A relevância de Klein hoje

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bois, Yve-Alain
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ARS (São Paulo. Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/3084
Resumo: Para se aproximar do trabalho de Yves Klein, o autor reproduz alguns argumentos de Theodor Adorno sobre a música de Wagner, formulados em dois momentos - em 1937-1938, sob a experiência do fascismo, e em 1963, com 30 anos de "distância". No primeiro texto, Adorno mostrava, na obra de Wagner, os aspectos que traíam a gestação do fascismo. No segundo reconhecia que, com o novo momento histórico, outras camadas vinham à baila naquela obra; ela havia mudado, e a posição de Adorno em relação a ela tornava-se "ambivalente". Partindo do paralelismo com Wagner, Bois revisita o trabalho de Klein buscando revelar, em seus ardis e encenações, para além da simples adesão aos expedientes da indústria cultural, uma espetacularização do próprio espetáculo, que acaba por esvaziá-lo.
id USP-45_ad69d844cb43e875b233a6666c5f4824
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/3084
network_acronym_str USP-45
network_name_str ARS (São Paulo. Online)
repository_id_str
spelling A relevância de Klein hoje Yves KleinTheodor AdornoRichard Wagnerculture industryspectacleYves KleinTheodor AdornoRichard Wagnerindústria culturalespetáculo Para se aproximar do trabalho de Yves Klein, o autor reproduz alguns argumentos de Theodor Adorno sobre a música de Wagner, formulados em dois momentos - em 1937-1938, sob a experiência do fascismo, e em 1963, com 30 anos de "distância". No primeiro texto, Adorno mostrava, na obra de Wagner, os aspectos que traíam a gestação do fascismo. No segundo reconhecia que, com o novo momento histórico, outras camadas vinham à baila naquela obra; ela havia mudado, e a posição de Adorno em relação a ela tornava-se "ambivalente". Partindo do paralelismo com Wagner, Bois revisita o trabalho de Klein buscando revelar, em seus ardis e encenações, para além da simples adesão aos expedientes da indústria cultural, uma espetacularização do próprio espetáculo, que acaba por esvaziá-lo. In order to approach the work of Yves Klein, the author recalls the arguments of Theodor Adorno in regard to the music of Richard Wagner, presented in two different texts - the first written in 1937-1938, under the experience of fascism, and the other in 1963, with a "distance" of 30 years. In the first text, Adorno highlighted, in the work of Wagner, the aspects that betrayed the birth of fascism. In the second one he recognized that, along with the new historical moment, other layers emerged in Wagner's work; it had changed, and Adorno's position toward it became "ambivalent". Starting with a parallelism with Wagner, Bois reexamines the work of Yves Klein, trying to reveal, in his use of staging and artifice, beyond the mere acceptance of the expedients of the culture industry, a spectacularization of spectacle itself, that ends up by deflating it. Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2010-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/308410.1590/S1678-53202010000100005ARS (São Paulo); v. 8 n. 15 (2010); 54-73 ARS; Vol. 8 Núm. 15 (2010); 54-73 ARS; Vol. 8 No. 15 (2010); 54-73 2178-04471678-5320reponame:ARS (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/3084/3773Copyright (c) 2010 Yve-Alain Boisinfo:eu-repo/semantics/openAccessBois, Yve-Alain2015-10-14T18:58:51Zoai:revistas.usp.br:article/3084Revistahttp://www.scielo.br/arsPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ars@usp.br2178-04471678-5320opendoar:2015-10-14T18:58:51ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A relevância de Klein hoje
title A relevância de Klein hoje
spellingShingle A relevância de Klein hoje
Bois, Yve-Alain
Yves Klein
Theodor Adorno
Richard Wagner
culture industry
spectacle
Yves Klein
Theodor Adorno
Richard Wagner
indústria cultural
espetáculo
title_short A relevância de Klein hoje
title_full A relevância de Klein hoje
title_fullStr A relevância de Klein hoje
title_full_unstemmed A relevância de Klein hoje
title_sort A relevância de Klein hoje
author Bois, Yve-Alain
author_facet Bois, Yve-Alain
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bois, Yve-Alain
dc.subject.por.fl_str_mv Yves Klein
Theodor Adorno
Richard Wagner
culture industry
spectacle
Yves Klein
Theodor Adorno
Richard Wagner
indústria cultural
espetáculo
topic Yves Klein
Theodor Adorno
Richard Wagner
culture industry
spectacle
Yves Klein
Theodor Adorno
Richard Wagner
indústria cultural
espetáculo
description Para se aproximar do trabalho de Yves Klein, o autor reproduz alguns argumentos de Theodor Adorno sobre a música de Wagner, formulados em dois momentos - em 1937-1938, sob a experiência do fascismo, e em 1963, com 30 anos de "distância". No primeiro texto, Adorno mostrava, na obra de Wagner, os aspectos que traíam a gestação do fascismo. No segundo reconhecia que, com o novo momento histórico, outras camadas vinham à baila naquela obra; ela havia mudado, e a posição de Adorno em relação a ela tornava-se "ambivalente". Partindo do paralelismo com Wagner, Bois revisita o trabalho de Klein buscando revelar, em seus ardis e encenações, para além da simples adesão aos expedientes da indústria cultural, uma espetacularização do próprio espetáculo, que acaba por esvaziá-lo.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/3084
10.1590/S1678-53202010000100005
url https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/3084
identifier_str_mv 10.1590/S1678-53202010000100005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/3084/3773
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2010 Yve-Alain Bois
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2010 Yve-Alain Bois
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv ARS (São Paulo); v. 8 n. 15 (2010); 54-73
ARS; Vol. 8 Núm. 15 (2010); 54-73
ARS; Vol. 8 No. 15 (2010); 54-73
2178-0447
1678-5320
reponame:ARS (São Paulo. Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str ARS (São Paulo. Online)
collection ARS (São Paulo. Online)
repository.name.fl_str_mv ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||ars@usp.br
_version_ 1797688291719380992