De musas a autoras: mulheres, arte e tecnologia no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ARS (São Paulo. Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/3085 |
Resumo: | Este artigo aborda tanto realizações pioneiras quanto trabalhos midiáticos contemporâneos criados por artistas brasileiras trabalhando com meios como a música eletroacústica, o neon, a holografia, o cinema, "quase cinema", vídeo, fotografia, performance e instalação multimídia, mundos virtuais e o ativismo cultural on-line. Partindo de uma discussão sobre a questão controversa do gênero no Brasil, o artigo tece considerações sociais, estéticas e epistemológicas. Como regra geral, as artistas examinadas aqui não exploraram questões femininas como um projeto, nem estavam interessadas em teorias feministas per se. Não obstante, elas contribuíram para o avanço das artes midiáticas no Brasil. O recorte panorâmico deste artigo, apesar do grande número de artistas abordadas, não é de forma alguma uma análise completa, mas sim uma primeira avaliação que, esperamos, estimule a realização de futuras pesquisas. |
id |
USP-45_c848032292cf5abb4e9a05d50d93b1df |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/3085 |
network_acronym_str |
USP-45 |
network_name_str |
ARS (São Paulo. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
De musas a autoras: mulheres, arte e tecnologia no Brasil artmediafeminismtechnologyartemídiafeminismotecnologia Este artigo aborda tanto realizações pioneiras quanto trabalhos midiáticos contemporâneos criados por artistas brasileiras trabalhando com meios como a música eletroacústica, o neon, a holografia, o cinema, "quase cinema", vídeo, fotografia, performance e instalação multimídia, mundos virtuais e o ativismo cultural on-line. Partindo de uma discussão sobre a questão controversa do gênero no Brasil, o artigo tece considerações sociais, estéticas e epistemológicas. Como regra geral, as artistas examinadas aqui não exploraram questões femininas como um projeto, nem estavam interessadas em teorias feministas per se. Não obstante, elas contribuíram para o avanço das artes midiáticas no Brasil. O recorte panorâmico deste artigo, apesar do grande número de artistas abordadas, não é de forma alguma uma análise completa, mas sim uma primeira avaliação que, esperamos, estimule a realização de futuras pesquisas. This article surveys both pioneer accomplishments and contemporary works by Brazilian women media artists ranging from electro-acoustic music to neon light, holography, cinema, experimental film, video, photography, kinetic and multimedia performances and installations, virtual worlds, and Web-based cultural activism. It begins with a discussion of the controversial issue of gender in Brazil, weaving social, aesthetic, and epistemological concerns. As a general rule, the artists examined here did not explore women's issues as a project nor were they interested in feminist issues per se. Nevertheless, they contributed to the advancement of media arts in Brazil with critical feminine perspectives. This overview, despite the large number or artists, is by no means a complete survey, but rather a first assessment, which will hopefully instigate further research. Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2010-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/308510.1590/S1678-53202010000100006ARS (São Paulo); v. 8 n. 15 (2010); 74-91 ARS; Vol. 8 Núm. 15 (2010); 74-91 ARS; Vol. 8 No. 15 (2010); 74-91 2178-04471678-5320reponame:ARS (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/3085/3774Copyright (c) 2010 Simone Osthoffinfo:eu-repo/semantics/openAccessOsthoff, Simone2015-10-14T18:58:51Zoai:revistas.usp.br:article/3085Revistahttp://www.scielo.br/arsPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ars@usp.br2178-04471678-5320opendoar:2015-10-14T18:58:51ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
De musas a autoras: mulheres, arte e tecnologia no Brasil |
title |
De musas a autoras: mulheres, arte e tecnologia no Brasil |
spellingShingle |
De musas a autoras: mulheres, arte e tecnologia no Brasil Osthoff, Simone art media feminism technology arte mídia feminismo tecnologia |
title_short |
De musas a autoras: mulheres, arte e tecnologia no Brasil |
title_full |
De musas a autoras: mulheres, arte e tecnologia no Brasil |
title_fullStr |
De musas a autoras: mulheres, arte e tecnologia no Brasil |
title_full_unstemmed |
De musas a autoras: mulheres, arte e tecnologia no Brasil |
title_sort |
De musas a autoras: mulheres, arte e tecnologia no Brasil |
author |
Osthoff, Simone |
author_facet |
Osthoff, Simone |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Osthoff, Simone |
dc.subject.por.fl_str_mv |
art media feminism technology arte mídia feminismo tecnologia |
topic |
art media feminism technology arte mídia feminismo tecnologia |
description |
Este artigo aborda tanto realizações pioneiras quanto trabalhos midiáticos contemporâneos criados por artistas brasileiras trabalhando com meios como a música eletroacústica, o neon, a holografia, o cinema, "quase cinema", vídeo, fotografia, performance e instalação multimídia, mundos virtuais e o ativismo cultural on-line. Partindo de uma discussão sobre a questão controversa do gênero no Brasil, o artigo tece considerações sociais, estéticas e epistemológicas. Como regra geral, as artistas examinadas aqui não exploraram questões femininas como um projeto, nem estavam interessadas em teorias feministas per se. Não obstante, elas contribuíram para o avanço das artes midiáticas no Brasil. O recorte panorâmico deste artigo, apesar do grande número de artistas abordadas, não é de forma alguma uma análise completa, mas sim uma primeira avaliação que, esperamos, estimule a realização de futuras pesquisas. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/3085 10.1590/S1678-53202010000100006 |
url |
https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/3085 |
identifier_str_mv |
10.1590/S1678-53202010000100006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/3085/3774 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2010 Simone Osthoff info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2010 Simone Osthoff |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
ARS (São Paulo); v. 8 n. 15 (2010); 74-91 ARS; Vol. 8 Núm. 15 (2010); 74-91 ARS; Vol. 8 No. 15 (2010); 74-91 2178-0447 1678-5320 reponame:ARS (São Paulo. Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
ARS (São Paulo. Online) |
collection |
ARS (São Paulo. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||ars@usp.br |
_version_ |
1797688291721478144 |