A presença da Galeria Collectio no mercado de arte brasileiro durante a década de 1970
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ARS (São Paulo. Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/140007 |
Resumo: | Este primeiro estudo pretende resgatar a história da galeria Collectio por meio de seu posicionamento na mídia, em anúncios publicitários, reportagens ou entrevistas publicadas na imprensa brasileira entre 1970 e 1973, o que nos permitirá um ponto de vista privilegiado do crescimento do mercado de arte brasileiro. A trajetória da galeria seria marcada por uma ação intensa e impacto profundo no crescimento visto naqueles anos, especialmente no que diz respeito aos leilões de arte moderna, em que esteve particularmente engajada. O artigo oferece uma avaliação do crescimento do mercado de arte na década de 1970, pontuando em paralelo o processo de consagração do modernismo brasileiro. |
id |
USP-45_a5f8bb95a00d69f037365e75491268e5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/140007 |
network_acronym_str |
USP-45 |
network_name_str |
ARS (São Paulo. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A presença da Galeria Collectio no mercado de arte brasileiro durante a década de 1970The presence of the Collectio Gallery on the Brazilian art market during the 1970sGaleria Collectiomercado de artemodernismoCollectio Galleryart marketmodernismEste primeiro estudo pretende resgatar a história da galeria Collectio por meio de seu posicionamento na mídia, em anúncios publicitários, reportagens ou entrevistas publicadas na imprensa brasileira entre 1970 e 1973, o que nos permitirá um ponto de vista privilegiado do crescimento do mercado de arte brasileiro. A trajetória da galeria seria marcada por uma ação intensa e impacto profundo no crescimento visto naqueles anos, especialmente no que diz respeito aos leilões de arte moderna, em que esteve particularmente engajada. O artigo oferece uma avaliação do crescimento do mercado de arte na década de 1970, pontuando em paralelo o processo de consagração do modernismo brasileiro.This first study intends to rescue the history of the Collectio Gallery by analyzing its position in the media, in advertisements, reports or interviews published in the Brazilian press between 1970 and 1973, which will allow us a privileged view of the Brazilian art market growth. Its brief trajectory would be marked by an intense action and profound impact on the growth seen in those years, especially regarding the modern art auctions, in which it was particularly engaged. The article offers an evaluation of the art market growth in the 1970s, observing in parallel the process of consecration of Brazilian modernism.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2017-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/14000710.11606/issn.2178-0447.ars.2017.140007ARS (São Paulo); v. 15 n. 31 (2017); 125-148ARS; Vol. 15 Núm. 31 (2017); 125-148ARS; Vol. 15 No. 31 (2017); 125-1482178-04471678-5320reponame:ARS (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/140007/136668Copyright (c) 2017 Rachel Vallegoinfo:eu-repo/semantics/openAccessVallego, Rachel2017-12-21T21:50:30Zoai:revistas.usp.br:article/140007Revistahttp://www.scielo.br/arsPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ars@usp.br2178-04471678-5320opendoar:2017-12-21T21:50:30ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A presença da Galeria Collectio no mercado de arte brasileiro durante a década de 1970 The presence of the Collectio Gallery on the Brazilian art market during the 1970s |
title |
A presença da Galeria Collectio no mercado de arte brasileiro durante a década de 1970 |
spellingShingle |
A presença da Galeria Collectio no mercado de arte brasileiro durante a década de 1970 Vallego, Rachel Galeria Collectio mercado de arte modernismo Collectio Gallery art market modernism |
title_short |
A presença da Galeria Collectio no mercado de arte brasileiro durante a década de 1970 |
title_full |
A presença da Galeria Collectio no mercado de arte brasileiro durante a década de 1970 |
title_fullStr |
A presença da Galeria Collectio no mercado de arte brasileiro durante a década de 1970 |
title_full_unstemmed |
A presença da Galeria Collectio no mercado de arte brasileiro durante a década de 1970 |
title_sort |
A presença da Galeria Collectio no mercado de arte brasileiro durante a década de 1970 |
author |
Vallego, Rachel |
author_facet |
Vallego, Rachel |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vallego, Rachel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Galeria Collectio mercado de arte modernismo Collectio Gallery art market modernism |
topic |
Galeria Collectio mercado de arte modernismo Collectio Gallery art market modernism |
description |
Este primeiro estudo pretende resgatar a história da galeria Collectio por meio de seu posicionamento na mídia, em anúncios publicitários, reportagens ou entrevistas publicadas na imprensa brasileira entre 1970 e 1973, o que nos permitirá um ponto de vista privilegiado do crescimento do mercado de arte brasileiro. A trajetória da galeria seria marcada por uma ação intensa e impacto profundo no crescimento visto naqueles anos, especialmente no que diz respeito aos leilões de arte moderna, em que esteve particularmente engajada. O artigo oferece uma avaliação do crescimento do mercado de arte na década de 1970, pontuando em paralelo o processo de consagração do modernismo brasileiro. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/140007 10.11606/issn.2178-0447.ars.2017.140007 |
url |
https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/140007 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2178-0447.ars.2017.140007 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/140007/136668 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Rachel Vallego info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Rachel Vallego |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
ARS (São Paulo); v. 15 n. 31 (2017); 125-148 ARS; Vol. 15 Núm. 31 (2017); 125-148 ARS; Vol. 15 No. 31 (2017); 125-148 2178-0447 1678-5320 reponame:ARS (São Paulo. Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
ARS (São Paulo. Online) |
collection |
ARS (São Paulo. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||ars@usp.br |
_version_ |
1797688292695605248 |