Tino Sehgal, site-specifics performances e as instituições da arte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Emerson Dionisio Gomes de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ARS (São Paulo. Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/128322
Resumo: O objetivo deste artigo é debater a produção artística de Tino Sehgal enquanto site-specifics performances produzidas em instituições museológicas convencionais. Para tanto, operamos com as noções de sítio e contexto, tomando o museu como componente da obra, e não sua exterioridade. Dois operadores são observados em nossas reflexões. O primeiro é a ativação do público do museu como participante privilegiado da obra, dentro de uma pedagogia museal singular. O segundo é o controle sobre os registros das obras pelo artista, enquanto parte da ação poética e, simultaneamente, ação política debruçada sobre economias simbólicas complexas, pois coloca em evidência a relação entre obras, artistas, discursos mediadores e o público.
id USP-45_f3b1af0919ab2e95c9bcf78c4eae91fd
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/128322
network_acronym_str USP-45
network_name_str ARS (São Paulo. Online)
repository_id_str
spelling Tino Sehgal, site-specifics performances e as instituições da arteTino Sehgal, site-specifics performances and Institutions of Artsite-specific performanceTino SehgalArt museumsperformance site-specificTino Sehgalmuseus de arteO objetivo deste artigo é debater a produção artística de Tino Sehgal enquanto site-specifics performances produzidas em instituições museológicas convencionais. Para tanto, operamos com as noções de sítio e contexto, tomando o museu como componente da obra, e não sua exterioridade. Dois operadores são observados em nossas reflexões. O primeiro é a ativação do público do museu como participante privilegiado da obra, dentro de uma pedagogia museal singular. O segundo é o controle sobre os registros das obras pelo artista, enquanto parte da ação poética e, simultaneamente, ação política debruçada sobre economias simbólicas complexas, pois coloca em evidência a relação entre obras, artistas, discursos mediadores e o público.The purpose of this article is to discuss the artistic production of Tino Seghal while site-specifics performances produced in conventional museological institutions. For this we operate with the notions of site and context, taking the museum as a component of the work, not its exteriority. Two operators are observed in our reflections. This first is the activation of the museum’s public as a privileged participant of the work, within a singular museum pedagogy. The second is the control over the records of the works by the artist as part of the poetic action and, simultaneously, political action focused on complex symbolic economies, as it highlights the relationship between works, artists, mediator speeches and the public.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2017-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/12832210.11606/issn.2178-0447.ars.2017.128322ARS (São Paulo); v. 15 n. 29 (2017); 62-77ARS; Vol. 15 Núm. 29 (2017); 62-77ARS; Vol. 15 No. 29 (2017); 62-772178-04471678-5320reponame:ARS (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/128322/127930Copyright (c) 2017 Emerson Dionisio Gomes de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Emerson Dionisio Gomes de2017-05-16T13:37:01Zoai:revistas.usp.br:article/128322Revistahttp://www.scielo.br/arsPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ars@usp.br2178-04471678-5320opendoar:2017-05-16T13:37:01ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Tino Sehgal, site-specifics performances e as instituições da arte
Tino Sehgal, site-specifics performances and Institutions of Art
title Tino Sehgal, site-specifics performances e as instituições da arte
spellingShingle Tino Sehgal, site-specifics performances e as instituições da arte
Oliveira, Emerson Dionisio Gomes de
site-specific performance
Tino Sehgal
Art museums
performance site-specific
Tino Sehgal
museus de arte
title_short Tino Sehgal, site-specifics performances e as instituições da arte
title_full Tino Sehgal, site-specifics performances e as instituições da arte
title_fullStr Tino Sehgal, site-specifics performances e as instituições da arte
title_full_unstemmed Tino Sehgal, site-specifics performances e as instituições da arte
title_sort Tino Sehgal, site-specifics performances e as instituições da arte
author Oliveira, Emerson Dionisio Gomes de
author_facet Oliveira, Emerson Dionisio Gomes de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Emerson Dionisio Gomes de
dc.subject.por.fl_str_mv site-specific performance
Tino Sehgal
Art museums
performance site-specific
Tino Sehgal
museus de arte
topic site-specific performance
Tino Sehgal
Art museums
performance site-specific
Tino Sehgal
museus de arte
description O objetivo deste artigo é debater a produção artística de Tino Sehgal enquanto site-specifics performances produzidas em instituições museológicas convencionais. Para tanto, operamos com as noções de sítio e contexto, tomando o museu como componente da obra, e não sua exterioridade. Dois operadores são observados em nossas reflexões. O primeiro é a ativação do público do museu como participante privilegiado da obra, dentro de uma pedagogia museal singular. O segundo é o controle sobre os registros das obras pelo artista, enquanto parte da ação poética e, simultaneamente, ação política debruçada sobre economias simbólicas complexas, pois coloca em evidência a relação entre obras, artistas, discursos mediadores e o público.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/128322
10.11606/issn.2178-0447.ars.2017.128322
url https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/128322
identifier_str_mv 10.11606/issn.2178-0447.ars.2017.128322
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/128322/127930
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Emerson Dionisio Gomes de Oliveira
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Emerson Dionisio Gomes de Oliveira
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv ARS (São Paulo); v. 15 n. 29 (2017); 62-77
ARS; Vol. 15 Núm. 29 (2017); 62-77
ARS; Vol. 15 No. 29 (2017); 62-77
2178-0447
1678-5320
reponame:ARS (São Paulo. Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str ARS (São Paulo. Online)
collection ARS (São Paulo. Online)
repository.name.fl_str_mv ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||ars@usp.br
_version_ 1797688292636884992