A dobra schumanniana: transitividade e intermeios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zani, Amilcar
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Zani, Heloisa, Oliveira, Branca de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ARS (São Paulo. Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/96739
Resumo: A dobra schumanniana é um concerto-instalação que consiste em performances videográfica e pianística desenvolvidas em ambiente especialmente produzido para tal finalidade. A composição videográfica é projetada simultaneamente tanto nas paredes do ambiente quanto em tela especial, envolvendo completamente um palco central, circular e elevado, onde está localizado um piano. Através de processamento digital em tempo real, as imagens da performance pianística são mescladas à projeção mapeada de um vídeo pré-editado. Este composto videográfico não só busca traduzir a consonância da multiplicidade que atravessa a obra schumanniana com o paradigma estético processual que caracteriza o mundo contemporâneo, como também alia a expressão artística da performance pianística e da videoinstalação à prática da pesquisa organizada e do estudo crítico continuamente renovado, ressaltando a atualidade das proposições arquitetadas pelos gênios da cultura, Robert e Clara Schumann, e Johannes Brahms. Desse modo, o foco de a dobra schumanniana corrobora a coetaneidade de obras poéticas distantes no tempo.
id USP-45_21575ccb4b71f5d9a69b49420c50477d
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/96739
network_acronym_str USP-45
network_name_str ARS (São Paulo. Online)
repository_id_str
spelling A dobra schumanniana: transitividade e intermeiosThe schumannian warp: transitivity and intermediumart-researchinterdisciplinaritymultiplicitymusic/videointeractivity.arte-pesquisainterdisciplinaridademultiplicidademúsica/vídeointeratividade.A dobra schumanniana é um concerto-instalação que consiste em performances videográfica e pianística desenvolvidas em ambiente especialmente produzido para tal finalidade. A composição videográfica é projetada simultaneamente tanto nas paredes do ambiente quanto em tela especial, envolvendo completamente um palco central, circular e elevado, onde está localizado um piano. Através de processamento digital em tempo real, as imagens da performance pianística são mescladas à projeção mapeada de um vídeo pré-editado. Este composto videográfico não só busca traduzir a consonância da multiplicidade que atravessa a obra schumanniana com o paradigma estético processual que caracteriza o mundo contemporâneo, como também alia a expressão artística da performance pianística e da videoinstalação à prática da pesquisa organizada e do estudo crítico continuamente renovado, ressaltando a atualidade das proposições arquitetadas pelos gênios da cultura, Robert e Clara Schumann, e Johannes Brahms. Desse modo, o foco de a dobra schumanniana corrobora a coetaneidade de obras poéticas distantes no tempo.The schumannian warp is a concert-installation consisting of video and piano performances on a specific environment. The video compositions are simultaneously projected on the sidewalls, as well on a special screen, which involves a circular stage where the piano is placed. Through digital processing in real time, the images of the musical performance are merged to a pre-edited video mapped projection. Not only to render the consonance of multiplicities of Schumann’s work with the procedural esthetic paradigm that characterizes the contemporary world, this video composite combines the artistic expression of piano and video performances with the practice of organized research and critic studies continuously renewed, enhancing the contemporaneity of propositions created by the culture geniuses Robert and Clara Schumann, and Johannes Brahms. Thereby, the schumannian warp confirms the modernity of poetic works distant in time.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2014-12-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/9673910.11606/issn.2178-0447.ars.2014.96739ARS (São Paulo); v. 12 n. 24 (2014); 71-80ARS; Vol. 12 Núm. 24 (2014); 71-80ARS; Vol. 12 No. 24 (2014); 71-802178-04471678-5320reponame:ARS (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/96739/95912Copyright (c) 2014 Amilcar Zani, Heloisa Zani, Branca de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessZani, AmilcarZani, HeloisaOliveira, Branca de2016-01-14T11:07:54Zoai:revistas.usp.br:article/96739Revistahttp://www.scielo.br/arsPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ars@usp.br2178-04471678-5320opendoar:2016-01-14T11:07:54ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A dobra schumanniana: transitividade e intermeios
The schumannian warp: transitivity and intermedium
title A dobra schumanniana: transitividade e intermeios
spellingShingle A dobra schumanniana: transitividade e intermeios
Zani, Amilcar
art-research
interdisciplinarity
multiplicity
music/video
interactivity.
arte-pesquisa
interdisciplinaridade
multiplicidade
música/vídeo
interatividade.
title_short A dobra schumanniana: transitividade e intermeios
title_full A dobra schumanniana: transitividade e intermeios
title_fullStr A dobra schumanniana: transitividade e intermeios
title_full_unstemmed A dobra schumanniana: transitividade e intermeios
title_sort A dobra schumanniana: transitividade e intermeios
author Zani, Amilcar
author_facet Zani, Amilcar
Zani, Heloisa
Oliveira, Branca de
author_role author
author2 Zani, Heloisa
Oliveira, Branca de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zani, Amilcar
Zani, Heloisa
Oliveira, Branca de
dc.subject.por.fl_str_mv art-research
interdisciplinarity
multiplicity
music/video
interactivity.
arte-pesquisa
interdisciplinaridade
multiplicidade
música/vídeo
interatividade.
topic art-research
interdisciplinarity
multiplicity
music/video
interactivity.
arte-pesquisa
interdisciplinaridade
multiplicidade
música/vídeo
interatividade.
description A dobra schumanniana é um concerto-instalação que consiste em performances videográfica e pianística desenvolvidas em ambiente especialmente produzido para tal finalidade. A composição videográfica é projetada simultaneamente tanto nas paredes do ambiente quanto em tela especial, envolvendo completamente um palco central, circular e elevado, onde está localizado um piano. Através de processamento digital em tempo real, as imagens da performance pianística são mescladas à projeção mapeada de um vídeo pré-editado. Este composto videográfico não só busca traduzir a consonância da multiplicidade que atravessa a obra schumanniana com o paradigma estético processual que caracteriza o mundo contemporâneo, como também alia a expressão artística da performance pianística e da videoinstalação à prática da pesquisa organizada e do estudo crítico continuamente renovado, ressaltando a atualidade das proposições arquitetadas pelos gênios da cultura, Robert e Clara Schumann, e Johannes Brahms. Desse modo, o foco de a dobra schumanniana corrobora a coetaneidade de obras poéticas distantes no tempo.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/96739
10.11606/issn.2178-0447.ars.2014.96739
url https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/96739
identifier_str_mv 10.11606/issn.2178-0447.ars.2014.96739
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/96739/95912
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Amilcar Zani, Heloisa Zani, Branca de Oliveira
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Amilcar Zani, Heloisa Zani, Branca de Oliveira
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv ARS (São Paulo); v. 12 n. 24 (2014); 71-80
ARS; Vol. 12 Núm. 24 (2014); 71-80
ARS; Vol. 12 No. 24 (2014); 71-80
2178-0447
1678-5320
reponame:ARS (São Paulo. Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str ARS (São Paulo. Online)
collection ARS (São Paulo. Online)
repository.name.fl_str_mv ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||ars@usp.br
_version_ 1797688292218503168