Scientificizing McLuhan: predicates of man-machine coupling, the triplex isomorphism hypothesis, and its aesthetic consequences

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Basbaum, Sérgio Roclaw
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: ARS (São Paulo. Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/152532
Resumo: Na obra Leis da Mídia, escrita com seu filho Eric, Marshall McLuhan pretendeu atribuir um status científico às suas ideias, apresentando seu modelo em Tétrade e oferecendo vários exemplos de sua aplicação. O mcluhanismo enfatiza fortemente o viés perceptual específico da ecologia da mídia; autores como Maurice Merleau-Ponty, Humberto Maturana, Francisco Varela, David Chalmers e Andy Clark nos permitem associá-lo à pesquisa sobre consciência e cérebro das últimas décadas. Se a mídia cria uma experiência relacionada ao seu contexto epistêmico, é possível analisar formas de acoplamento homem-máquina – especialmente na cultura digital – ao examinar a hipótese de um tríplice isomorfismo entre <cérebro><aparato><experiência>, que transformaria o mcluhanismo em ciência dura. Aspectos desta hipótese são discutidos, juntamente a outros problemas relacionados à criação de obras de arte contemporânea. 
id USP-45_28f638cbbd1dc7e8f7d301be3c3548d7
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/152532
network_acronym_str USP-45
network_name_str ARS (São Paulo. Online)
repository_id_str
spelling Scientificizing McLuhan: predicates of man-machine coupling, the triplex isomorphism hypothesis, and its aesthetic consequencesCientifizando McLuhan: predicados do acoplamento homem-máquina, a hipótese do tríplice isomorfismo e suas consequências estéticasLaws of Mediaexperienceneurosciencetriplex isomorphismaestheticsleis da mídiaexperiêncianeurociênciatríplice isomorfismoestéticaNa obra Leis da Mídia, escrita com seu filho Eric, Marshall McLuhan pretendeu atribuir um status científico às suas ideias, apresentando seu modelo em Tétrade e oferecendo vários exemplos de sua aplicação. O mcluhanismo enfatiza fortemente o viés perceptual específico da ecologia da mídia; autores como Maurice Merleau-Ponty, Humberto Maturana, Francisco Varela, David Chalmers e Andy Clark nos permitem associá-lo à pesquisa sobre consciência e cérebro das últimas décadas. Se a mídia cria uma experiência relacionada ao seu contexto epistêmico, é possível analisar formas de acoplamento homem-máquina – especialmente na cultura digital – ao examinar a hipótese de um tríplice isomorfismo entre <cérebro><aparato><experiência>, que transformaria o mcluhanismo em ciência dura. Aspectos desta hipótese são discutidos, juntamente a outros problemas relacionados à criação de obras de arte contemporânea. In Laws of Media, written with his son Eric, Marshall McLuhan aimed to assign scientific status to his ideas, presenting his Tetrad model and offering several examples of its application. Mcluhanism places great emphasis on media ecology specific perceptual bias; authors such as Maurice Merleau-Ponty, Humberto Maturana, Francisco Varela, David Chalmers and Andy Clark allow us to bridge it to the research on consciousness and brain carried through the last decades. If media creates an experience related to its epistemic context, it is possible to approach the forms of human-machine coupling – especially in digital culture –, by examining the hypothesis of a triplex isomorphism between <brain><apparatus><experience> that would turn mcluhanism into hard science. This hypothesis’ aspects are discussed, alongside further problems related to contemporary artwork creation. Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2019-05-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/15253210.11606/issn.2178-0447.ars.2019.152532ARS (São Paulo); v. 17 n. 35 (2019): Dossiê Membranas: intersecções entre arte, ciência e tecnologia; 79 - 91ARS; Vol. 17 Núm. 35 (2019): Dossiê Membranas: intersecções entre arte, ciência e tecnologia; 79 - 91ARS; Vol. 17 No. 35 (2019): Dossiê Membranas: intersecções entre arte, ciência e tecnologia; 79 - 912178-04471678-5320reponame:ARS (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPenghttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/152532/153214Copyright (c) 2019 Sérgio Roclaw Basbauminfo:eu-repo/semantics/openAccessBasbaum, Sérgio Roclaw2019-06-04T17:50:21Zoai:revistas.usp.br:article/152532Revistahttp://www.scielo.br/arsPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ars@usp.br2178-04471678-5320opendoar:2019-06-04T17:50:21ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Scientificizing McLuhan: predicates of man-machine coupling, the triplex isomorphism hypothesis, and its aesthetic consequences
