Sobre periodização: o que significa "pós-Duchamp"?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duve, Thierry de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: ARS (São Paulo. Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/188234
Resumo: Quando se fala em um mundo pós-Duchamp, cria-se um problema de periodização particularmente incômodo. Os readymades de Duchamp e, em específico, o ilustre e infame urinol intitulado A fonte, sinalizavam que uma alteração profunda havia ocorrido no mundo da arte, uma alteração que não dizia respeito a estilos, mas a regimes estéticos, uma mudança não dos movimentos, mas sim das instituições da arte, tão radical, mutatis mutandis, quanto a passagem da monarquia para a república e que, mesmo assim, os livros de história da arte ainda não registraram enquanto tal. Sem endereçá-la em sua totalidade, meu artigo reconstrói os passos que me tornaram ciente desse problema de periodização.
id USP-45_ad57322328e432fd3c940d85633d983b
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/188234
network_acronym_str USP-45
network_name_str ARS (São Paulo. Online)
repository_id_str
spelling Sobre periodização: o que significa "pós-Duchamp"?A cerca de periodización: ¿qué significa "post-Duchamp?On Periodization: What Does "Post-Duchamp" Mean?DuchampPost-DuchampPeriodizationContemporaneityArt InstitutionDuchampPós-DuchampPeriodizaçãoContemporaneidadeInstituição de arteDuchampPost-DuchampPeriodizaciónContemporaneidadInstituición de arteQuando se fala em um mundo pós-Duchamp, cria-se um problema de periodização particularmente incômodo. Os readymades de Duchamp e, em específico, o ilustre e infame urinol intitulado A fonte, sinalizavam que uma alteração profunda havia ocorrido no mundo da arte, uma alteração que não dizia respeito a estilos, mas a regimes estéticos, uma mudança não dos movimentos, mas sim das instituições da arte, tão radical, mutatis mutandis, quanto a passagem da monarquia para a república e que, mesmo assim, os livros de história da arte ainda não registraram enquanto tal. Sem endereçá-la em sua totalidade, meu artigo reconstrói os passos que me tornaram ciente desse problema de periodização.Hablar en un mundo post-Duchamp es crear un problema de periodización particularmente incómodo. Los readymades de Duchamp, y en especial el urinario llamado La fuente, señalavan que un cambio profundo en el mundo del arte havia ocurrido, un cambio no de estilos, sino de regimens esteticos, no de movimientos, sino de instituiciones del arte, tan radical, mutatis mutandis, cuanto el pasaje de la monarquía para la república y que mismo así los libros de historia del arte aún no registraran en cuanto tal. Sin tratar de ella en su totalidad, mi artículo reconstruye los pasos que me llamaron atención hasta ese problema de periodización.When we speak of a post-Duchamp art world, we raise a particularly vexing periodization problem. Marcel Duchamp’s readymades, and the famous/infamous urinal titled Fountain in particular, have signaled that a sea change has occurred in the art world, which was not a change in styles but rather in aesthetic regimes, not a change in art movements but rather in art institutions, a change which, mutatis mutandis, is as radical as the passage from monarchy to republic, yet a change which art history books have not recorded yet, as such. Without addressing it in full, my paper recalls the steps that made me aware of this periodization problem.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2021-11-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/18823410.11606/issn.2178-0447.ars.2021.188234ARS (São Paulo); v. 19 n. 42 (2021): Histórias da arte sem lugar; 83-108ARS; Vol. 19 Núm. 42 (2021): Historias del arte sin lugar; 83-108ARS; Vol. 19 No. 42 (2021): Homeless Art Histories; 83-1082178-04471678-5320reponame:ARS (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPenghttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/188234/176520Copyright (c) 2021 Thierry de Duvehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess Duve, Thierry de2023-08-17T13:44:42Zoai:revistas.usp.br:article/188234Revistahttp://www.scielo.br/arsPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ars@usp.br2178-04471678-5320opendoar:2023-08-17T13:44:42ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Sobre periodização: o que significa "pós-Duchamp"?
A cerca de periodización: ¿qué significa "post-Duchamp?
On Periodization: What Does "Post-Duchamp" Mean?
title Sobre periodização: o que significa "pós-Duchamp"?
spellingShingle Sobre periodização: o que significa "pós-Duchamp"?
Duve, Thierry de
Duchamp
Post-Duchamp
Periodization
Contemporaneity
Art Institution
Duchamp
Pós-Duchamp
Periodização
Contemporaneidade
Instituição de arte
Duchamp
Post-Duchamp
Periodización
Contemporaneidad
Instituición de arte
title_short Sobre periodização: o que significa "pós-Duchamp"?
title_full Sobre periodização: o que significa "pós-Duchamp"?
title_fullStr Sobre periodização: o que significa "pós-Duchamp"?
title_full_unstemmed Sobre periodização: o que significa "pós-Duchamp"?
title_sort Sobre periodização: o que significa "pós-Duchamp"?
author Duve, Thierry de
author_facet Duve, Thierry de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Duve, Thierry de
dc.subject.por.fl_str_mv Duchamp
Post-Duchamp
Periodization
Contemporaneity
Art Institution
Duchamp
Pós-Duchamp
Periodização
Contemporaneidade
Instituição de arte
Duchamp
Post-Duchamp
Periodización
Contemporaneidad
Instituición de arte
topic Duchamp
Post-Duchamp
Periodization
Contemporaneity
Art Institution
Duchamp
Pós-Duchamp
Periodização
Contemporaneidade
Instituição de arte
Duchamp
Post-Duchamp
Periodización
Contemporaneidad
Instituición de arte
description Quando se fala em um mundo pós-Duchamp, cria-se um problema de periodização particularmente incômodo. Os readymades de Duchamp e, em específico, o ilustre e infame urinol intitulado A fonte, sinalizavam que uma alteração profunda havia ocorrido no mundo da arte, uma alteração que não dizia respeito a estilos, mas a regimes estéticos, uma mudança não dos movimentos, mas sim das instituições da arte, tão radical, mutatis mutandis, quanto a passagem da monarquia para a república e que, mesmo assim, os livros de história da arte ainda não registraram enquanto tal. Sem endereçá-la em sua totalidade, meu artigo reconstrói os passos que me tornaram ciente desse problema de periodização.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/188234
10.11606/issn.2178-0447.ars.2021.188234
url https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/188234
identifier_str_mv 10.11606/issn.2178-0447.ars.2021.188234
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/188234/176520
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Thierry de Duve
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Thierry de Duve
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv ARS (São Paulo); v. 19 n. 42 (2021): Histórias da arte sem lugar; 83-108
ARS; Vol. 19 Núm. 42 (2021): Historias del arte sin lugar; 83-108
ARS; Vol. 19 No. 42 (2021): Homeless Art Histories; 83-108
2178-0447
1678-5320
reponame:ARS (São Paulo. Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str ARS (São Paulo. Online)
collection ARS (São Paulo. Online)
repository.name.fl_str_mv ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||ars@usp.br
_version_ 1797688293726355456