Celine Art Project: notas sobre arte, luxo e a maioridade do capitalismo artista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueredo, Henrique Grimaldi
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Ábile, Bárbara Venturini
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ARS (São Paulo. Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/206466
Resumo: Este artigo aborda as transformações ocorridas nas últimas décadas nos circuitos criativos a partir das intersecções cada vez mais substanciais entre as empresas e a arte, analisando em específico a relação entre a indústria do luxo e a arte contemporânea materializada no Celine Art Project, da grife francesa Celine, pertencente ao conglomerado LVMH. Com um método cruzado entre a história social e a sociologia da arte, este trabalho pretende demonstrar como tem sido recorrente a absorção de artistas pelas casas de luxo como estratégia para incrementar seu capital cultural. Um fenômeno focado no melhoramento simbólico dos produtos e da experiência de compra, suas consequências ainda podem ser percebidas na criação de codependências entre os artistas emergentes e as corporações.
id USP-45_516009c10ea3d3d432428febdb431f8b
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/206466
network_acronym_str USP-45
network_name_str ARS (São Paulo. Online)
repository_id_str
spelling Celine Art Project: notas sobre arte, luxo e a maioridade do capitalismo artistaCeline Art Project: Notes on Art, Luxury, and the Sophistication of Artist CapitalismCeline Art Project: notas sobre arte, luxo y la mayoridad del capitalismo artista Celine Art ProjectHedi SlimaneArte contemporáneoLujoCapitalismo artistaCeline Art ProjectHedi SlimaneContemporary ArtLuxuryArtist CapitalismCeline Art ProjectHedi SlimaneArte contemporâneaLuxoCapitalismo artistaEste artigo aborda as transformações ocorridas nas últimas décadas nos circuitos criativos a partir das intersecções cada vez mais substanciais entre as empresas e a arte, analisando em específico a relação entre a indústria do luxo e a arte contemporânea materializada no Celine Art Project, da grife francesa Celine, pertencente ao conglomerado LVMH. Com um método cruzado entre a história social e a sociologia da arte, este trabalho pretende demonstrar como tem sido recorrente a absorção de artistas pelas casas de luxo como estratégia para incrementar seu capital cultural. Um fenômeno focado no melhoramento simbólico dos produtos e da experiência de compra, suas consequências ainda podem ser percebidas na criação de codependências entre os artistas emergentes e as corporações.This paper addresses the transformations that have occurred in recent decades in the creative circuits from the increasingly intersections between business and art; analyzing in particular the relationship between the luxury industry and contemporary art materialized in the Celine Art Project, of the French brand Celine, belonging to the LVMH conglomerate. Using a crossed method between social history and art sociology, this work intends to demonstrate how the absorption of artists by luxury houses has been recurrent as a strategy to increase their cultural capital. A phenomenon focused on the symbolic enhancement of products and the shopping experience, its consequences can still be seen in the creation of co-dependencies between emerging artists and the corporations.Este artículo aborda las transformaciones ocurridas en las últimas décadas en los circuitos creativos a partir de las intersecciones cada vez más sustanciales entre las empresas y el arte, analizando en específico la relación entre la industria del lujo y el arte contemporáneo materializada en el Celine Art Project, de la marca francesa Celine, perteneciente al conglomerado LVMH. Con un método cruzado entre la historia social y la sociología del arte, este trabajo pretende demostrar cómo ha sido recurrente la absorción de artistas por las casas de lujo como estrategia para incrementar su capital cultural. Un fenómeno enfocado en el mejoramiento simbólico de los productos y la experiencia de compra, cuyas consecuencias aún pueden ser percibidas en la creación de codependencias entre los artistas emergentes y las corporaciones.