Entre a abstração e a imagem realista: pintura no limite

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Junqueira, Fátima
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ARS (São Paulo. Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/106082
Resumo: Este texto pretende fazer uma reflexão sobre a pintura contemporânea, que se destaca por ficar no limite entre dois conceitos clássicos da arte moderna: “figurativo” e “abstrato”. O artigo baseia-se em autores da teoria da arte moderna (como Clement Greenberg e Leo Steinberg) da filosofia (como Jacques Rancière), da teoria da arte contemporânea (como Anne Cauquelin) e nos escritos do pintor alemão Gerhard Richter.
id USP-45_eb0ed62553f048c2216c59adbfe020d6
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/106082
network_acronym_str USP-45
network_name_str ARS (São Paulo. Online)
repository_id_str
spelling Entre a abstração e a imagem realista: pintura no limiteBetween Abstraction and Realism: Painting on the edgepaintingabstract x figurative paintingcontemporary artmodern artGerhard Richterpinturapintura abstrata x figurativaarte contemporâneaarte modernaGerhard RichterEste texto pretende fazer uma reflexão sobre a pintura contemporânea, que se destaca por ficar no limite entre dois conceitos clássicos da arte moderna: “figurativo” e “abstrato”. O artigo baseia-se em autores da teoria da arte moderna (como Clement Greenberg e Leo Steinberg) da filosofia (como Jacques Rancière), da teoria da arte contemporânea (como Anne Cauquelin) e nos escritos do pintor alemão Gerhard Richter.This text aims to reflect on contemporary painting that stands out for being on the borderline between two classic concepts of modern art: "figurative" and "abstract." The paper is based on authors from the theory of modern art (such as Clement Greenberg and Leo Steinberg), from philosophy (such as Jacques Rancière), from the theory of contemporary art (such as Anne Cauquelin) and from writings by the German painter Gerhard Richter.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2015-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/10608210.11606/issn.2178-0447.ars.2015.106082ARS (São Paulo); v. 13 n. 26 (2015); 130-139ARS; Vol. 13 Núm. 26 (2015); 130-139ARS; Vol. 13 No. 26 (2015); 130-1392178-04471678-5320reponame:ARS (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/106082/104723Copyright (c) 2015 Fátima Junqueirainfo:eu-repo/semantics/openAccessJunqueira, Fátima2018-11-26T22:54:55Zoai:revistas.usp.br:article/106082Revistahttp://www.scielo.br/arsPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ars@usp.br2178-04471678-5320opendoar:2018-11-26T22:54:55ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre a abstração e a imagem realista: pintura no limite
Between Abstraction and Realism: Painting on the edge
title Entre a abstração e a imagem realista: pintura no limite
spellingShingle Entre a abstração e a imagem realista: pintura no limite
Junqueira, Fátima
painting
abstract x figurative painting
contemporary art
modern art
Gerhard Richter
pintura
pintura abstrata x figurativa
arte contemporânea
arte moderna
Gerhard Richter
title_short Entre a abstração e a imagem realista: pintura no limite
title_full Entre a abstração e a imagem realista: pintura no limite
title_fullStr Entre a abstração e a imagem realista: pintura no limite
title_full_unstemmed Entre a abstração e a imagem realista: pintura no limite
title_sort Entre a abstração e a imagem realista: pintura no limite
author Junqueira, Fátima
author_facet Junqueira, Fátima
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Junqueira, Fátima
dc.subject.por.fl_str_mv painting
abstract x figurative painting
contemporary art
modern art
Gerhard Richter
pintura
pintura abstrata x figurativa
arte contemporânea
arte moderna
Gerhard Richter
topic painting
abstract x figurative painting
contemporary art
modern art
Gerhard Richter
pintura
pintura abstrata x figurativa
arte contemporânea
arte moderna
Gerhard Richter
description Este texto pretende fazer uma reflexão sobre a pintura contemporânea, que se destaca por ficar no limite entre dois conceitos clássicos da arte moderna: “figurativo” e “abstrato”. O artigo baseia-se em autores da teoria da arte moderna (como Clement Greenberg e Leo Steinberg) da filosofia (como Jacques Rancière), da teoria da arte contemporânea (como Anne Cauquelin) e nos escritos do pintor alemão Gerhard Richter.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/106082
10.11606/issn.2178-0447.ars.2015.106082
url https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/106082
identifier_str_mv 10.11606/issn.2178-0447.ars.2015.106082
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/106082/104723
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Fátima Junqueira
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Fátima Junqueira
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv ARS (São Paulo); v. 13 n. 26 (2015); 130-139
ARS; Vol. 13 Núm. 26 (2015); 130-139
ARS; Vol. 13 No. 26 (2015); 130-139
2178-0447
1678-5320
reponame:ARS (São Paulo. Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str ARS (São Paulo. Online)
collection ARS (São Paulo. Online)
repository.name.fl_str_mv ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||ars@usp.br
_version_ 1797688292254154752