as características de seu objeto.This article examines part of the theoretical and artistic production that Arthur Omar created during the 1970s and 1980s. Beginning with general comments on his work, this texts locates his filmography in the Brazilian modern production scene and discusses his theory of “anti-documentary”, also verifying the affinities between this approach and the notion of “cinema of poetry”, by Pier Paolo Pasolini. At the end, it analyses Música Barroca Mineira, short movie from 1981, which adresses what Omar has called “baroque civilization” and demonstrates how a movie could incorporate in its own tessitura the characteristics of its object.Este artículo examina parte de la producción teórica y artística que Arthur Omar realizó en los años 1970 y 1980. A partir de los comentarios generales acerca de su obra, el texto localiza su filmografía en la cena de la producción moderna brasileña y discute su teoría del “antidocumental”, verificando también las afinidades de ese enfoque com el “cine de poesía”, de Pier Paolo Pasolini. Finalmente, analiza Música Barroca Mineira, cortometraje de 1981 que trata de lo que Omar ha llamado “civilización barroca” e presenta cómo una película podría asimilar a su propia tesitura las características de su objeto.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2020-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/16824810.11606/issn.2178-0447.ars.2020.168248ARS (São Paulo); v. 18 n. 38 (2020); 43 - 77ARS; Vol. 18 Núm. 38 (2020); 43 - 77ARS; Vol. 18 No. 38 (2020); 43 - 772178-04471678-5320reponame:ARS (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/168248/160467Copyright (c) 2020 Natalia Belasalma de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Natalia Belasalma de2020-05-21T12:12:41Zoai:revistas.usp.br:article/168248Revistahttp://www.scielo.br/arsPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ars@usp.br2178-04471678-5320opendoar:2020-05-21T12:12:41ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Vocês não reconhecerão mais os frutos pelos seus gostos: Arthur Omar e seu cinema dos anos 1970 e 1980
You won’t recognise the fruits for their taste: Arthur Omar and his films in the 1970s and 1980s
Ustedes no reconocerán los frutos por su gusto: Arthur Omar y sus películas en los años 1970s y 1980s
title Vocês não reconhecerão mais os frutos pelos seus gostos: Arthur Omar e seu cinema dos anos 1970 e 1980
spellingShingle Vocês não reconhecerão mais os frutos pelos seus gostos: Arthur Omar e seu cinema dos anos 1970 e 1980
Oliveira, Natalia Belasalma de
Arthur Omar
anti-documentary
Pier Paolo Pasolini
Música Barroca Mineira
Arthur Omar
antidocumental
Pier Paolo Pasolini
Músca Barroca Mineira
Arthur Omar
antidocumentário
Pier Paolo Pasolini
Música Barroca Mineira
title_short Vocês não reconhecerão mais os frutos pelos seus gostos: Arthur Omar e seu cinema dos anos 1970 e 1980
title_full Vocês não reconhecerão mais os frutos pelos seus gostos: Arthur Omar e seu cinema dos anos 1970 e 1980
title_fullStr Vocês não reconhecerão mais os frutos pelos seus gostos: Arthur Omar e seu cinema dos anos 1970 e 1980
title_full_unstemmed Vocês não reconhecerão mais os frutos pelos seus gostos: Arthur Omar e seu cinema dos anos 1970 e 1980
title_sort Vocês não reconhecerão mais os frutos pelos seus gostos: Arthur Omar e seu cinema dos anos 1970 e 1980
author Oliveira, Natalia Belasalma de
author_facet Oliveira, Natalia Belasalma de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Natalia Belasalma de
dc.subject.por.fl_str_mv Arthur Omar
anti-documentary
Pier Paolo Pasolini
Música Barroca Mineira
Arthur Omar
antidocumental
Pier Paolo Pasolini
Músca Barroca Mineira
Arthur Omar
antidocumentário
Pier Paolo Pasolini
Música Barroca Mineira
topic Arthur Omar
anti-documentary
Pier Paolo Pasolini
Música Barroca Mineira
Arthur Omar
antidocumental
Pier Paolo Pasolini
Músca Barroca Mineira
Arthur Omar
antidocumentário
Pier Paolo Pasolini
Música Barroca Mineira
description Este artigo examina parte da produção teórica e artística que Arthur Omar realiza nas décadas de 1970 e 1980. A partir de comentários gerais sobre a obra do cineasta, o texto localiza sua filmografia no cenário da produção moderna brasileira e discute sua teoria do “antidocumentário”, verificando, inclusive, as afinidades dessa abordagem com o “cinema de poesia”, de Pier Paolo Pasolini. Por fim, analisa Música Barroca Mineira, curta-metragem de 1981 que aborda aquilo que Omar chama de “civilização barroca” e mostra como um filme poderia assimilar à sua própria tessitura as características de seu objeto.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/168248
10.11606/issn.2178-0447.ars.2020.168248
url https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/168248
identifier_str_mv 10.11606/issn.2178-0447.ars.2020.168248
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/168248/160467
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Natalia Belasalma de Oliveira
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Natalia Belasalma de Oliveira
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv ARS (São Paulo); v. 18 n. 38 (2020); 43 - 77
ARS; Vol. 18 Núm. 38 (2020); 43 - 77
ARS; Vol. 18 No. 38 (2020); 43 - 77
2178-0447
1678-5320
reponame:ARS (São Paulo. Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str ARS (São Paulo. Online)
collection ARS (São Paulo. Online)
repository.name.fl_str_mv ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||ars@usp.br
_version_ 1797688293168513024