A Gramática de Artur Lescher

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fabbrini, Ricardo Nascimento
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ARS (São Paulo. Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/105520
Resumo: O artigo visa contribuir para a caracterização da obra ou imaginário artístico de Artur Lescher. Destaca que a pureza de suas formas resulta de estruturas nãocompositivas, embora integre sua gramática, elementos de tensão, tanto entre materiais em uma mesma obra, quanto entre as obras uma vez dispostas na galeria. Procura associar, ainda, essa gramática a uma semântica, relacionando-a ao imaginário infantil, pois algumas de suas formas reenviam a brinquedos antigos, enquanto outras, à ideia de repetição, própria ao jogo. Face essa obra de matriz construtiva, que se abre, contudo, à alegoria, o fruidor é instado a desentranhar o enigma da imagem, no intento de aplacar a inquietude que resulta daquilo que, sendo familiar é também estranho (Das Unheimliche). É nesse aspecto que reside o poder de negatividade, de crítica social ou política de sua arte.
id USP-45_7f8fd066869e202333b1cf4d53359295
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/105520
network_acronym_str USP-45
network_name_str ARS (São Paulo. Online)
repository_id_str
spelling A Gramática de Artur LescherArtur Lescher's GrammarArtur LescherBrazilian artconstructive artgrammarallegory.Artur Lescherarte brasileiraarte construtivagramáticaalegoriaO artigo visa contribuir para a caracterização da obra ou imaginário artístico de Artur Lescher. Destaca que a pureza de suas formas resulta de estruturas nãocompositivas, embora integre sua gramática, elementos de tensão, tanto entre materiais em uma mesma obra, quanto entre as obras uma vez dispostas na galeria. Procura associar, ainda, essa gramática a uma semântica, relacionando-a ao imaginário infantil, pois algumas de suas formas reenviam a brinquedos antigos, enquanto outras, à ideia de repetição, própria ao jogo. Face essa obra de matriz construtiva, que se abre, contudo, à alegoria, o fruidor é instado a desentranhar o enigma da imagem, no intento de aplacar a inquietude que resulta daquilo que, sendo familiar é também estranho (Das Unheimliche). É nesse aspecto que reside o poder de negatividade, de crítica social ou política de sua arte.The article aims at contributing to the characterisation of the works or artistic imagery of Artur Lescher. It highlights the purity of its forms that results from non-compositional structures while integrating in its grammar elements of tension, both between materials in the same work and among the works in the gallery they are once arranged. It also associates this grammar to semantics, relating his works to the child's imagination, since some of its forms refer back to old toys, while in others refer to the idea of repetition, to the game itself. Given this array of constructive work that leads, however, to the allegory, the spectator is asked to unravel the puzzle image, in an attempt to quell the unrest that results from what is also familiar and strange to (Das Unheimliche). It is in this aspect that the power of negativity, social or political criticism of his art resides.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2015-06-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/10552010.11606/issn.2178-0447.ars.2015.105520ARS (São Paulo); v. 13 n. 25 (2015); 15-29ARS; Vol. 13 Núm. 25 (2015); 15-29ARS; Vol. 13 No. 25 (2015); 15-292178-04471678-5320reponame:ARS (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/105520/104178Copyright (c) 2015 Ricardo Nascimento Fabbriniinfo:eu-repo/semantics/openAccessFabbrini, Ricardo Nascimento2016-01-14T11:07:53Zoai:revistas.usp.br:article/105520Revistahttp://www.scielo.br/arsPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ars@usp.br2178-04471678-5320opendoar:2016-01-14T11:07:53ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A Gramática de Artur Lescher
Artur Lescher's Grammar
title A Gramática de Artur Lescher
spellingShingle A Gramática de Artur Lescher
Fabbrini, Ricardo Nascimento
Artur Lescher
Brazilian art
constructive art
grammar
allegory.
Artur Lescher
arte brasileira
arte construtiva
gramática
alegoria
title_short A Gramática de Artur Lescher
title_full A Gramática de Artur Lescher
title_fullStr A Gramática de Artur Lescher
title_full_unstemmed A Gramática de Artur Lescher
title_sort A Gramática de Artur Lescher
author Fabbrini, Ricardo Nascimento
author_facet Fabbrini, Ricardo Nascimento
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fabbrini, Ricardo Nascimento
dc.subject.por.fl_str_mv Artur Lescher
Brazilian art
constructive art
grammar
allegory.
Artur Lescher
arte brasileira
arte construtiva
gramática
alegoria
topic Artur Lescher
Brazilian art
constructive art
grammar
allegory.
Artur Lescher
arte brasileira
arte construtiva
gramática
alegoria
description O artigo visa contribuir para a caracterização da obra ou imaginário artístico de Artur Lescher. Destaca que a pureza de suas formas resulta de estruturas nãocompositivas, embora integre sua gramática, elementos de tensão, tanto entre materiais em uma mesma obra, quanto entre as obras uma vez dispostas na galeria. Procura associar, ainda, essa gramática a uma semântica, relacionando-a ao imaginário infantil, pois algumas de suas formas reenviam a brinquedos antigos, enquanto outras, à ideia de repetição, própria ao jogo. Face essa obra de matriz construtiva, que se abre, contudo, à alegoria, o fruidor é instado a desentranhar o enigma da imagem, no intento de aplacar a inquietude que resulta daquilo que, sendo familiar é também estranho (Das Unheimliche). É nesse aspecto que reside o poder de negatividade, de crítica social ou política de sua arte.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/105520
10.11606/issn.2178-0447.ars.2015.105520
url https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/105520
identifier_str_mv 10.11606/issn.2178-0447.ars.2015.105520
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/105520/104178
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Ricardo Nascimento Fabbrini
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Ricardo Nascimento Fabbrini
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv ARS (São Paulo); v. 13 n. 25 (2015); 15-29
ARS; Vol. 13 Núm. 25 (2015); 15-29
ARS; Vol. 13 No. 25 (2015); 15-29
2178-0447
1678-5320
reponame:ARS (São Paulo. Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str ARS (São Paulo. Online)
collection ARS (São Paulo. Online)
repository.name.fl_str_mv ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||ars@usp.br
_version_ 1797688292226891776