Celine Art Project: notas sobre arte, luxo e a maioridade do capitalismo artista
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ARS (São Paulo. Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/206466 |
Resumo: | Este artigo aborda as transformações ocorridas nas últimas décadas nos circuitos criativos a partir das intersecções cada vez mais substanciais entre as empresas e a arte, analisando em específico a relação entre a indústria do luxo e a arte contemporânea materializada no Celine Art Project, da grife francesa Celine, pertencente ao conglomerado LVMH. Com um método cruzado entre a história social e a sociologia da arte, este trabalho pretende demonstrar como tem sido recorrente a absorção de artistas pelas casas de luxo como estratégia para incrementar seu capital cultural. Um fenômeno focado no melhoramento simbólico dos produtos e da experiência de compra, suas consequências ainda podem ser percebidas na criação de codependências entre os artistas emergentes e as corporações. |
id |
USP-45_516009c10ea3d3d432428febdb431f8b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/206466 |
network_acronym_str |
USP-45 |
network_name_str |
ARS (São Paulo. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Celine Art Project: notas sobre arte, luxo e a maioridade do capitalismo artistaCeline Art Project: Notes on Art, Luxury, and the Sophistication of Artist CapitalismCeline Art Project: notas sobre arte, luxo y la mayoridad del capitalismo artista Celine Art ProjectHedi SlimaneArte contemporáneoLujoCapitalismo artistaCeline Art ProjectHedi SlimaneContemporary ArtLuxuryArtist CapitalismCeline Art ProjectHedi SlimaneArte contemporâneaLuxoCapitalismo artistaEste artigo aborda as transformações ocorridas nas últimas décadas nos circuitos criativos a partir das intersecções cada vez mais substanciais entre as empresas e a arte, analisando em específico a relação entre a indústria do luxo e a arte contemporânea materializada no Celine Art Project, da grife francesa Celine, pertencente ao conglomerado LVMH. Com um método cruzado entre a história social e a sociologia da arte, este trabalho pretende demonstrar como tem sido recorrente a absorção de artistas pelas casas de luxo como estratégia para incrementar seu capital cultural. Um fenômeno focado no melhoramento simbólico dos produtos e da experiência de compra, suas consequências ainda podem ser percebidas na criação de codependências entre os artistas emergentes e as corporações.This paper addresses the transformations that have occurred in recent decades in the creative circuits from the increasingly intersections between business and art; analyzing in particular the relationship between the luxury industry and contemporary art materialized in the Celine Art Project, of the French brand Celine, belonging to the LVMH conglomerate. Using a crossed method between social history and art sociology, this work intends to demonstrate how the absorption of artists by luxury houses has been recurrent as a strategy to increase their cultural capital. A phenomenon focused on the symbolic enhancement of products and the shopping experience, its consequences can still be seen in the creation of co-dependencies between emerging artists and the corporations.Este artículo aborda las transformaciones ocurridas en las últimas décadas en los circuitos creativos a partir de las intersecciones cada vez más sustanciales entre las empresas y el arte, analizando en específico la relación entre la industria del lujo y el arte contemporáneo materializada en el Celine Art Project, de la marca francesa Celine, perteneciente al conglomerado LVMH. Con un método cruzado entre la historia social y la sociología del arte, este trabajo pretende demostrar cómo ha sido recurrente la absorción de artistas por las casas de lujo como estrategia para incrementar su capital cultural. Un fenómeno enfocado en el mejoramiento simbólico de los productos y la experiencia de compra, cuyas consecuencias aún pueden ser percibidas en la creación de codependencias entre los artistas emergentes y las corporaciones.