The Plane, the Bird, the Angel: Wings of Progress in Guimarães Rosa and Paul Klee

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Rhaysa Novakoski
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Silva, Gustavo de Castro da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ARS (São Paulo. Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/196308
Resumo: Com o objetivo de revisitar um marco histórico do modernismo brasileiro sob outro viés e identificar imaginários de progresso presentes em duas obras artísticas, este artigo propõe um diálogo entre arte, literatura, política e história. Ambientando-se no período de construção de Brasília e na experiência dos trabalhadores nesse processo, as peças-chave para elucidação dessas imagens são: o conto “As margens da alegria”, de Guimarães Rosa, e o quadro Angelus Novus, de Paul Klee. Como resultado desta análise, a aproximação e a interpretação de diferentes linguagens artísticas apontam uma reflexão sobre as nuances do projeto modernista de desenvolvimento, como também sobre os impactos do progresso em subjetividades e territorialidades.
id USP-45_936f7c8ed655964ba0c7dfdb07ddfac3
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/196308
network_acronym_str USP-45
network_name_str ARS (São Paulo. Online)
repository_id_str
spelling The Plane, the Bird, the Angel: Wings of Progress in Guimarães Rosa and Paul KleeO avião, a ave, o anjo: asas do progresso em Guimarães Rosa e Paul KleeEl avión, el ave, el ángel: alas del progreso en Guimarães Rosa y Paul KleeGuimarães RosaBrasiliaProgressArtWalter BenjaminGuimarães RosaBrasíliaProgressoArteWalter BenjaminGuimarães RosaBrasiliaProgresoArteWalter BenjaminCom o objetivo de revisitar um marco histórico do modernismo brasileiro sob outro viés e identificar imaginários de progresso presentes em duas obras artísticas, este artigo propõe um diálogo entre arte, literatura, política e história. Ambientando-se no período de construção de Brasília e na experiência dos trabalhadores nesse processo, as peças-chave para elucidação dessas imagens são: o conto “As margens da alegria”, de Guimarães Rosa, e o quadro Angelus Novus, de Paul Klee. Como resultado desta análise, a aproximação e a interpretação de diferentes linguagens artísticas apontam uma reflexão sobre as nuances do projeto modernista de desenvolvimento, como também sobre os impactos do progresso em subjetividades e territorialidades.Con el objetivo de revisitar un marco histórico del modernismo brasileño desde otra perspectiva e identificar imaginarios de progreso presentes en dos obras artísticas, este artículo propone un diálogo entre arte, literatura, política e historia. Ambientándose en el período de construcción de Brasilia y en la experiencia de los trabajadores en este proceso, las piezas clave para elucidar estas imágenes son: el cuento “Las márgenes de la alegría”, de Guimarães Rosa, y el cuadro AngelusNovus, de Paul Klee. Como resultado de este análisis, la aproximación y la interpretación de diferentes lenguajes artísticos apuntan a una reflexión sobre las sutilezas del proyecto modernista de desarrollo, así como sobre los impactos del progreso en las subjetividades y las territorialidades.With the objective of revisiting a historical milestone of Brazilian modernism and identifying imaginaries of progress present in two artistic works, this article proposes a dialogue between art, literature, politics, and history. Set in the construction period of Brasilia and in the workers’ experience during this process, the key pieces to elucidate these images are the tale “The Margins of Joy”, by Guimarães Rosa, and the painting Angelus Novus, by Paul Klee. As a result of this analysis, the approach and interpretation of different artistic languages point to a reflection on the nuances of the modernist project of development, as well as on the impacts of progress on subjectivities and territorialities.