Potências do falso
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ARS (São Paulo. Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/147968 |
Resumo: | Neste texto em forma de diário, o artista Eric Baudelaire imagina uma exposição cuja premissa seria questionar através de trabalhos artísticos, as margens entre documento e ficção. Citando realizadores iconoclastas e iconofílicos, uma terceira via é elaborada a partir dos filmes de Peter Watkins borrando tais fronteiras, a fim de repensar a História e suas representações. Também em sua escrita Baudelaire transita do coloquial à crítica de arte. Em viagens, o artista toma nota de acontecimentos casuais relembrando catástrofes como a Shoah e as bombas atômicas lançadas em Hiroshima e Nagazaki. O título, potências do falso, faz referência ao conceito de Gilles Deleuze, relevante ao se pensar a produção e circulação das imagens no contemporâneo. |
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Potências do falsoPower of the falseContemporary artGilles DeleuzePeter WatkinsArte contemporâneaGilles DeleuzePeter WatkinsNeste texto em forma de diário, o artista Eric Baudelaire imagina uma exposição cuja premissa seria questionar através de trabalhos artísticos, as margens entre documento e ficção. Citando realizadores iconoclastas e iconofílicos, uma terceira via é elaborada a partir dos filmes de Peter Watkins borrando tais fronteiras, a fim de repensar a História e suas representações. Também em sua escrita Baudelaire transita do coloquial à crítica de arte. Em viagens, o artista toma nota de acontecimentos casuais relembrando catástrofes como a Shoah e as bombas atômicas lançadas em Hiroshima e Nagazaki. O título, potências do falso, faz referência ao conceito de Gilles Deleuze, relevante ao se pensar a produção e circulação das imagens no contemporâneo. In this text, that takes the form of a journal, the artist Eric Baudelaire pictures an exhibition that would interrogate, through the articulation of artworks, the limits between document and fiction. Commenting iconoclasts and iconophiles filmmakers, Baudelaire brings a third way of relation with images, which is developed by Peter Watkins’ border-blurring movies, in order to rethink History and its representations. The author transits, in his writing, through art criticism and a colloquial speech as well. During his trips, Baudelaire takes notes of casual events recalling catastrophes such as the Shoah and Hiroshima and Nagasaki’s atomic bombs. The title, “power of the false”, refers to Gille Deleuze’s concept, relevant to the questioning of image production and circulation nowadays.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2018-08-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/14796810.11606/issn.2178-0447.ars.2018.147968ARS (São Paulo); v. 16 n. 33 (2018); 241-253ARS; Vol. 16 Núm. 33 (2018); 241-253ARS; Vol. 16 No. 33 (2018); 241-2532178-04471678-5320reponame:ARS (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/147968/146586Copyright (c) 2018 Lucas Vieira Eskinaziinfo:eu-repo/semantics/openAccessBaudelaire, EricEskinazi, Lucas VieiraGuedes, Nina2018-10-27T22:48:48Zoai:revistas.usp.br:article/147968Revistahttp://www.scielo.br/arsPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ars@usp.br2178-04471678-5320opendoar:2018-10-27T22:48:48ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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Neste texto em forma de diário, o artista Eric Baudelaire imagina uma exposição cuja premissa seria questionar através de trabalhos artísticos, as margens entre documento e ficção. Citando realizadores iconoclastas e iconofílicos, uma terceira via é elaborada a partir dos filmes de Peter Watkins borrando tais fronteiras, a fim de repensar a História e suas representações. Também em sua escrita Baudelaire transita do coloquial à crítica de arte. Em viagens, o artista toma nota de acontecimentos casuais relembrando catástrofes como a Shoah e as bombas atômicas lançadas em Hiroshima e Nagazaki. O título, potências do falso, faz referência ao conceito de Gilles Deleuze, relevante ao se pensar a produção e circulação das imagens no contemporâneo. |
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