A presença da Galeria Collectio no mercado de arte brasileiro durante a década de 1970

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vallego, Rachel
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ARS (São Paulo. Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/140007
Resumo: Este primeiro estudo pretende resgatar a história da galeria Collectio por meio de seu posicionamento na mídia, em anúncios publicitários, reportagens ou entrevistas publicadas na imprensa brasileira entre 1970 e 1973, o que nos permitirá um ponto de vista privilegiado do crescimento do mercado de arte brasileiro. A trajetória da galeria seria marcada por uma ação intensa e impacto profundo no crescimento visto naqueles anos, especialmente no que diz respeito aos leilões de arte moderna, em que esteve particularmente engajada. O artigo oferece uma avaliação do crescimento do mercado de arte na década de 1970, pontuando em paralelo o processo de consagração do modernismo brasileiro.
id USP-45_a5f8bb95a00d69f037365e75491268e5
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/140007
network_acronym_str USP-45
network_name_str ARS (São Paulo. Online)
repository_id_str
spelling A presença da Galeria Collectio no mercado de arte brasileiro durante a década de 1970The presence of the Collectio Gallery on the Brazilian art market during the 1970sGaleria Collectiomercado de artemodernismoCollectio Galleryart marketmodernismEste primeiro estudo pretende resgatar a história da galeria Collectio por meio de seu posicionamento na mídia, em anúncios publicitários, reportagens ou entrevistas publicadas na imprensa brasileira entre 1970 e 1973, o que nos permitirá um ponto de vista privilegiado do crescimento do mercado de arte brasileiro. A trajetória da galeria seria marcada por uma ação intensa e impacto profundo no crescimento visto naqueles anos, especialmente no que diz respeito aos leilões de arte moderna, em que esteve particularmente engajada. O artigo oferece uma avaliação do crescimento do mercado de arte na década de 1970, pontuando em paralelo o processo de consagração do modernismo brasileiro.This first study intends to rescue the history of the Collectio Gallery by analyzing its position in the media, in advertisements, reports or interviews published in the Brazilian press between 1970 and 1973, which will allow us a privileged view of the Brazilian art market growth. Its brief trajectory would be marked by an intense action and profound impact on the growth seen in those years, especially regarding the modern art auctions, in which it was particularly engaged. The article offers an evaluation of the art market growth in the 1970s, observing in parallel the process of consecration of Brazilian modernism.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2017-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/14000710.11606/issn.2178-0447.ars.2017.140007ARS (São Paulo); v. 15 n. 31 (2017); 125-148ARS; Vol. 15 Núm. 31 (2017); 125-148ARS; Vol. 15 No. 31 (2017); 125-1482178-04471678-5320reponame:ARS (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/140007/136668Copyright (c) 2017 Rachel Vallegoinfo:eu-repo/semantics/openAccessVallego, Rachel2017-12-21T21:50:30Zoai:revistas.usp.br:article/140007Revistahttp://www.scielo.br/arsPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ars@usp.br2178-04471678-5320opendoar:2017-12-21T21:50:30ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A presença da Galeria Collectio no mercado de arte brasileiro durante a década de 1970
The presence of the Collectio Gallery on the Brazilian art market during the 1970s
title A presença da Galeria Collectio no mercado de arte brasileiro durante a década de 1970
spellingShingle A presença da Galeria Collectio no mercado de arte brasileiro durante a década de 1970
Vallego, Rachel
Galeria Collectio
mercado de arte
modernismo
Collectio Gallery
art market
modernism
title_short A presença da Galeria Collectio no mercado de arte brasileiro durante a década de 1970
title_full A presença da Galeria Collectio no mercado de arte brasileiro durante a década de 1970
title_fullStr A presença da Galeria Collectio no mercado de arte brasileiro durante a década de 1970
title_full_unstemmed A presença da Galeria Collectio no mercado de arte brasileiro durante a década de 1970
title_sort A presença da Galeria Collectio no mercado de arte brasileiro durante a década de 1970
author Vallego, Rachel
author_facet Vallego, Rachel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vallego, Rachel
dc.subject.por.fl_str_mv Galeria Collectio
mercado de arte
modernismo
Collectio Gallery
art market
modernism
topic Galeria Collectio
mercado de arte
modernismo
Collectio Gallery
art market
modernism
description Este primeiro estudo pretende resgatar a história da galeria Collectio por meio de seu posicionamento na mídia, em anúncios publicitários, reportagens ou entrevistas publicadas na imprensa brasileira entre 1970 e 1973, o que nos permitirá um ponto de vista privilegiado do crescimento do mercado de arte brasileiro. A trajetória da galeria seria marcada por uma ação intensa e impacto profundo no crescimento visto naqueles anos, especialmente no que diz respeito aos leilões de arte moderna, em que esteve particularmente engajada. O artigo oferece uma avaliação do crescimento do mercado de arte na década de 1970, pontuando em paralelo o processo de consagração do modernismo brasileiro.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/140007
10.11606/issn.2178-0447.ars.2017.140007
url https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/140007
identifier_str_mv 10.11606/issn.2178-0447.ars.2017.140007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/140007/136668
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Rachel Vallego
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Rachel Vallego
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv ARS (São Paulo); v. 15 n. 31 (2017); 125-148
ARS; Vol. 15 Núm. 31 (2017); 125-148
ARS; Vol. 15 No. 31 (2017); 125-148
2178-0447
1678-5320
reponame:ARS (São Paulo. Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str ARS (São Paulo. Online)
collection ARS (São Paulo. Online)
repository.name.fl_str_mv ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||ars@usp.br
_version_ 1797688292695605248