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2023-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/19630810.11606/issn.2178-0447.ars.2023.196308ARS (São Paulo); v. 21 n. 48 (2023); 30-71ARS; Vol. 21 Núm. 48 (2023); 30-71ARS; Vol. 21 No. 48 (2023); 30-712178-04471678-5320reponame:ARS (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/196308/197722Copyright (c) 2023 Rhaysa Novakoski Carvalho, Gustavo de Castro da Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Rhaysa NovakoskiSilva, Gustavo de Castro da2023-09-06T19:53:09Zoai:revistas.usp.br:article/196308Revistahttp://www.scielo.br/arsPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ars@usp.br2178-04471678-5320opendoar:2023-09-06T19:53:09ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv The Plane, the Bird, the Angel: Wings of Progress in Guimarães Rosa and Paul Klee
O avião, a ave, o anjo: asas do progresso em Guimarães Rosa e Paul Klee
El avión, el ave, el ángel: alas del progreso en Guimarães Rosa y Paul Klee
title The Plane, the Bird, the Angel: Wings of Progress in Guimarães Rosa and Paul Klee
spellingShingle The Plane, the Bird, the Angel: Wings of Progress in Guimarães Rosa and Paul Klee
Carvalho, Rhaysa Novakoski
Guimarães Rosa
Brasilia
Progress
Art
Walter Benjamin
Guimarães Rosa
Brasília
Progresso
Arte
Walter Benjamin
Guimarães Rosa
Brasilia
Progreso
Arte
Walter Benjamin
title_short The Plane, the Bird, the Angel: Wings of Progress in Guimarães Rosa and Paul Klee
title_full The Plane, the Bird, the Angel: Wings of Progress in Guimarães Rosa and Paul Klee
title_fullStr The Plane, the Bird, the Angel: Wings of Progress in Guimarães Rosa and Paul Klee
title_full_unstemmed The Plane, the Bird, the Angel: Wings of Progress in Guimarães Rosa and Paul Klee
title_sort The Plane, the Bird, the Angel: Wings of Progress in Guimarães Rosa and Paul Klee
author Carvalho, Rhaysa Novakoski
author_facet Carvalho, Rhaysa Novakoski
Silva, Gustavo de Castro da
author_role author
author2 Silva, Gustavo de Castro da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Rhaysa Novakoski
Silva, Gustavo de Castro da
dc.subject.por.fl_str_mv Guimarães Rosa
Brasilia
Progress
Art
Walter Benjamin
Guimarães Rosa
Brasília
Progresso
Arte
Walter Benjamin
Guimarães Rosa
Brasilia
Progreso
Arte
Walter Benjamin
topic Guimarães Rosa
Brasilia
Progress
Art
Walter Benjamin
Guimarães Rosa
Brasília
Progresso
Arte
Walter Benjamin
Guimarães Rosa
Brasilia
Progreso
Arte
Walter Benjamin
description Com o objetivo de revisitar um marco histórico do modernismo brasileiro sob outro viés e identificar imaginários de progresso presentes em duas obras artísticas, este artigo propõe um diálogo entre arte, literatura, política e história. Ambientando-se no período de construção de Brasília e na experiência dos trabalhadores nesse processo, as peças-chave para elucidação dessas imagens são: o conto “As margens da alegria”, de Guimarães Rosa, e o quadro Angelus Novus, de Paul Klee. Como resultado desta análise, a aproximação e a interpretação de diferentes linguagens artísticas apontam uma reflexão sobre as nuances do projeto modernista de desenvolvimento, como também sobre os impactos do progresso em subjetividades e territorialidades.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/196308
10.11606/issn.2178-0447.ars.2023.196308
url https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/196308
identifier_str_mv 10.11606/issn.2178-0447.ars.2023.196308
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/196308/197722
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Rhaysa Novakoski Carvalho, Gustavo de Castro da Silva
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Rhaysa Novakoski Carvalho, Gustavo de Castro da Silva
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv ARS (São Paulo); v. 21 n. 48 (2023); 30-71
ARS; Vol. 21 Núm. 48 (2023); 30-71
ARS; Vol. 21 No. 48 (2023); 30-71
2178-0447
1678-5320
reponame:ARS (São Paulo. Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str ARS (São Paulo. Online)
collection ARS (São Paulo. Online)
repository.name.fl_str_mv ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||ars@usp.br
_version_ 1797688293754667008