Absorção, teatralidade e a tradição da pintura francesa na obra de Henri Matisse

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sartuzi, Ilê
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ARS (São Paulo. Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/158795
Resumo: O artigo examina as noções de “absorção” e “teatralidade” propostas por Michael Fried e retomadas por Yve-Alain Bois nos textos em que escreveu sobre a obra de Henri Matisse. Uma das questões centrais abordadas é o modo como a obra de Matisse resiste ao regime volátil de percepção precipitado pela modernidade industrial e como insta a um tipo de atenção a um só tempo contemplativa e difusa. Discute, além disso, como essa modalidade de percepção, que dispersa e difunde a atenção, e que é própria à pintura de Matisse, parece sintetizar duas vertentes opostas da tradição pictórica francesa: a dinâmica do olhar cambiante do Rococó e o estado de absorção que marca as pinturas de Greuze e Chardin.
id USP-45_8264104330f93714e152f5a9a2b8b87c
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/158795
network_acronym_str USP-45
network_name_str ARS (São Paulo. Online)
repository_id_str
spelling Absorção, teatralidade e a tradição da pintura francesa na obra de Henri MatisseAbsorption, Theatricality and the French Painting Tradition in Henri Matisse’s WorkMatisseAbsortionFigures of AlterityMatisseabsorçãofiguras de alteridadeO artigo examina as noções de “absorção” e “teatralidade” propostas por Michael Fried e retomadas por Yve-Alain Bois nos textos em que escreveu sobre a obra de Henri Matisse. Uma das questões centrais abordadas é o modo como a obra de Matisse resiste ao regime volátil de percepção precipitado pela modernidade industrial e como insta a um tipo de atenção a um só tempo contemplativa e difusa. Discute, além disso, como essa modalidade de percepção, que dispersa e difunde a atenção, e que é própria à pintura de Matisse, parece sintetizar duas vertentes opostas da tradição pictórica francesa: a dinâmica do olhar cambiante do Rococó e o estado de absorção que marca as pinturas de Greuze e Chardin.The article examines the notions of “absorption” and “theatricality” proposed by Michael Fried and retook by Yve-Alain Bois in his texts on Henri Matisse’s work. One of the main questions addressed by the author is the way the artist’s work resists the volatile regime of perception precipitated by industrial modernity and how it urges a modality of attention at one time diffuse and contemplative. In addition, it discusses how this modality of attention, unique to Matisse’s painting, seems to synthesize two opposite aspects of French pictorial tradition: the Rococo dynamic of a flickering gaze and the absorptive state which marks paintings by artists such as Greuze and Chardin.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2019-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/15879510.11606/issn.2178-0447.ars.2019.158795ARS (São Paulo); v. 17 n. 36 (2019); 253 - 269ARS; Vol. 17 Núm. 36 (2019); 253 - 269ARS; Vol. 17 No. 36 (2019); 253 - 2692178-04471678-5320reponame:ARS (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/158795/155689Copyright (c) 2019 Ilê Sartuziinfo:eu-repo/semantics/openAccessSartuzi, Ilê2020-03-28T19:04:32Zoai:revistas.usp.br:article/158795Revistahttp://www.scielo.br/arsPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ars@usp.br2178-04471678-5320opendoar:2020-03-28T19:04:32ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Absorção, teatralidade e a tradição da pintura francesa na obra de Henri Matisse
Absorption, Theatricality and the French Painting Tradition in Henri Matisse’s Work
title Absorção, teatralidade e a tradição da pintura francesa na obra de Henri Matisse
spellingShingle Absorção, teatralidade e a tradição da pintura francesa na obra de Henri Matisse
Sartuzi, Ilê
Matisse
Absortion
Figures of Alterity
Matisse
absorção
figuras de alteridade
title_short Absorção, teatralidade e a tradição da pintura francesa na obra de Henri Matisse
title_full Absorção, teatralidade e a tradição da pintura francesa na obra de Henri Matisse
title_fullStr Absorção, teatralidade e a tradição da pintura francesa na obra de Henri Matisse
title_full_unstemmed Absorção, teatralidade e a tradição da pintura francesa na obra de Henri Matisse
title_sort Absorção, teatralidade e a tradição da pintura francesa na obra de Henri Matisse
author Sartuzi, Ilê
author_facet Sartuzi, Ilê
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sartuzi, Ilê
dc.subject.por.fl_str_mv Matisse
Absortion
Figures of Alterity
Matisse
absorção
figuras de alteridade
topic Matisse
Absortion
Figures of Alterity
Matisse
absorção
figuras de alteridade
description O artigo examina as noções de “absorção” e “teatralidade” propostas por Michael Fried e retomadas por Yve-Alain Bois nos textos em que escreveu sobre a obra de Henri Matisse. Uma das questões centrais abordadas é o modo como a obra de Matisse resiste ao regime volátil de percepção precipitado pela modernidade industrial e como insta a um tipo de atenção a um só tempo contemplativa e difusa. Discute, além disso, como essa modalidade de percepção, que dispersa e difunde a atenção, e que é própria à pintura de Matisse, parece sintetizar duas vertentes opostas da tradição pictórica francesa: a dinâmica do olhar cambiante do Rococó e o estado de absorção que marca as pinturas de Greuze e Chardin.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/158795
10.11606/issn.2178-0447.ars.2019.158795
url https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/158795
identifier_str_mv 10.11606/issn.2178-0447.ars.2019.158795
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/158795/155689
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Ilê Sartuzi
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Ilê Sartuzi
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv ARS (São Paulo); v. 17 n. 36 (2019); 253 - 269
ARS; Vol. 17 Núm. 36 (2019); 253 - 269
ARS; Vol. 17 No. 36 (2019); 253 - 269
2178-0447
1678-5320
reponame:ARS (São Paulo. Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str ARS (São Paulo. Online)
collection ARS (São Paulo. Online)
repository.name.fl_str_mv ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||ars@usp.br
_version_ 1797688293104549888