Anotações e dilemas de um curador no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ARS (São Paulo. Online) |
DOI: | 10.11606/issn.2178-0447.ars.2018.144430 |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/144430 |
Resumo: | O artigo propõe a possibilidade de se pensar conjuntamente o campo para a atuação do curador no Brasil, especialmente as suas dificuldades, e duas questões que perpassam tanto esse agente quanto o próprio meio de arte nos dias de hoje. São elas: a política de aquisição de obras, especialmente a doação, e a relação especulativa entre centros culturais e instituições financeiras e os seus respectivos projetos para o que chamam de “formação de público”. Há um interesse em refletir sobre as relações promíscuas entre museus e galerias comerciais e entre curadoria e empresas de telefonia e bancos que gerenciam espaços institucionais, gerando uma deturpação entre os conceitos de “público” e “cliente”. |
id |
USP-45_d2b12d84ffc41b3f3c09ad5a93930651 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/144430 |
network_acronym_str |
USP-45 |
network_name_str |
ARS (São Paulo. Online) |
spelling |
Anotações e dilemas de um curador no BrasilSome notes and dilemmas of a curator in BrazilcuratorshippublicbanksexhibitionscuradoriapúblicobancosexposiçõesO artigo propõe a possibilidade de se pensar conjuntamente o campo para a atuação do curador no Brasil, especialmente as suas dificuldades, e duas questões que perpassam tanto esse agente quanto o próprio meio de arte nos dias de hoje. São elas: a política de aquisição de obras, especialmente a doação, e a relação especulativa entre centros culturais e instituições financeiras e os seus respectivos projetos para o que chamam de “formação de público”. Há um interesse em refletir sobre as relações promíscuas entre museus e galerias comerciais e entre curadoria e empresas de telefonia e bancos que gerenciam espaços institucionais, gerando uma deturpação entre os conceitos de “público” e “cliente”.The article proposes a reflection upon the horizon of the curator's work in Brazil, in the light of two questions that concern simultaneously this agent and the art milieu in which he or she is inscribed. They are: the acquisition policies of institutions, especially by means of gifts, and the speculative relationship between cultural centers and financial institutions and their respective projects for what they call "audience formation". Besides, the text aims at discussing the promiscuous relationship between museums and art galleries as well as between curators and telecommunications companies and banks that manage institutional spaces, producing a deliberate confusion between the concepts of "public" and "client".Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2018-08-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/14443010.11606/issn.2178-0447.ars.2018.144430ARS (São Paulo); v. 16 n. 33 (2018); 29-41ARS; Vol. 16 Núm. 33 (2018); 29-41ARS; Vol. 16 No. 33 (2018); 29-412178-04471678-5320reponame:ARS (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/144430/146561Copyright (c) 2018 Felipe Scovinoinfo:eu-repo/semantics/openAccessScovino, Felipe2018-10-27T22:48:48Zoai:revistas.usp.br:article/144430Revistahttp://www.scielo.br/arsPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ars@usp.br2178-04471678-5320opendoar:2018-10-27T22:48:48ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Anotações e dilemas de um curador no Brasil Some notes and dilemmas of a curator in Brazil |
title |
Anotações e dilemas de um curador no Brasil |
spellingShingle |
Anotações e dilemas de um curador no Brasil Anotações e dilemas de um curador no Brasil Scovino, Felipe curatorship public banks exhibitions curadoria público bancos exposições Scovino, Felipe curatorship public banks exhibitions curadoria público bancos exposições |
title_short |
Anotações e dilemas de um curador no Brasil |
title_full |
Anotações e dilemas de um curador no Brasil |
title_fullStr |
Anotações e dilemas de um curador no Brasil Anotações e dilemas de um curador no Brasil |
title_full_unstemmed |
Anotações e dilemas de um curador no Brasil Anotações e dilemas de um curador no Brasil |
title_sort |
Anotações e dilemas de um curador no Brasil |
author |
Scovino, Felipe |
author_facet |
Scovino, Felipe Scovino, Felipe |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Scovino, Felipe |
dc.subject.por.fl_str_mv |
curatorship public banks exhibitions curadoria público bancos exposições |
topic |
curatorship public banks exhibitions curadoria público bancos exposições |
description |
O artigo propõe a possibilidade de se pensar conjuntamente o campo para a atuação do curador no Brasil, especialmente as suas dificuldades, e duas questões que perpassam tanto esse agente quanto o próprio meio de arte nos dias de hoje. São elas: a política de aquisição de obras, especialmente a doação, e a relação especulativa entre centros culturais e instituições financeiras e os seus respectivos projetos para o que chamam de “formação de público”. Há um interesse em refletir sobre as relações promíscuas entre museus e galerias comerciais e entre curadoria e empresas de telefonia e bancos que gerenciam espaços institucionais, gerando uma deturpação entre os conceitos de “público” e “cliente”. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/144430 10.11606/issn.2178-0447.ars.2018.144430 |
url |
https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/144430 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2178-0447.ars.2018.144430 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/144430/146561 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Felipe Scovino info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Felipe Scovino |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
ARS (São Paulo); v. 16 n. 33 (2018); 29-41 ARS; Vol. 16 Núm. 33 (2018); 29-41 ARS; Vol. 16 No. 33 (2018); 29-41 2178-0447 1678-5320 reponame:ARS (São Paulo. Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
ARS (São Paulo. Online) |
collection |
ARS (São Paulo. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||ars@usp.br |
_version_ |
1822181046612918272 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.11606/issn.2178-0447.ars.2018.144430 |