Picasso’s Les Demoiselles d’Avignon between Consecration and Contestation: Notes on Modernist Criticism and the Contributions of Feminism and Post- Colonialism to Interpretations of the Painting

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Otoch, Janaína Nagata
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ARS (São Paulo. Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/166696
Resumo: O artigo percorre uma parcela da vasta fortuna crítica de Les Demoiselles d’Avignon (1907), de Picasso, focalizando os pontos de tangência e divergência entre parte da literatura mais canônica sobre a obra e determinadas interpretações que, a partir da década de 1970, tomaram-na como lugar privilegiado para exercer uma drástica revisão de critérios e categorias modernistas. Nesse percurso, discute algumas das sucessivas denúncias que correntes feministas e pós-colonialistas reservaram à pintura, amiúde identificada com os preconceitos ideológicos na gênese do modernismo. Por fim, em face dos problemas suscitados pela discussão bibliográfica e pela recente divulgação de documentos então inéditos, o artigo propõe uma breve incursão analítica, com o intuito de sinalizar caminhos ainda em aberto para a interpretação dessa obra.
id USP-45_37c00ccdc3b02f2f521b9a62e90167c0
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/166696
network_acronym_str USP-45
network_name_str ARS (São Paulo. Online)
repository_id_str
spelling Picasso’s Les Demoiselles d’Avignon between Consecration and Contestation: Notes on Modernist Criticism and the Contributions of Feminism and Post- Colonialism to Interpretations of the PaintingLes Demoiseilles d’Avignon, de Picasso, entre a consagração e a contestação: notas sobre a crítica modernista e as contribuições feministas e pós-colonialistas à abordagem da pinturaLes Demoiselles d’Avignon, de Picasso, entre la consagración y la contestación: apuntes acerca de la crítica modernista y de las contribuciones feministas y pos-colonialistas a la interpretación de la pinturaPicassoLes Demoiselles d'Avignonfeminismopós-colonialismoPicassoLes Demoiselles d'AvignonfeminismoposcolonialismoPicassoLes Demoiselles d'AvignonFeminismPost-ColonialismO artigo percorre uma parcela da vasta fortuna crítica de Les Demoiselles d’Avignon (1907), de Picasso, focalizando os pontos de tangência e divergência entre parte da literatura mais canônica sobre a obra e determinadas interpretações que, a partir da década de 1970, tomaram-na como lugar privilegiado para exercer uma drástica revisão de critérios e categorias modernistas. Nesse percurso, discute algumas das sucessivas denúncias que correntes feministas e pós-colonialistas reservaram à pintura, amiúde identificada com os preconceitos ideológicos na gênese do modernismo. Por fim, em face dos problemas suscitados pela discussão bibliográfica e pela recente divulgação de documentos então inéditos, o artigo propõe uma breve incursão analítica, com o intuito de sinalizar caminhos ainda em aberto para a interpretação dessa obra.El artículo comenta una porción de la vasta fortuna crítica de Les Demoiselles d’Avignon (1907), de Picasso, centrándose en los puntos de encuentro y divergencia entre parte de la literatura canónica sobre la obra y determinadas interpretaciones que, a partir de la década de 1970, la han tomado como lugar privilegiado para ejercer una contundente revisión de criterios modernistas. En este itinerario, discute las sucesivas denuncias que las corrientes feministas y poscolonialistas han destinado a la pintura, a menudo identificada con los prejuicios ideológicos en la génesis del modernismo. Por último, ante las problemáticas suscitadas por la discusión bibliográfica, el artículo propone una breve incursión analítica, visando señalar las posibilidades aún abiertas para la interpretación de esta obra.The article follows a portion of the vast critical heritage of Picasso’s Les Demoiselles d’Avignon (1907) focusing on the convergences and conflicts between part of the most canonical literature and certain interpretations that, from the 1970s onwards, turned to this oeuvre by considering it as a privileged place in the revision of modernists criteria. It thus discusses the successive denounces raised by feminist art critics, whom most often identified Les Demoiselles with the ideological assumptions in the genesis of modernism. Finally, in the light of the bibliographical discussion and considering the recent exhibition of documents hitherto unpublished, the article proposes a brief analytical incursion, in order to underline the paths not yet explored in the interpretation of this painting.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2020-10-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/16669610.11606/issn.2178-0447.ars.2020.166696ARS (São Paulo); v. 18 n. 39 (2020); 25-73ARS; Vol. 18 Núm. 39 (2020); 25-73ARS; Vol. 18 No. 39 (2020); 25-732178-04471678-5320reponame:ARS (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/166696/163186Copyright (c) 2020 Janaína Nagata Otochhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOtoch, Janaína Nagata2021-11-18T14:26:18Zoai:revistas.usp.br:article/166696Revistahttp://www.scielo.br/arsPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ars@usp.br2178-04471678-5320opendoar:2021-11-18T14:26:18ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Picasso’s Les Demoiselles d’Avignon between Consecration and Contestation: Notes on Modernist Criticism and the Contributions of Feminism and Post- Colonialism to Interpretations of the Painting
