As diferentes acepções da arte na obra de Flusser

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Thiago
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ARS (São Paulo. Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/156353
Resumo: A arte desempenha um papel fundamental no pensamento de Flusser. Todavia, essa noção assumirá concepções diferentes ao longo da obra do autor. Nosso propósito é o de investigar e apresentar uma “morfologia” dessas acepções, partindo de sua obra inaugural, Língua e Realidade (1963), até os escritos tardios, voltados para a filosofia dos media. Ao final, buscamos perceber pontos de ruptura, mas também convergências, na teoria estética flusseriana.
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spelling As diferentes acepções da arte na obra de FlusserLas distintas acepciones del arte en la obra de FlusserThe Different Meanings of Art in Flusser’s WorkArtPoiesisArtificeVilém FlusserartepoiesisartificioVilém FlusserartepoiesisartifícioVilém FlusserA arte desempenha um papel fundamental no pensamento de Flusser. Todavia, essa noção assumirá concepções diferentes ao longo da obra do autor. Nosso propósito é o de investigar e apresentar uma “morfologia” dessas acepções, partindo de sua obra inaugural, Língua e Realidade (1963), até os escritos tardios, voltados para a filosofia dos media. Ao final, buscamos perceber pontos de ruptura, mas também convergências, na teoria estética flusseriana.Art plays a key role in Flusser’s thinking. However, this very notion will assume different conceptions throughout the author’s work. Our purpose is to investigate and present a “morphology” of these meanings, starting with his inaugural work, Language and Reality (1963), republished in English in 2017, to the late writings, focused on the philosophy of the media. In the end, our purpose is to understand disruptions but also convergences in Flusser’s aesthetic theory.El arte desempeña un rol fundamental en el pensamiento de Flusser. Todavía, esa noción asumirá concepciones distintas a lo largo de su obra. Nuestro proposito es investigar y presentar una “morfología” de esas acepciones, empezando en su trabajo inaugural, Lengua y Realidad (1963), en traducción libre, hasta los escritos tardíos, orientados a la filosofía de los media. Al final, intentamos percibir puntos de ruptura, pero también convergencias, en la teoría estética flusseriana.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2020-10-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/15635310.11606/issn.2178-0447.ars.2020.156353ARS (São Paulo); v. 18 n. 39 (2020); 161-177ARS; Vol. 18 Núm. 39 (2020); 161-177ARS; Vol. 18 No. 39 (2020); 161-1772178-04471678-5320reponame:ARS (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/156353/163193Copyright (c) 2020 Thiago Reishttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessReis, Thiago2020-10-28T00:06:44Zoai:revistas.usp.br:article/156353Revistahttp://www.scielo.br/arsPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ars@usp.br2178-04471678-5320opendoar:2020-10-28T00:06:44ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
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