Têmpera, abstração e resistência em Alfredo Volpi

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Carlos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ARS (São Paulo. Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/148017
Resumo: Este artigo assinala alguns traços centrais na transformação da pintura de Alfredo Volpi durante a década de 1940 para refletir sobre o papel da têmpera e as consequências que o pintor extraiu dessa técnica “primitiva”, que é uma espécie de simplificação da tinta, no diálogo que seu trabalho estabeleceu com a modernidade brasileira, a arte moderna e com o campo artístico da época. 
id USP-45_66c7a00ae44f060ac1d6950dbfc72400
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/148017
network_acronym_str USP-45
network_name_str ARS (São Paulo. Online)
repository_id_str
spelling Têmpera, abstração e resistência em Alfredo VolpiTempera, abstraction and resistance in Alfredo VolpiabstractionBrazilian paintingart and societyconcretismAlfredo Volpiabstraçãopintura brasileiraarte e sociedadeconcretismoAlfredo Volpi Este artigo assinala alguns traços centrais na transformação da pintura de Alfredo Volpi durante a década de 1940 para refletir sobre o papel da têmpera e as consequências que o pintor extraiu dessa técnica “primitiva”, que é uma espécie de simplificação da tinta, no diálogo que seu trabalho estabeleceu com a modernidade brasileira, a arte moderna e com o campo artístico da época.  This article aims to point out some central transformations in Alfredo Volpi’s painting during the 1940’s in order to reflect on the tempera’s role in his work and the consequences that the painter got with the use of this “primitive” technique, which is a kind of simplification of the paint, in the critical dialogue that his artwork had with the Brazilian modernity, Modern Art and with the artistic field of the time. Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2018-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/14801710.11606/issn.2178-0447.ars.2018.148017ARS (São Paulo); v. 16 n. 34 (2018); 117 - 141ARS; Vol. 16 Núm. 34 (2018); 117 - 141ARS; Vol. 16 No. 34 (2018); 117 - 1412178-04471678-5320reponame:ARS (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/148017/149702Copyright (c) 2018 Carlos Piresinfo:eu-repo/semantics/openAccessPires, Carlos2019-01-15T11:29:04Zoai:revistas.usp.br:article/148017Revistahttp://www.scielo.br/arsPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ars@usp.br2178-04471678-5320opendoar:2019-01-15T11:29:04ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Têmpera, abstração e resistência em Alfredo Volpi
Tempera, abstraction and resistance in Alfredo Volpi
title Têmpera, abstração e resistência em Alfredo Volpi
spellingShingle Têmpera, abstração e resistência em Alfredo Volpi
Pires, Carlos
abstraction
Brazilian painting
art and society
concretism
Alfredo Volpi
abstração
pintura brasileira
arte e sociedade
concretismo
Alfredo Volpi
title_short Têmpera, abstração e resistência em Alfredo Volpi
title_full Têmpera, abstração e resistência em Alfredo Volpi
title_fullStr Têmpera, abstração e resistência em Alfredo Volpi
title_full_unstemmed Têmpera, abstração e resistência em Alfredo Volpi
title_sort Têmpera, abstração e resistência em Alfredo Volpi
author Pires, Carlos
author_facet Pires, Carlos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv abstraction
Brazilian painting
art and society
concretism
Alfredo Volpi
abstração
pintura brasileira
arte e sociedade
concretismo
Alfredo Volpi
topic abstraction
Brazilian painting
art and society
concretism
Alfredo Volpi
abstração
pintura brasileira
arte e sociedade
concretismo
Alfredo Volpi
description Este artigo assinala alguns traços centrais na transformação da pintura de Alfredo Volpi durante a década de 1940 para refletir sobre o papel da têmpera e as consequências que o pintor extraiu dessa técnica “primitiva”, que é uma espécie de simplificação da tinta, no diálogo que seu trabalho estabeleceu com a modernidade brasileira, a arte moderna e com o campo artístico da época. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/148017
10.11606/issn.2178-0447.ars.2018.148017
url https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/148017
identifier_str_mv 10.11606/issn.2178-0447.ars.2018.148017
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/148017/149702
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Carlos Pires
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Carlos Pires
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv ARS (São Paulo); v. 16 n. 34 (2018); 117 - 141
ARS; Vol. 16 Núm. 34 (2018); 117 - 141
ARS; Vol. 16 No. 34 (2018); 117 - 141
2178-0447
1678-5320
reponame:ARS (São Paulo. Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str ARS (São Paulo. Online)
collection ARS (São Paulo. Online)
repository.name.fl_str_mv ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||ars@usp.br
_version_ 1797688293033246720