Scientificizing McLuhan: predicates of man-machine coupling, the triplex isomorphism hypothesis, and its aesthetic consequences
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | ARS (São Paulo. Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/152532 |
Resumo: | Na obra Leis da Mídia, escrita com seu filho Eric, Marshall McLuhan pretendeu atribuir um status científico às suas ideias, apresentando seu modelo em Tétrade e oferecendo vários exemplos de sua aplicação. O mcluhanismo enfatiza fortemente o viés perceptual específico da ecologia da mídia; autores como Maurice Merleau-Ponty, Humberto Maturana, Francisco Varela, David Chalmers e Andy Clark nos permitem associá-lo à pesquisa sobre consciência e cérebro das últimas décadas. Se a mídia cria uma experiência relacionada ao seu contexto epistêmico, é possível analisar formas de acoplamento homem-máquina – especialmente na cultura digital – ao examinar a hipótese de um tríplice isomorfismo entre <cérebro><aparato><experiência>, que transformaria o mcluhanismo em ciência dura. Aspectos desta hipótese são discutidos, juntamente a outros problemas relacionados à criação de obras de arte contemporânea. |
id |
USP-45_28f638cbbd1dc7e8f7d301be3c3548d7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/152532 |
network_acronym_str |
USP-45 |
network_name_str |
ARS (São Paulo. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Scientificizing McLuhan: predicates of man-machine coupling, the triplex isomorphism hypothesis, and its aesthetic consequencesCientifizando McLuhan: predicados do acoplamento homem-máquina, a hipótese do tríplice isomorfismo e suas consequências estéticasLaws of Mediaexperienceneurosciencetriplex isomorphismaestheticsleis da mídiaexperiêncianeurociênciatríplice isomorfismoestéticaNa obra Leis da Mídia, escrita com seu filho Eric, Marshall McLuhan pretendeu atribuir um status científico às suas ideias, apresentando seu modelo em Tétrade e oferecendo vários exemplos de sua aplicação. O mcluhanismo enfatiza fortemente o viés perceptual específico da ecologia da mídia; autores como Maurice Merleau-Ponty, Humberto Maturana, Francisco Varela, David Chalmers e Andy Clark nos permitem associá-lo à pesquisa sobre consciência e cérebro das últimas décadas. Se a mídia cria uma experiência relacionada ao seu contexto epistêmico, é possível analisar formas de acoplamento homem-máquina – especialmente na cultura digital – ao examinar a hipótese de um tríplice isomorfismo entre <cérebro><aparato><experiência>, que transformaria o mcluhanismo em ciência dura. Aspectos desta hipótese são discutidos, juntamente a outros problemas relacionados à criação de obras de arte contemporânea. In Laws of Media, written with his son Eric, Marshall McLuhan aimed to assign scientific status to his ideas, presenting his Tetrad model and offering several examples of its application. Mcluhanism places great emphasis on media ecology specific perceptual bias; authors such as Maurice Merleau-Ponty, Humberto Maturana, Francisco Varela, David Chalmers and Andy Clark allow us to bridge it to the research on consciousness and brain carried through the last decades. If media creates an experience related to its epistemic context, it is possible to approach the forms of human-machine coupling – especially in digital culture –, by examining the hypothesis of a triplex isomorphism between <brain><apparatus><experience> that would turn mcluhanism into hard science. This hypothesis’ aspects are discussed, alongside further problems related to contemporary artwork creation. Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2019-05-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/15253210.11606/issn.2178-0447.ars.2019.152532ARS (São Paulo); v. 17 n. 35 (2019): Dossiê Membranas: intersecções entre arte, ciência e tecnologia; 79 - 91ARS; Vol. 17 Núm. 35 (2019): Dossiê Membranas: intersecções entre arte, ciência e tecnologia; 79 - 91ARS; Vol. 17 No. 35 (2019): Dossiê Membranas: intersecções entre arte, ciência e tecnologia; 79 - 912178-04471678-5320reponame:ARS (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPenghttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/152532/153214Copyright (c) 2019 Sérgio Roclaw Basbauminfo:eu-repo/semantics/openAccessBasbaum, Sérgio Roclaw2019-06-04T17:50:21Zoai:revistas.usp.br:article/152532Revistahttp://www.scielo.br/arsPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ars@usp.br2178-04471678-5320opendoar:2019-06-04T17:50:21ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Scientificizing McLuhan: predicates of man-machine coupling, the triplex isomorphism hypothesis, and its aesthetic consequences Cientifizando McLuhan: predicados do acoplamento homem-máquina, a hipótese do tríplice isomorfismo e suas consequências estéticas |
