Visadas cubistas: Carl Einstein, Daniel-Henry Kahnweiler e Vincenc Kramář

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: O'Neill, Elena
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ARS (São Paulo. Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/138527
Resumo: Três textos centrais sobre Cubismo escritos nas primeiras décadas do século XX se distinguem pelo esforço de acompanhar de modo original as descobertas e formulações de Picasso, Braque, Léger e Juan Gris. Seus autores, Carl Einstein, Daniel-Henry Kahnweiler e Vincenc Kramář, fizeram leituras criativas do cubismo e defenderam a busca dos pintores por estabelecer novas compreensões do espaço baseadas na experiência vivenciada. Eles descartaram a concepção metafísica do espaço enquanto medida de valor espiritual, se esforçaram por evitar descrições baseadas em sentimentos e entenderam a experiência da arte a partir da interpenetração de elementos físicos e psíquicos. Apresentamos aqui algumas características desses três textos.
id USP-45_20b4077646759b3008e3cb473b9d2d10
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/138527
network_acronym_str USP-45
network_name_str ARS (São Paulo. Online)
repository_id_str
spelling Visadas cubistas: Carl Einstein, Daniel-Henry Kahnweiler e Vincenc KramářTackling Cubism: Carl Einstein, Daniel-Henry Kahnweiler and Vincenc Kramářcubismoformavisãoteoria da artecubismformvisionart theoryTrês textos centrais sobre Cubismo escritos nas primeiras décadas do século XX se distinguem pelo esforço de acompanhar de modo original as descobertas e formulações de Picasso, Braque, Léger e Juan Gris. Seus autores, Carl Einstein, Daniel-Henry Kahnweiler e Vincenc Kramář, fizeram leituras criativas do cubismo e defenderam a busca dos pintores por estabelecer novas compreensões do espaço baseadas na experiência vivenciada. Eles descartaram a concepção metafísica do espaço enquanto medida de valor espiritual, se esforçaram por evitar descrições baseadas em sentimentos e entenderam a experiência da arte a partir da interpenetração de elementos físicos e psíquicos. Apresentamos aqui algumas características desses três textos.Three central texts on Cubism written in the first decades of the 20th century distinguish themselves by the effort of following the discoveries and formulations of Picasso, Braque, Leger and Juan Gris in an original way. The authors, Carl Einstein, Daniel-Henry Kahnweiler and Vincenc Kramář, made creative readings of Cubism and defended the painters’ quest for establishing new understandings of space based on experience. They discarded the metaphysical conception of space as an indication of spiritual value, strove to avoid descriptions based on feelings, understood the experience of art from the interpenetration of physical and psychic elements. Here are some characteristics of these three texts.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2017-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/13852710.11606/issn.2178-0447.ars.2017.138527ARS (São Paulo); v. 15 n. 31 (2017); 85-102ARS; Vol. 15 Núm. 31 (2017); 85-102ARS; Vol. 15 No. 31 (2017); 85-1022178-04471678-5320reponame:ARS (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/138527/136665Copyright (c) 2017 Elena O'Neillinfo:eu-repo/semantics/openAccessO'Neill, Elena2017-12-21T21:50:30Zoai:revistas.usp.br:article/138527Revistahttp://www.scielo.br/arsPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ars@usp.br2178-04471678-5320opendoar:2017-12-21T21:50:30ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Visadas cubistas: Carl Einstein, Daniel-Henry Kahnweiler e Vincenc Kramář
Tackling Cubism: Carl Einstein, Daniel-Henry Kahnweiler and Vincenc Kramář
title Visadas cubistas: Carl Einstein, Daniel-Henry Kahnweiler e Vincenc Kramář
spellingShingle Visadas cubistas: Carl Einstein, Daniel-Henry Kahnweiler e Vincenc Kramář
O'Neill, Elena
cubismo
forma
visão
teoria da arte
cubism
form
vision
art theory
title_short Visadas cubistas: Carl Einstein, Daniel-Henry Kahnweiler e Vincenc Kramář
title_full Visadas cubistas: Carl Einstein, Daniel-Henry Kahnweiler e Vincenc Kramář
title_fullStr Visadas cubistas: Carl Einstein, Daniel-Henry Kahnweiler e Vincenc Kramář
title_full_unstemmed Visadas cubistas: Carl Einstein, Daniel-Henry Kahnweiler e Vincenc Kramář
title_sort Visadas cubistas: Carl Einstein, Daniel-Henry Kahnweiler e Vincenc Kramář
author O'Neill, Elena
author_facet O'Neill, Elena
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv O'Neill, Elena
dc.subject.por.fl_str_mv cubismo
forma
visão
teoria da arte
cubism
form
vision
art theory
topic cubismo
forma
visão
teoria da arte
cubism
form
vision
art theory
description Três textos centrais sobre Cubismo escritos nas primeiras décadas do século XX se distinguem pelo esforço de acompanhar de modo original as descobertas e formulações de Picasso, Braque, Léger e Juan Gris. Seus autores, Carl Einstein, Daniel-Henry Kahnweiler e Vincenc Kramář, fizeram leituras criativas do cubismo e defenderam a busca dos pintores por estabelecer novas compreensões do espaço baseadas na experiência vivenciada. Eles descartaram a concepção metafísica do espaço enquanto medida de valor espiritual, se esforçaram por evitar descrições baseadas em sentimentos e entenderam a experiência da arte a partir da interpenetração de elementos físicos e psíquicos. Apresentamos aqui algumas características desses três textos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/138527
10.11606/issn.2178-0447.ars.2017.138527
url https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/138527
identifier_str_mv 10.11606/issn.2178-0447.ars.2017.138527
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/138527/136665
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Elena O'Neill
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Elena O'Neill
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv ARS (São Paulo); v. 15 n. 31 (2017); 85-102
ARS; Vol. 15 Núm. 31 (2017); 85-102
ARS; Vol. 15 No. 31 (2017); 85-102
2178-0447
1678-5320
reponame:ARS (São Paulo. Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str ARS (São Paulo. Online)
collection ARS (São Paulo. Online)
repository.name.fl_str_mv ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||ars@usp.br
_version_ 1797688292688265216