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2023-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/20646610.11606/issn.2178-0447.ars.2023.206466ARS (São Paulo); v. 21 n. 47 (2023); 106-163ARS; Vol. 21 Núm. 47 (2023); 106-163ARS; Vol. 21 No. 47 (2023); 106-1632178-04471678-5320reponame:ARS (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/206466/193607Copyright (c) 2023 Henrique Grimaldi Figueredo, Bárbara Venturini Ábilehttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFigueredo, Henrique GrimaldiÁbile, Bárbara Venturini2023-05-10T00:31:29Zoai:revistas.usp.br:article/206466Revistahttp://www.scielo.br/arsPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ars@usp.br2178-04471678-5320opendoar:2023-05-10T00:31:29ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Celine Art Project: notas sobre arte, luxo e a maioridade do capitalismo artista
Celine Art Project: Notes on Art, Luxury, and the Sophistication of Artist Capitalism
Celine Art Project: notas sobre arte, luxo y la mayoridad del capitalismo artista
title Celine Art Project: notas sobre arte, luxo e a maioridade do capitalismo artista
spellingShingle Celine Art Project: notas sobre arte, luxo e a maioridade do capitalismo artista
Figueredo, Henrique Grimaldi
Celine Art Project
Hedi Slimane
Arte contemporáneo
Lujo
Capitalismo artista
Celine Art Project
Hedi Slimane
Contemporary Art
Luxury
Artist Capitalism
Celine Art Project
Hedi Slimane
Arte contemporânea
Luxo
Capitalismo artista
title_short Celine Art Project: notas sobre arte, luxo e a maioridade do capitalismo artista
title_full Celine Art Project: notas sobre arte, luxo e a maioridade do capitalismo artista
title_fullStr Celine Art Project: notas sobre arte, luxo e a maioridade do capitalismo artista
title_full_unstemmed Celine Art Project: notas sobre arte, luxo e a maioridade do capitalismo artista
title_sort Celine Art Project: notas sobre arte, luxo e a maioridade do capitalismo artista
author Figueredo, Henrique Grimaldi
author_facet Figueredo, Henrique Grimaldi
Ábile, Bárbara Venturini
author_role author
author2 Ábile, Bárbara Venturini
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueredo, Henrique Grimaldi
Ábile, Bárbara Venturini
dc.subject.por.fl_str_mv Celine Art Project
Hedi Slimane
Arte contemporáneo
Lujo
Capitalismo artista
Celine Art Project
Hedi Slimane
Contemporary Art
Luxury
Artist Capitalism
Celine Art Project
Hedi Slimane
Arte contemporânea
Luxo
Capitalismo artista
topic Celine Art Project
Hedi Slimane
Arte contemporáneo
Lujo
Capitalismo artista
Celine Art Project
Hedi Slimane
Contemporary Art
Luxury
Artist Capitalism
Celine Art Project
Hedi Slimane
Arte contemporânea
Luxo
Capitalismo artista
description Este artigo aborda as transformações ocorridas nas últimas décadas nos circuitos criativos a partir das intersecções cada vez mais substanciais entre as empresas e a arte, analisando em específico a relação entre a indústria do luxo e a arte contemporânea materializada no Celine Art Project, da grife francesa Celine, pertencente ao conglomerado LVMH. Com um método cruzado entre a história social e a sociologia da arte, este trabalho pretende demonstrar como tem sido recorrente a absorção de artistas pelas casas de luxo como estratégia para incrementar seu capital cultural. Um fenômeno focado no melhoramento simbólico dos produtos e da experiência de compra, suas consequências ainda podem ser percebidas na criação de codependências entre os artistas emergentes e as corporações.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/206466
10.11606/issn.2178-0447.ars.2023.206466
url https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/206466
identifier_str_mv 10.11606/issn.2178-0447.ars.2023.206466
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/206466/193607
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Henrique Grimaldi Figueredo, Bárbara Venturini Ábile
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Henrique Grimaldi Figueredo, Bárbara Venturini Ábile
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv ARS (São Paulo); v. 21 n. 47 (2023); 106-163
ARS; Vol. 21 Núm. 47 (2023); 106-163
ARS; Vol. 21 No. 47 (2023); 106-163
2178-0447
1678-5320
reponame:ARS (São Paulo. Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str ARS (São Paulo. Online)
collection ARS (São Paulo. Online)
repository.name.fl_str_mv ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||ars@usp.br
_version_ 1797688293887836160