title |
Scientificizing McLuhan: predicates of man-machine coupling, the triplex isomorphism hypothesis, and its aesthetic consequences |
spellingShingle |
Scientificizing McLuhan: predicates of man-machine coupling, the triplex isomorphism hypothesis, and its aesthetic consequences Basbaum, Sérgio Roclaw Laws of Media experience neuroscience triplex isomorphism aesthetics leis da mídia experiência neurociência tríplice isomorfismo estética |
title_short |
Scientificizing McLuhan: predicates of man-machine coupling, the triplex isomorphism hypothesis, and its aesthetic consequences |
title_full |
Scientificizing McLuhan: predicates of man-machine coupling, the triplex isomorphism hypothesis, and its aesthetic consequences |
title_fullStr |
Scientificizing McLuhan: predicates of man-machine coupling, the triplex isomorphism hypothesis, and its aesthetic consequences |
title_full_unstemmed |
Scientificizing McLuhan: predicates of man-machine coupling, the triplex isomorphism hypothesis, and its aesthetic consequences |
title_sort |
Scientificizing McLuhan: predicates of man-machine coupling, the triplex isomorphism hypothesis, and its aesthetic consequences |
author |
Basbaum, Sérgio Roclaw |
author_facet |
Basbaum, Sérgio Roclaw |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Basbaum, Sérgio Roclaw |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Laws of Media experience neuroscience triplex isomorphism aesthetics leis da mídia experiência neurociência tríplice isomorfismo estética |
topic |
Laws of Media experience neuroscience triplex isomorphism aesthetics leis da mídia experiência neurociência tríplice isomorfismo estética |
description |
Na obra Leis da Mídia, escrita com seu filho Eric, Marshall McLuhan pretendeu atribuir um status científico às suas ideias, apresentando seu modelo em Tétrade e oferecendo vários exemplos de sua aplicação. O mcluhanismo enfatiza fortemente o viés perceptual específico da ecologia da mídia; autores como Maurice Merleau-Ponty, Humberto Maturana, Francisco Varela, David Chalmers e Andy Clark nos permitem associá-lo à pesquisa sobre consciência e cérebro das últimas décadas. Se a mídia cria uma experiência relacionada ao seu contexto epistêmico, é possível analisar formas de acoplamento homem-máquina – especialmente na cultura digital – ao examinar a hipótese de um tríplice isomorfismo entre <cérebro><aparato><experiência>, que transformaria o mcluhanismo em ciência dura. Aspectos desta hipótese são discutidos, juntamente a outros problemas relacionados à criação de obras de arte contemporânea. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/152532 10.11606/issn.2178-0447.ars.2019.152532 |
url |
https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/152532 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2178-0447.ars.2019.152532 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/152532/153214 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Sérgio Roclaw Basbaum info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Sérgio Roclaw Basbaum |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
ARS (São Paulo); v. 17 n. 35 (2019): Dossiê Membranas: intersecções entre arte, ciência e tecnologia; 79 - 91 ARS; Vol. 17 Núm. 35 (2019): Dossiê Membranas: intersecções entre arte, ciência e tecnologia; 79 - 91 ARS; Vol. 17 No. 35 (2019): Dossiê Membranas: intersecções entre arte, ciência e tecnologia; 79 - 91 2178-0447 1678-5320 reponame:ARS (São Paulo. Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
ARS (São Paulo. Online) |
collection |
ARS (São Paulo. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||ars@usp.br |
_version_ |
1797688293074141184 |