Uma obra para museu
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ARS (São Paulo. Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/3067 |
Resumo: | Por meio da análise de duas obras de arte: "Inserções em circuitos ideológicos: Projeto Coca-Cola" (1970), de Cildo Meireles e "contemplação suspensa" (2009), de Rubens Mano, o texto busca investigar o papel do museu de arte hoje. Ambos os artistas têm trajetórias marcadas por uma reflexão sobre a expansão do circuito da arte, para além do público e dos locais convencionais, buscando, cada um a seu modo, inserir a arte no fluxo da cidade. Contudo, algumas de suas obras têm como destino final o museu e comentam a situação da instituição, seu papel regulador, o estatuto da obra de arte e as possibilidades de haver uma experiência radical no interior desses ambientes. Trata-se de refletir sobre a situação e o funcionamento dos museus à luz de duas propostas artísticas diferentes. |
id |
USP-45_ea270866b000782ec5bad37d9f2a57c2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/3067 |
network_acronym_str |
USP-45 |
network_name_str |
ARS (São Paulo. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma obra para museu Cildo MeirelesRubens Manomuseuinstituiçãoarte contemporânea brasileiraCildo MeirelesRubens Manomuseuminstitutionbrazilian contemporary art Por meio da análise de duas obras de arte: "Inserções em circuitos ideológicos: Projeto Coca-Cola" (1970), de Cildo Meireles e "contemplação suspensa" (2009), de Rubens Mano, o texto busca investigar o papel do museu de arte hoje. Ambos os artistas têm trajetórias marcadas por uma reflexão sobre a expansão do circuito da arte, para além do público e dos locais convencionais, buscando, cada um a seu modo, inserir a arte no fluxo da cidade. Contudo, algumas de suas obras têm como destino final o museu e comentam a situação da instituição, seu papel regulador, o estatuto da obra de arte e as possibilidades de haver uma experiência radical no interior desses ambientes. Trata-se de refletir sobre a situação e o funcionamento dos museus à luz de duas propostas artísticas diferentes. Through the analysis of two works of art: "Insertions into ideological circuits: Coca-Cola Project" (1970), by Cildo Meireles, and "contemplation suspended" (2009), by Rubens Mano, the text attempts to investigate the role played by art museums today. Both artists have histories marked by a debate on the expansion of the art circuit to beyond the conventional public and places, seeking, each in its own way, to insert art into the flow of the city. However, some of their works have the museum as final destination and comment on the situation of the institution, its regulatory role, the statute of the work of art and the possibilities to have a radical experience within those environments. The main objective is to reflect on the situation and functioning of museums in view of two different artistic proposals. Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2009-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/306710.1590/S1678-53202009000100010ARS (São Paulo); v. 7 n. 13 (2009); 150-159 ARS; Vol. 7 Núm. 13 (2009); 150-159 ARS; Vol. 7 No. 13 (2009); 150-159 2178-04471678-5320reponame:ARS (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/3067/3756Copyright (c) 2009 Thais Rivittiinfo:eu-repo/semantics/openAccessRivitti, Thais2015-10-14T18:58:54Zoai:revistas.usp.br:article/3067Revistahttp://www.scielo.br/arsPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ars@usp.br2178-04471678-5320opendoar:2015-10-14T18:58:54ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma obra para museu |
title |
Uma obra para museu |
spellingShingle |
Uma obra para museu Rivitti, Thais Cildo Meireles Rubens Mano museu instituição arte contemporânea brasileira Cildo Meireles Rubens Mano museum institution brazilian contemporary art |
title_short |
Uma obra para museu |
title_full |
Uma obra para museu |
title_fullStr |
Uma obra para museu |
title_full_unstemmed |
Uma obra para museu |
title_sort |
Uma obra para museu |
author |
Rivitti, Thais |
author_facet |
Rivitti, Thais |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rivitti, Thais |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cildo Meireles Rubens Mano museu instituição arte contemporânea brasileira Cildo Meireles Rubens Mano museum institution brazilian contemporary art |
topic |
Cildo Meireles Rubens Mano museu instituição arte contemporânea brasileira Cildo Meireles Rubens Mano museum institution brazilian contemporary art |
description |
Por meio da análise de duas obras de arte: "Inserções em circuitos ideológicos: Projeto Coca-Cola" (1970), de Cildo Meireles e "contemplação suspensa" (2009), de Rubens Mano, o texto busca investigar o papel do museu de arte hoje. Ambos os artistas têm trajetórias marcadas por uma reflexão sobre a expansão do circuito da arte, para além do público e dos locais convencionais, buscando, cada um a seu modo, inserir a arte no fluxo da cidade. Contudo, algumas de suas obras têm como destino final o museu e comentam a situação da instituição, seu papel regulador, o estatuto da obra de arte e as possibilidades de haver uma experiência radical no interior desses ambientes. Trata-se de refletir sobre a situação e o funcionamento dos museus à luz de duas propostas artísticas diferentes. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/3067 10.1590/S1678-53202009000100010 |
url |
https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/3067 |
identifier_str_mv |
10.1590/S1678-53202009000100010 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/3067/3756 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2009 Thais Rivitti info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2009 Thais Rivitti |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
ARS (São Paulo); v. 7 n. 13 (2009); 150-159 ARS; Vol. 7 Núm. 13 (2009); 150-159 ARS; Vol. 7 No. 13 (2009); 150-159 2178-0447 1678-5320 reponame:ARS (São Paulo. Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
ARS (São Paulo. Online) |
collection |
ARS (São Paulo. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||ars@usp.br |
_version_ |
1797688291696312320 |