Entre el cielo y la tierra: las esculturas (neo)concretas de Franz Weissmann de los años 1950

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Renato Rodrigues da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ARS (São Paulo. Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/162022
Resumo: As esculturas de Franz Weissmann de 1950 têm uma recepção ambígua: enquanto críticos internacionais recebem-nas como arte concreta, o circuito brasileiro define-as como neoconcretas. O primeiro grupo somente descreve os elementos formais dos trabalhos, mas críticos locais – começando por Ferreira Gullar – enfatizam seus efeitos expressivos, que caracterizam o Neoconcretismo. Neste artigo, analisamos como esses aspectos das esculturas tornaram-se significativos juntos: primeiro, aplicamos aquilo que a crítica literária norte-americana definiu como “close reading”; depois de descrever seus componentes primários, enfocamos os efeitos expressivos. Assim, as análises de Cubo Vazado, Coluna Concreta, Modelo Neoconcreto, Três Pontos, Ponte e Torre desvelam seu projeto construtivista – que fundamentaria o Neoconcretismo –, objetivando transformar um país que não estava capacitado para implementar uma modernidade tecnológica plena.
id USP-45_4bbfe4e6e15133b864f096bd47184574
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/162022
network_acronym_str USP-45
network_name_str ARS (São Paulo. Online)
repository_id_str
spelling Entre el cielo y la tierra: las esculturas (neo)concretas de Franz Weissmann de los años 1950Between Heaven and Earth: the (Neo)concrete Sculptures of Franz Weissmann from the 1950sEntre o céu e a terra: as esculturas (neo)concretas de Franz Weissmann dos anos 1950Franz WeissmannSculptures from the 1950sConcretismNeoconcretismModern Brazilian ArtFranz Weissmannesculturas de los años 1950ConcretismoNeoconcretismoarte moderna brasileñaFranz Weissmannesculturas dos anos 1950ConcretismoNeoconcretismoarte moderna brasileiraAs esculturas de Franz Weissmann de 1950 têm uma recepção ambígua: enquanto críticos internacionais recebem-nas como arte concreta, o circuito brasileiro define-as como neoconcretas. O primeiro grupo somente descreve os elementos formais dos trabalhos, mas críticos locais – começando por Ferreira Gullar – enfatizam seus efeitos expressivos, que caracterizam o Neoconcretismo. Neste artigo, analisamos como esses aspectos das esculturas tornaram-se significativos juntos: primeiro, aplicamos aquilo que a crítica literária norte-americana definiu como “close reading”; depois de descrever seus componentes primários, enfocamos os efeitos expressivos. Assim, as análises de Cubo Vazado, Coluna Concreta, Modelo Neoconcreto, Três Pontos, Ponte e Torre desvelam seu projeto construtivista – que fundamentaria o Neoconcretismo –, objetivando transformar um país que não estava capacitado para implementar uma modernidade tecnológica plena.Franz Weissman’s sculptures from the 1950s have an ambiguous reception: whereas international critics receive them as Concrete Art, Brazilian artworld defines them as Neonconcrete. The former describes only their formal elements, but local critics – beginning with Ferreira Gullar – emphasize their expressive effects, which characterize Neoconcretism. This article analyzes how these aspects became meaningful together: first, we have employed what North-American literary criticism defined as “close reading”; after describing their primary components, we focus on the expressive effects. Thus, the analyses of the works Cubo Vazado, Coluna Concreta, Modelo Neoconcreto, Três Pontos, Ponte and Torre unveil his constructivist project – which would underpin Neoconcretism –, that aimed at the transformation of a country that was unable to implement a full technological modernity.Las esculturas de Franz Weissmann de los años 1950 tienen una recepción ambigua: mientras los críticos internacionales las reciban como arte concreta, el entorno brasileño las define como neoconcretas. Aquellos describem solamente sus elementos formales, pero críticos locales – a empiezar por Ferreira Gullar – resaltan sus efectos expresivos, que caracterizan el Neoconcretismo. Proponemos analizar cómo estos aspectos se han tornado significativos juntos: primero, aplicamos el método del “close reading” de la crítica literaria norteamericana; después de describir sus componentes primarios, enfocamos los efectos expressivos. Así, las análisis de Cubo Vazado, Coluna Concreta, Modelo Neoconcreto, Três Pontos, Ponte y Torre desvelan su proyecto constructivista – base para el Neoconcretismo –, que buscaba implementar, en un país aun no capacitado, una modernidad tecnológica plena.