Cientifizando McLuhan: predicados do acoplamento homem-máquina, a hipótese do tríplice isomorfismo e suas consequências estéticas
title Scientificizing McLuhan: predicates of man-machine coupling, the triplex isomorphism hypothesis, and its aesthetic consequences
spellingShingle Scientificizing McLuhan: predicates of man-machine coupling, the triplex isomorphism hypothesis, and its aesthetic consequences
Basbaum, Sérgio Roclaw
Laws of Media
experience
neuroscience
triplex isomorphism
aesthetics
leis da mídia
experiência
neurociência
tríplice isomorfismo
estética
title_short Scientificizing McLuhan: predicates of man-machine coupling, the triplex isomorphism hypothesis, and its aesthetic consequences
title_full Scientificizing McLuhan: predicates of man-machine coupling, the triplex isomorphism hypothesis, and its aesthetic consequences
title_fullStr Scientificizing McLuhan: predicates of man-machine coupling, the triplex isomorphism hypothesis, and its aesthetic consequences
title_full_unstemmed Scientificizing McLuhan: predicates of man-machine coupling, the triplex isomorphism hypothesis, and its aesthetic consequences
title_sort Scientificizing McLuhan: predicates of man-machine coupling, the triplex isomorphism hypothesis, and its aesthetic consequences
author Basbaum, Sérgio Roclaw
author_facet Basbaum, Sérgio Roclaw
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Basbaum, Sérgio Roclaw
dc.subject.por.fl_str_mv Laws of Media
experience
neuroscience
triplex isomorphism
aesthetics
leis da mídia
experiência
neurociência
tríplice isomorfismo
estética
topic Laws of Media
experience
neuroscience
triplex isomorphism
aesthetics
leis da mídia
experiência
neurociência
tríplice isomorfismo
estética
description Na obra Leis da Mídia, escrita com seu filho Eric, Marshall McLuhan pretendeu atribuir um status científico às suas ideias, apresentando seu modelo em Tétrade e oferecendo vários exemplos de sua aplicação. O mcluhanismo enfatiza fortemente o viés perceptual específico da ecologia da mídia; autores como Maurice Merleau-Ponty, Humberto Maturana, Francisco Varela, David Chalmers e Andy Clark nos permitem associá-lo à pesquisa sobre consciência e cérebro das últimas décadas. Se a mídia cria uma experiência relacionada ao seu contexto epistêmico, é possível analisar formas de acoplamento homem-máquina – especialmente na cultura digital – ao examinar a hipótese de um tríplice isomorfismo entre <cérebro><aparato><experiência>, que transformaria o mcluhanismo em ciência dura. Aspectos desta hipótese são discutidos, juntamente a outros problemas relacionados à criação de obras de arte contemporânea. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/152532
10.11606/issn.2178-0447.ars.2019.152532
url https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/152532
identifier_str_mv 10.11606/issn.2178-0447.ars.2019.152532
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/152532/153214
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Sérgio Roclaw Basbaum
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Sérgio Roclaw Basbaum
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv ARS (São Paulo); v. 17 n. 35 (2019): Dossiê Membranas: intersecções entre arte, ciência e tecnologia; 79 - 91
ARS; Vol. 17 Núm. 35 (2019): Dossiê Membranas: intersecções entre arte, ciência e tecnologia; 79 - 91
ARS; Vol. 17 No. 35 (2019): Dossiê Membranas: intersecções entre arte, ciência e tecnologia; 79 - 91
2178-0447
1678-5320
reponame:ARS (São Paulo. Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str ARS (São Paulo. Online)
collection ARS (São Paulo. Online)
repository.name.fl_str_mv ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||ars@usp.br
_version_ 1797688293074141184