Memória de gestos na obra de Agnès Varda: pintura, fotografia, cinema

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Cristian
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Jésus, Samuel de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ARS (São Paulo. Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/3075
Resumo: Antiga aluna da Escola do Louvre, Agnès Varda inicia sua carreira como fotógrafa, antes de se dedicar ao cinema. Raramente críticos e acadêmicos percebem ou destacam, em sua obra fílmica, o gosto acentuado e erudito pela pintura e pela fotografia, que se manifesta notadamente através da recorrência de gestos presentes na imagem. Analisaremos três procedimentos em que essa recorrência explícita pode ser percebida em alguns de seus filmes. Primeiramente, ao partir de uma imagem pictórica para reproduzir um gesto singular que se fixa pelo exercício da pausa (pose), colocando "em abismo" a relação pintura/cinema. Um segundo procedimento explora um gesto engendrado por uma fotografia em filmes cujos personagens encontram-se, em algum momento, congelados em seus gestos. Um terceiro procedimento evoca um prolongamento dos gestos, desta vez operado no seio da própria imagem cinematográfica, pela montagem. A recorrência dos gestos, tão presente na obra de Agnès Varda, encontra fortes ecos no pensamento de Gaston Bacherlard, Roland Barthes, Walter Benjamin e Aby Warburg. Assim, o que denominamos aqui uma "memória dos gestos" atesta, em seus filmes, uma fina conivência entre pintura, fotografia e cinema.
id USP-45_bf911141033f83a452c80a4acef97a10
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/3075
network_acronym_str USP-45
network_name_str ARS (São Paulo. Online)
repository_id_str
spelling Memória de gestos na obra de Agnès Varda: pintura, fotografia, cinema cinemafotografiapinturaAgnès VardafilmphotographypaintingAgnès Varda Antiga aluna da Escola do Louvre, Agnès Varda inicia sua carreira como fotógrafa, antes de se dedicar ao cinema. Raramente críticos e acadêmicos percebem ou destacam, em sua obra fílmica, o gosto acentuado e erudito pela pintura e pela fotografia, que se manifesta notadamente através da recorrência de gestos presentes na imagem. Analisaremos três procedimentos em que essa recorrência explícita pode ser percebida em alguns de seus filmes. Primeiramente, ao partir de uma imagem pictórica para reproduzir um gesto singular que se fixa pelo exercício da pausa (pose), colocando "em abismo" a relação pintura/cinema. Um segundo procedimento explora um gesto engendrado por uma fotografia em filmes cujos personagens encontram-se, em algum momento, congelados em seus gestos. Um terceiro procedimento evoca um prolongamento dos gestos, desta vez operado no seio da própria imagem cinematográfica, pela montagem. A recorrência dos gestos, tão presente na obra de Agnès Varda, encontra fortes ecos no pensamento de Gaston Bacherlard, Roland Barthes, Walter Benjamin e Aby Warburg. Assim, o que denominamos aqui uma "memória dos gestos" atesta, em seus filmes, uma fina conivência entre pintura, fotografia e cinema. Former student at the Louvre, Agnès Varda began her career as a photographer before turning to cinema. Critics and scholars rarely see or stand, in her films, the sharp and erudite taste for painting and photography, which manifests itself mainly by recurrent gestures on image. In this article, we are going to analyse three procedures by which that explicit recurrence can be seen in some of her films. First, by obtaining through a pictorial image the reproduction of a singular gesture that is fixed due to the use of pause (pose), proposing a 'mise en abyme' of the relationship between painting and film. A second procedure explores the gesture generated by a photograph, in films whose characters, frozen in their gestures, become themselves objects. A third procedure evokes an extension of certain gestures, but this time within the very filmic images, through montage. That recurrence of gestures finds strong echoes in the writings of Gaston Bacherlard, Roland Barthes, Walter Benjamin and Aby Warburg. Therefore, what we call here a "memory of gestures" attests, in her films, a fine collusion between painting, photography and film. Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2010-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/307510.1590/S1678-53202010000200005ARS (São Paulo); v. 8 n. 16 (2010); 65-72 ARS; Vol. 8 Núm. 16 (2010); 65-72 ARS; Vol. 8 No. 16 (2010); 65-72 2178-04471678-5320reponame:ARS (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/3075/3764Copyright (c) 2010 Cristian Borges, Samuel de Jésusinfo:eu-repo/semantics/openAccessBorges, CristianJésus, Samuel de2015-10-14T18:58:50Zoai:revistas.usp.br:article/3075Revistahttp://www.scielo.br/arsPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ars@usp.br2178-04471678-5320opendoar:2015-10-14T18:58:50ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Memória de gestos na obra de Agnès Varda: pintura, fotografia, cinema
title Memória de gestos na obra de Agnès Varda: pintura, fotografia, cinema
spellingShingle Memória de gestos na obra de Agnès Varda: pintura, fotografia, cinema
Borges, Cristian
cinema
fotografia
pintura
Agnès Varda
film
photography
painting
Agnès Varda
title_short Memória de gestos na obra de Agnès Varda: pintura, fotografia, cinema
title_full Memória de gestos na obra de Agnès Varda: pintura, fotografia, cinema
title_fullStr Memória de gestos na obra de Agnès Varda: pintura, fotografia, cinema
title_full_unstemmed Memória de gestos na obra de Agnès Varda: pintura, fotografia, cinema
title_sort Memória de gestos na obra de Agnès Varda: pintura, fotografia, cinema
author Borges, Cristian
author_facet Borges, Cristian
Jésus, Samuel de
author_role author
author2 Jésus, Samuel de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Cristian
Jésus, Samuel de
dc.subject.por.fl_str_mv cinema
fotografia
pintura
Agnès Varda
film
photography
painting
Agnès Varda
topic cinema
fotografia
pintura
Agnès Varda
film
photography
painting
Agnès Varda
description Antiga aluna da Escola do Louvre, Agnès Varda inicia sua carreira como fotógrafa, antes de se dedicar ao cinema. Raramente críticos e acadêmicos percebem ou destacam, em sua obra fílmica, o gosto acentuado e erudito pela pintura e pela fotografia, que se manifesta notadamente através da recorrência de gestos presentes na imagem. Analisaremos três procedimentos em que essa recorrência explícita pode ser percebida em alguns de seus filmes. Primeiramente, ao partir de uma imagem pictórica para reproduzir um gesto singular que se fixa pelo exercício da pausa (pose), colocando "em abismo" a relação pintura/cinema. Um segundo procedimento explora um gesto engendrado por uma fotografia em filmes cujos personagens encontram-se, em algum momento, congelados em seus gestos. Um terceiro procedimento evoca um prolongamento dos gestos, desta vez operado no seio da própria imagem cinematográfica, pela montagem. A recorrência dos gestos, tão presente na obra de Agnès Varda, encontra fortes ecos no pensamento de Gaston Bacherlard, Roland Barthes, Walter Benjamin e Aby Warburg. Assim, o que denominamos aqui uma "memória dos gestos" atesta, em seus filmes, uma fina conivência entre pintura, fotografia e cinema.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/3075
10.1590/S1678-53202010000200005
url https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/3075
identifier_str_mv 10.1590/S1678-53202010000200005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/3075/3764
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2010 Cristian Borges, Samuel de Jésus
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2010 Cristian Borges, Samuel de Jésus
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv ARS (São Paulo); v. 8 n. 16 (2010); 65-72
ARS; Vol. 8 Núm. 16 (2010); 65-72
ARS; Vol. 8 No. 16 (2010); 65-72
2178-0447
1678-5320
reponame:ARS (São Paulo. Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str ARS (São Paulo. Online)
collection ARS (São Paulo. Online)
repository.name.fl_str_mv ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||ars@usp.br
_version_ 1797688291706798080