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2019-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/16202210.11606/issn.2178-0447.ars.2019.162022ARS (São Paulo); v. 17 n. 37 (2019); 105-142ARS; Vol. 17 Núm. 37 (2019); 105-142ARS; Vol. 17 No. 37 (2019); 105-1422178-04471678-5320reponame:ARS (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/162022/158568Copyright (c) 2019 Renato Rodrigues da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Renato Rodrigues da2020-01-01T13:37:18Zoai:revistas.usp.br:article/162022Revistahttp://www.scielo.br/arsPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ars@usp.br2178-04471678-5320opendoar:2020-01-01T13:37:18ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre el cielo y la tierra: las esculturas (neo)concretas de Franz Weissmann de los años 1950
Between Heaven and Earth: the (Neo)concrete Sculptures of Franz Weissmann from the 1950s
Entre o céu e a terra: as esculturas (neo)concretas de Franz Weissmann dos anos 1950
title Entre el cielo y la tierra: las esculturas (neo)concretas de Franz Weissmann de los años 1950
spellingShingle Entre el cielo y la tierra: las esculturas (neo)concretas de Franz Weissmann de los años 1950
Silva, Renato Rodrigues da
Franz Weissmann
Sculptures from the 1950s
Concretism
Neoconcretism
Modern Brazilian Art
Franz Weissmann
esculturas de los años 1950
Concretismo
Neoconcretismo
arte moderna brasileña
Franz Weissmann
esculturas dos anos 1950
Concretismo
Neoconcretismo
arte moderna brasileira
title_short Entre el cielo y la tierra: las esculturas (neo)concretas de Franz Weissmann de los años 1950
title_full Entre el cielo y la tierra: las esculturas (neo)concretas de Franz Weissmann de los años 1950
title_fullStr Entre el cielo y la tierra: las esculturas (neo)concretas de Franz Weissmann de los años 1950
title_full_unstemmed Entre el cielo y la tierra: las esculturas (neo)concretas de Franz Weissmann de los años 1950
title_sort Entre el cielo y la tierra: las esculturas (neo)concretas de Franz Weissmann de los años 1950
author Silva, Renato Rodrigues da
author_facet Silva, Renato Rodrigues da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Renato Rodrigues da
dc.subject.por.fl_str_mv Franz Weissmann
Sculptures from the 1950s
Concretism
Neoconcretism
Modern Brazilian Art
Franz Weissmann
esculturas de los años 1950
Concretismo
Neoconcretismo
arte moderna brasileña
Franz Weissmann
esculturas dos anos 1950
Concretismo
Neoconcretismo
arte moderna brasileira
topic Franz Weissmann
Sculptures from the 1950s
Concretism
Neoconcretism
Modern Brazilian Art
Franz Weissmann
esculturas de los años 1950
Concretismo
Neoconcretismo
arte moderna brasileña
Franz Weissmann
esculturas dos anos 1950
Concretismo
Neoconcretismo
arte moderna brasileira
description As esculturas de Franz Weissmann de 1950 têm uma recepção ambígua: enquanto críticos internacionais recebem-nas como arte concreta, o circuito brasileiro define-as como neoconcretas. O primeiro grupo somente descreve os elementos formais dos trabalhos, mas críticos locais – começando por Ferreira Gullar – enfatizam seus efeitos expressivos, que caracterizam o Neoconcretismo. Neste artigo, analisamos como esses aspectos das esculturas tornaram-se significativos juntos: primeiro, aplicamos aquilo que a crítica literária norte-americana definiu como “close reading”; depois de descrever seus componentes primários, enfocamos os efeitos expressivos. Assim, as análises de Cubo Vazado, Coluna Concreta, Modelo Neoconcreto, Três Pontos, Ponte e Torre desvelam seu projeto construtivista – que fundamentaria o Neoconcretismo –, objetivando transformar um país que não estava capacitado para implementar uma modernidade tecnológica plena.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/162022
10.11606/issn.2178-0447.ars.2019.162022
url https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/162022
identifier_str_mv 10.11606/issn.2178-0447.ars.2019.162022
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/162022/158568
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Renato Rodrigues da Silva
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Renato Rodrigues da Silva
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv ARS (São Paulo); v. 17 n. 37 (2019); 105-142
ARS; Vol. 17 Núm. 37 (2019); 105-142
ARS; Vol. 17 No. 37 (2019); 105-142
2178-0447
1678-5320
reponame:ARS (São Paulo. Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str ARS (São Paulo. Online)
collection ARS (São Paulo. Online)
repository.name.fl_str_mv ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||ars@usp.br
_version_ 1797688293128667136