Les Demoiseilles d’Avignon, de Picasso, entre a consagração e a contestação: notas sobre a crítica modernista e as contribuições feministas e pós-colonialistas à abordagem da pintura
Les Demoiselles d’Avignon, de Picasso, entre la consagración y la contestación: apuntes acerca de la crítica modernista y de las contribuciones feministas y pos-colonialistas a la interpretación de la pintura
title Picasso’s Les Demoiselles d’Avignon between Consecration and Contestation: Notes on Modernist Criticism and the Contributions of Feminism and Post- Colonialism to Interpretations of the Painting
spellingShingle Picasso’s Les Demoiselles d’Avignon between Consecration and Contestation: Notes on Modernist Criticism and the Contributions of Feminism and Post- Colonialism to Interpretations of the Painting
Otoch, Janaína Nagata
Picasso
Les Demoiselles d'Avignon
feminismo
pós-colonialismo
Picasso
Les Demoiselles d'Avignon
feminismo
poscolonialismo
Picasso
Les Demoiselles d'Avignon
Feminism
Post-Colonialism
title_short Picasso’s Les Demoiselles d’Avignon between Consecration and Contestation: Notes on Modernist Criticism and the Contributions of Feminism and Post- Colonialism to Interpretations of the Painting
title_full Picasso’s Les Demoiselles d’Avignon between Consecration and Contestation: Notes on Modernist Criticism and the Contributions of Feminism and Post- Colonialism to Interpretations of the Painting
title_fullStr Picasso’s Les Demoiselles d’Avignon between Consecration and Contestation: Notes on Modernist Criticism and the Contributions of Feminism and Post- Colonialism to Interpretations of the Painting
title_full_unstemmed Picasso’s Les Demoiselles d’Avignon between Consecration and Contestation: Notes on Modernist Criticism and the Contributions of Feminism and Post- Colonialism to Interpretations of the Painting
title_sort Picasso’s Les Demoiselles d’Avignon between Consecration and Contestation: Notes on Modernist Criticism and the Contributions of Feminism and Post- Colonialism to Interpretations of the Painting
author Otoch, Janaína Nagata
author_facet Otoch, Janaína Nagata
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Otoch, Janaína Nagata
dc.subject.por.fl_str_mv Picasso
Les Demoiselles d'Avignon
feminismo
pós-colonialismo
Picasso
Les Demoiselles d'Avignon
feminismo
poscolonialismo
Picasso
Les Demoiselles d'Avignon
Feminism
Post-Colonialism
topic Picasso
Les Demoiselles d'Avignon
feminismo
pós-colonialismo
Picasso
Les Demoiselles d'Avignon
feminismo
poscolonialismo
Picasso
Les Demoiselles d'Avignon
Feminism
Post-Colonialism
description O artigo percorre uma parcela da vasta fortuna crítica de Les Demoiselles d’Avignon (1907), de Picasso, focalizando os pontos de tangência e divergência entre parte da literatura mais canônica sobre a obra e determinadas interpretações que, a partir da década de 1970, tomaram-na como lugar privilegiado para exercer uma drástica revisão de critérios e categorias modernistas. Nesse percurso, discute algumas das sucessivas denúncias que correntes feministas e pós-colonialistas reservaram à pintura, amiúde identificada com os preconceitos ideológicos na gênese do modernismo. Por fim, em face dos problemas suscitados pela discussão bibliográfica e pela recente divulgação de documentos então inéditos, o artigo propõe uma breve incursão analítica, com o intuito de sinalizar caminhos ainda em aberto para a interpretação dessa obra.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/166696
10.11606/issn.2178-0447.ars.2020.166696
url https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/166696
identifier_str_mv 10.11606/issn.2178-0447.ars.2020.166696
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/166696/163186
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Janaína Nagata Otoch
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Janaína Nagata Otoch
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv ARS (São Paulo); v. 18 n. 39 (2020); 25-73
ARS; Vol. 18 Núm. 39 (2020); 25-73
ARS; Vol. 18 No. 39 (2020); 25-73
2178-0447
1678-5320
reponame:ARS (São Paulo. Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str ARS (São Paulo. Online)
collection ARS (São Paulo. Online)
repository.name.fl_str_mv ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||ars@usp.br
_version_ 1797688293162221568