Do cartaz ao mural: Bramante Buffoni e o ambiente ítalo-paulista da década de 1950
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ARS (São Paulo. Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/158819 |
Resumo: | Este artigo aborda a trajetória do artista italiano Bramante Buffoni e sua importância para a compreensão das artes aplicadas como signo da modernidade no Brasil. Buffoni chegou em São Paulo em 1953, onde trabalhou com diversos agentes importantes do ambiente cultural paulistano, como Pietro Maria Bardi e Francisco Matarazzo Sobrinho. O artista atuou de maneira ampla, com diversos meios e técnicas, desde a linguagem gráfica dos cartazes até o campo da decoração de interiores. A presença da obra de Buffoni no acervo moderno do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo nos propõe o entendimento dessa coleção a partir de uma renovada abordagem, que seja ampla e inclua uma gama expandida de objetos de arte. |
id |
USP-45_b82b630e00cf41b1dc3828658e5c63b8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/158819 |
network_acronym_str |
USP-45 |
network_name_str |
ARS (São Paulo. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Do cartaz ao mural: Bramante Buffoni e o ambiente ítalo-paulista da década de 1950Del afiche a lo mural: Bramante Buffoni y el ambiente italo-paulista de los años 1950From the poster to the mural: Bramante Buffoni and the Italian-Paulista Environment of the 1950sBramante BufoniMAC USPApplied ArtsModernityBramante BufoniMAC USPartes aplicadasmodernidadBramante BuffoniMAC USPartes aplicadasmodernidadeEste artigo aborda a trajetória do artista italiano Bramante Buffoni e sua importância para a compreensão das artes aplicadas como signo da modernidade no Brasil. Buffoni chegou em São Paulo em 1953, onde trabalhou com diversos agentes importantes do ambiente cultural paulistano, como Pietro Maria Bardi e Francisco Matarazzo Sobrinho. O artista atuou de maneira ampla, com diversos meios e técnicas, desde a linguagem gráfica dos cartazes até o campo da decoração de interiores. A presença da obra de Buffoni no acervo moderno do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo nos propõe o entendimento dessa coleção a partir de uma renovada abordagem, que seja ampla e inclua uma gama expandida de objetos de arte.Este artículo trata de la trayectoria de lo artista italiano Bramante Buffoni y de su importancia para la comprensión de las artes aplicadas encuanto signo de modernidad en Brasil. Buffoni llegó a São Paulo en 1953, donde trabajó con diversos agentes importantes del ambiente cultural de la ciudad, cómo Pietro Maria Bardi y Francisco Matarazzo Sobrinho. El artista utilizo técnicas y medios muy variados, desde el lenguaje gráfico de los afiches hasta el campo de la decoración de interiores. La presencia de su obra en el acervo del Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo nos presenta el entendimiento de esta colección por un nuevo enfoque, amplio y capaz de abarcar una gama extendida de objetos del arte.This article examines the trajectory of the Italian artist Bramante Buffoni, and its importance for the understanding of applied arts as a sign of modernity in Brazil. Buffoni arrived in São Paulo in 1953, where he worked with several important agents of the cultural environment of São Paulo, such as Pietro Maria Bardi and Francisco Matarazzo Sobrinho. The artist worked with various media and techniques, from the graphic language of the posters to the field of interior decoration. The presence of Buffoni’s work in the modern collection of the Museum of Contemporary Art of the University of São Paulo elicites a renewed approach to the understanding of this vast collection, which includes an expanded range of art objects.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2020-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/15881910.11606/issn.2178-0447.ars.2020.158819ARS (São Paulo); v. 18 n. 38 (2020); 219 - 239ARS; Vol. 18 Núm. 38 (2020); 219 - 239ARS; Vol. 18 No. 38 (2020); 219 - 2392178-04471678-5320reponame:ARS (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/158819/160473Copyright (c) 2020 Patrícia Martins Santos Freitasinfo:eu-repo/semantics/openAccessFreitas, Patrícia Martins Santos2020-05-21T12:12:41Zoai:revistas.usp.br:article/158819Revistahttp://www.scielo.br/arsPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ars@usp.br2178-04471678-5320opendoar:2020-05-21T12:12:41ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Do cartaz ao mural: Bramante Buffoni e o ambiente ítalo-paulista da década de 1950 Del afiche a lo mural: Bramante Buffoni y el ambiente italo-paulista de los años 1950 From the poster to the mural: Bramante Buffoni and the Italian-Paulista Environment of the 1950s |
title |
Do cartaz ao mural: Bramante Buffoni e o ambiente ítalo-paulista da década de 1950 |
spellingShingle |
Do cartaz ao mural: Bramante Buffoni e o ambiente ítalo-paulista da década de 1950 Freitas, Patrícia Martins Santos Bramante Bufoni MAC USP Applied Arts Modernity Bramante Bufoni MAC USP artes aplicadas modernidad Bramante Buffoni MAC USP artes aplicadas modernidade |
title_short |
Do cartaz ao mural: Bramante Buffoni e o ambiente ítalo-paulista da década de 1950 |
title_full |
Do cartaz ao mural: Bramante Buffoni e o ambiente ítalo-paulista da década de 1950 |
title_fullStr |
Do cartaz ao mural: Bramante Buffoni e o ambiente ítalo-paulista da década de 1950 |
title_full_unstemmed |
Do cartaz ao mural: Bramante Buffoni e o ambiente ítalo-paulista da década de 1950 |
title_sort |
Do cartaz ao mural: Bramante Buffoni e o ambiente ítalo-paulista da década de 1950 |
author |
Freitas, Patrícia Martins Santos |
author_facet |
Freitas, Patrícia Martins Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas, Patrícia Martins Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bramante Bufoni MAC USP Applied Arts Modernity Bramante Bufoni MAC USP artes aplicadas modernidad Bramante Buffoni MAC USP artes aplicadas modernidade |
topic |
Bramante Bufoni MAC USP Applied Arts Modernity Bramante Bufoni MAC USP artes aplicadas modernidad Bramante Buffoni MAC USP artes aplicadas modernidade |
description |
Este artigo aborda a trajetória do artista italiano Bramante Buffoni e sua importância para a compreensão das artes aplicadas como signo da modernidade no Brasil. Buffoni chegou em São Paulo em 1953, onde trabalhou com diversos agentes importantes do ambiente cultural paulistano, como Pietro Maria Bardi e Francisco Matarazzo Sobrinho. O artista atuou de maneira ampla, com diversos meios e técnicas, desde a linguagem gráfica dos cartazes até o campo da decoração de interiores. A presença da obra de Buffoni no acervo moderno do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo nos propõe o entendimento dessa coleção a partir de uma renovada abordagem, que seja ampla e inclua uma gama expandida de objetos de arte. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/158819 10.11606/issn.2178-0447.ars.2020.158819 |
url |
https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/158819 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2178-0447.ars.2020.158819 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/158819/160473 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Patrícia Martins Santos Freitas info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Patrícia Martins Santos Freitas |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
ARS (São Paulo); v. 18 n. 38 (2020); 219 - 239 ARS; Vol. 18 Núm. 38 (2020); 219 - 239 ARS; Vol. 18 No. 38 (2020); 219 - 239 2178-0447 1678-5320 reponame:ARS (São Paulo. Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
ARS (São Paulo. Online) |
collection |
ARS (São Paulo. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||ars@usp.br |
_version_ |
1797688293111889920 |