For more Time Drowned: Considerations on Le Noyé, by Bayard

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gatti, Fábio Luiz Oliveira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ARS (São Paulo. Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/148976
Resumo: Ao perceber, no autorretrato como um homem afogado, de Bayard, certa semelhança entre a pose corporal de sua fotografia e de outras produções visuais engendradas ao longo da história ocidental, estruturou-se um painel com 27 imagens baseado no conceito warburguiano de Pathosformeln para discutir as transformações diante da confrontação com a morte na sociedade ocidental, estudadas por Huizinga, Ariès e Morin. Por outro lado, a análise de Poivert sobre as relações dessa fotografia com o teatro, a biografia de Chatterton e a pintura da morte do poeta possibilitou pensar as noções de jogo, de ritual e de performatividade, presentes em Schechner; o caráter forjado da poesia chattertoniana, discutido por Groom; e a forte simulação desse afogado a partir de Baudrillard.
id USP-45_78bf36b60f29e7bb57b49a839a204e63
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/148976
network_acronym_str USP-45
network_name_str ARS (São Paulo. Online)
repository_id_str
spelling For more Time Drowned: Considerations on Le Noyé, by BayardPor mais tempo afogado: considerações sobre Le Noyé, de BayardPor más tiempo ahogado: consideraciones acerca de Le Noyé, de BayardPhotographyDeathPerformativitySimulationPathosformelnfotografíamuerteperformatividadsimulaciónPathosformelnfotografiamorteperformatividadesimulaçãoPathosformelnAo perceber, no autorretrato como um homem afogado, de Bayard, certa semelhança entre a pose corporal de sua fotografia e de outras produções visuais engendradas ao longo da história ocidental, estruturou-se um painel com 27 imagens baseado no conceito warburguiano de Pathosformeln para discutir as transformações diante da confrontação com a morte na sociedade ocidental, estudadas por Huizinga, Ariès e Morin. Por outro lado, a análise de Poivert sobre as relações dessa fotografia com o teatro, a biografia de Chatterton e a pintura da morte do poeta possibilitou pensar as noções de jogo, de ritual e de performatividade, presentes em Schechner; o caráter forjado da poesia chattertoniana, discutido por Groom; e a forte simulação desse afogado a partir de Baudrillard.Upon realizing a resemblance between the body's pose in the photographic self-portrait of Bayard as a drowned man and other visual productions made throughout Western history, a twenty-seven-image panel guided by the Warburguian notion of Pathosformeln was elaborated to discuss the transformations of Western society in confronting death, studied by Huizinga, Ariès and Morin. On the other hand, Poivert's analysis on the relation of this photography with theater, the Chatterton biography, and the painting of the poet's death has made it possible to think about the notions of play, ritual and performativity, present in Schechner; the forged character of Chattertonian poetry, discussed by Groom; and the strong simulation of this drowned man, based on Baudrillard's thought.Percibiendo, en el auto-retrato de Bayard cómo un hombre ahogado, una semejanza entre la pose corporal en la fotografía y producciones de la historia occidental, fue estructurado un panel con 27 imágenes basado en el concepto warburguiano de Pathosformeln con fines a discutir los cambios en la confrontación de la muerte en la sociedad occidental, estudiados por Huizinga, Ariès y Morin. Además, el análisis de Poivert de las relaciones de Bayard con el teatro, la biografía de Chatterton y la pintura de su muerte ha posibilitado reflejar acerca del juego, lo ritual y la performatividad, presentes en Schechner; del carácter forjado de la poesía chattertoniana, discutido por Groom; y de la simulación de eso ahogado, a partir de Baudrillard.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2020-10-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/14897610.11606/issn.2178-0447.ars.2020.148976ARS (São Paulo); v. 18 n. 39 (2020); 179-199ARS; Vol. 18 Núm. 39 (2020); 179-199ARS; Vol. 18 No. 39 (2020); 179-1992178-04471678-5320reponame:ARS (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/148976/163194Copyright (c) 2020 Fábio Luiz Oliveira Gattihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGatti, Fábio Luiz Oliveira2020-10-28T00:06:44Zoai:revistas.usp.br:article/148976Revistahttp://www.scielo.br/arsPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ars@usp.br2178-04471678-5320opendoar:2020-10-28T00:06:44ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv For more Time Drowned: Considerations on Le Noyé, by Bayard
Por mais tempo afogado: considerações sobre Le Noyé, de Bayard
Por más tiempo ahogado: consideraciones acerca de Le Noyé, de Bayard
title For more Time Drowned: Considerations on Le Noyé, by Bayard
spellingShingle For more Time Drowned: Considerations on Le Noyé, by Bayard
Gatti, Fábio Luiz Oliveira
Photography
Death
Performativity
Simulation
Pathosformeln
fotografía
muerte
performatividad
simulación
Pathosformeln
fotografia
morte
performatividade
simulação
Pathosformeln
title_short For more Time Drowned: Considerations on Le Noyé, by Bayard
title_full For more Time Drowned: Considerations on Le Noyé, by Bayard
title_fullStr For more Time Drowned: Considerations on Le Noyé, by Bayard
title_full_unstemmed For more Time Drowned: Considerations on Le Noyé, by Bayard
title_sort For more Time Drowned: Considerations on Le Noyé, by Bayard
author Gatti, Fábio Luiz Oliveira
author_facet Gatti, Fábio Luiz Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gatti, Fábio Luiz Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Photography
Death
Performativity
Simulation
Pathosformeln
fotografía
muerte
performatividad
simulación
Pathosformeln
fotografia
morte
performatividade
simulação
Pathosformeln
topic Photography
Death
Performativity
Simulation
Pathosformeln
fotografía
muerte
performatividad
simulación
Pathosformeln
fotografia
morte
performatividade
simulação
Pathosformeln
description Ao perceber, no autorretrato como um homem afogado, de Bayard, certa semelhança entre a pose corporal de sua fotografia e de outras produções visuais engendradas ao longo da história ocidental, estruturou-se um painel com 27 imagens baseado no conceito warburguiano de Pathosformeln para discutir as transformações diante da confrontação com a morte na sociedade ocidental, estudadas por Huizinga, Ariès e Morin. Por outro lado, a análise de Poivert sobre as relações dessa fotografia com o teatro, a biografia de Chatterton e a pintura da morte do poeta possibilitou pensar as noções de jogo, de ritual e de performatividade, presentes em Schechner; o caráter forjado da poesia chattertoniana, discutido por Groom; e a forte simulação desse afogado a partir de Baudrillard.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/148976
10.11606/issn.2178-0447.ars.2020.148976
url https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/148976
identifier_str_mv 10.11606/issn.2178-0447.ars.2020.148976
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/148976/163194
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Fábio Luiz Oliveira Gatti
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Fábio Luiz Oliveira Gatti
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv ARS (São Paulo); v. 18 n. 39 (2020); 179-199
ARS; Vol. 18 Núm. 39 (2020); 179-199
ARS; Vol. 18 No. 39 (2020); 179-199
2178-0447
1678-5320
reponame:ARS (São Paulo. Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str ARS (São Paulo. Online)
collection ARS (São Paulo. Online)
repository.name.fl_str_mv ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||ars@usp.br
_version_ 1797688293043732480