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2023-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/20646610.11606/issn.2178-0447.ars.2023.206466ARS (São Paulo); v. 21 n. 47 (2023); 106-163ARS; Vol. 21 Núm. 47 (2023); 106-163ARS; Vol. 21 No. 47 (2023); 106-1632178-04471678-5320reponame:ARS (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/206466/193607Copyright (c) 2023 Henrique Grimaldi Figueredo, Bárbara Venturini Ábilehttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFigueredo, Henrique GrimaldiÁbile, Bárbara Venturini2023-05-10T00:31:29Zoai:revistas.usp.br:article/206466Revistahttp://www.scielo.br/arsPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ars@usp.br2178-04471678-5320opendoar:2023-05-10T00:31:29ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Celine Art Project: notas sobre arte, luxo e a maioridade do capitalismo artista Celine Art Project: Notes on Art, Luxury, and the Sophistication of Artist Capitalism Celine Art Project: notas sobre arte, luxo y la mayoridad del capitalismo artista |
title |
Celine Art Project: notas sobre arte, luxo e a maioridade do capitalismo artista |
spellingShingle |
Celine Art Project: notas sobre arte, luxo e a maioridade do capitalismo artista Figueredo, Henrique Grimaldi Celine Art Project Hedi Slimane Arte contemporáneo Lujo Capitalismo artista Celine Art Project Hedi Slimane Contemporary Art Luxury Artist Capitalism Celine Art Project Hedi Slimane Arte contemporânea Luxo Capitalismo artista |
title_short |
Celine Art Project: notas sobre arte, luxo e a maioridade do capitalismo artista |
title_full |
Celine Art Project: notas sobre arte, luxo e a maioridade do capitalismo artista |
title_fullStr |
Celine Art Project: notas sobre arte, luxo e a maioridade do capitalismo artista |
title_full_unstemmed |
Celine Art Project: notas sobre arte, luxo e a maioridade do capitalismo artista |
title_sort |
Celine Art Project: notas sobre arte, luxo e a maioridade do capitalismo artista |
author |
Figueredo, Henrique Grimaldi |
author_facet |
Figueredo, Henrique Grimaldi Ábile, Bárbara Venturini |
author_role |
author |
author2 |
Ábile, Bárbara Venturini |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Figueredo, Henrique Grimaldi Ábile, Bárbara Venturini |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Celine Art Project Hedi Slimane Arte contemporáneo Lujo Capitalismo artista Celine Art Project Hedi Slimane Contemporary Art Luxury Artist Capitalism Celine Art Project Hedi Slimane Arte contemporânea Luxo Capitalismo artista |
topic |
Celine Art Project Hedi Slimane Arte contemporáneo Lujo Capitalismo artista Celine Art Project Hedi Slimane Contemporary Art Luxury Artist Capitalism Celine Art Project Hedi Slimane Arte contemporânea Luxo Capitalismo artista |
description |
Este artigo aborda as transformações ocorridas nas últimas décadas nos circuitos criativos a partir das intersecções cada vez mais substanciais entre as empresas e a arte, analisando em específico a relação entre a indústria do luxo e a arte contemporânea materializada no Celine Art Project, da grife francesa Celine, pertencente ao conglomerado LVMH. Com um método cruzado entre a história social e a sociologia da arte, este trabalho pretende demonstrar como tem sido recorrente a absorção de artistas pelas casas de luxo como estratégia para incrementar seu capital cultural. Um fenômeno focado no melhoramento simbólico dos produtos e da experiência de compra, suas consequências ainda podem ser percebidas na criação de codependências entre os artistas emergentes e as corporações. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/206466 10.11606/issn.2178-0447.ars.2023.206466 |
url |
https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/206466 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2178-0447.ars.2023.206466 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/206466/193607 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Henrique Grimaldi Figueredo, Bárbara Venturini Ábile https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Henrique Grimaldi Figueredo, Bárbara Venturini Ábile https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
ARS (São Paulo); v. 21 n. 47 (2023); 106-163 ARS; Vol. 21 Núm. 47 (2023); 106-163 ARS; Vol. 21 No. 47 (2023); 106-163 2178-0447 1678-5320 reponame:ARS (São Paulo. Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
ARS (São Paulo. Online) |
collection |
ARS (São Paulo. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||ars@usp.br |
_version_ |
1797688293887836160 |