La producción europea de Alberto da Veiga Guignard: los años de 1919-1929

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bortoloti, Marcelo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ARS (São Paulo. Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/203553
Resumo: A formação artística de Alberto da Veiga Guignard tem sido reconstituída a partir de fontes secundárias, já que quase todas as obras produzidas em seus anos de estudo na Alemanha, Itália e França se perderam na Europa. Em geral, leva-se em conta o tipo de formação praticada na Academia de Belas Artes de Munique, os quadros de antigos mestres dos museus de Munique e Florença que ele possivelmente visitou, os movimentos da vanguarda europeia que influenciavam a juventude da época, entre outros. Nossa intenção é apontar um caminho para a recuperação das suas obras de juventude, mostrando o pouco que já foi encontrado e por onde se espalha a produção anterior a 1929, que poderia esclarecer a formação de Guignard.
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spelling La producción europea de Alberto da Veiga Guignard: los años de 1919-1929 A produção europeia de Alberto da Veiga Guignard: anos 1919-1929The Works of Alberto da Veiga Guignard in Europe: 1919-1929 Alberto da Veiga GuignardBrazilian ModernismMunich Academy of Fine ArtsBrazilian Painting in EuropeAlberto da Veiga GuignardModernismo brasileiroAcademia de Belas Artes de MuniquePintura brasileira na EuropaAlberto da Veiga GuignardModernismo brasileñoAcademia de Bellas Artes de MuniquePintura brasileña en EuropaA formação artística de Alberto da Veiga Guignard tem sido reconstituída a partir de fontes secundárias, já que quase todas as obras produzidas em seus anos de estudo na Alemanha, Itália e França se perderam na Europa. Em geral, leva-se em conta o tipo de formação praticada na Academia de Belas Artes de Munique, os quadros de antigos mestres dos museus de Munique e Florença que ele possivelmente visitou, os movimentos da vanguarda europeia que influenciavam a juventude da época, entre outros. Nossa intenção é apontar um caminho para a recuperação das suas obras de juventude, mostrando o pouco que já foi encontrado e por onde se espalha a produção anterior a 1929, que poderia esclarecer a formação de Guignard.La formación artística de Alberto da Veiga Guignard ha sido reconstruida a partir de fuentes secundarias, ya que casi todas las obras producidas en los años de estudio en Alemania, Italia y Francia fueron pérdidas en Europa. En general, se considera el tipo de formación practicada en la Academia de Bellas Artes de Munique, los cuadros de sus antiguos maestros, de los museos de Munique y Florencia que posiblemente ha visitado, los movimientos de la vanguardia europea que influenciaron la juventud en la época, entre otros. Nuestra intención es apuntar una ruta a la recuperación de sus obras en la juventud, demostrando lo poco qué se encontró y por dónde se extiende la producción anterior a 1929, que podría aclarar la formación de Guignard.The artistic studies of the Brazilian painter Alberto da Veiga Guignard have been reconstituted from secondary sources, since researchers lost track of the works produced in his years of study in Germany, Italy, and France. In general, these studies considered the type of training practiced at the Academy of Fine Arts in Munich, the paintings by old masters present in the museums of Munich and Florence that he possibly visited, the movements of the European avant-garde that influenced the youth of the time, among others. Our intention here is to signalize a way to recover his youth works, showing the few that have been found, and where is located the production prior to 1929, that could clarify Guignard’s steps during his years of training.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2022-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/20355310.11606/issn.2178-0447.ars.2022.203553ARS (São Paulo); v. 20 n. 46 (2022); 192-234ARS; Vol. 20 Núm. 46 (2022); 192-234ARS; Vol. 20 No. 46 (2022); 192-2342178-04471678-5320reponame:ARS (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/203553/190218Copyright (c) 2022 Marcelo Bortolotihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBortoloti, Marcelo2023-05-08T13:07:35Zoai:revistas.usp.br:article/203553Revistahttp://www.scielo.br/arsPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ars@usp.br2178-04471678-5320opendoar:2023-05-08T13:07:35ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
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