Efeitos de doses crescentes de nitrogênio e da inoculação de bactérias fixadoras de nitrogênio atmosférico, na cultura da soja (Glycine max, Merril)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nakagawa, Julio
Data de Publicação: 1970
Outros Autores: Cruz, Vivaldo F.da, Neptune, A.M.Louis
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Anais da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/aesalq/article/view/38933
Resumo: Para estudar os efeitos de doses crescentes de nitrogênio, na presença e ausencia de Rhizobium, na cultura da soja, foram instalados ensaios em dois solos arenosos pobres em mate ria orgânica dos municipios de Herculandia e de Regente Feijó. No ensaio de Herculandia constatou-se efeitos de Rhizobium, enquanto no de Regente Feijo houve efeitos linear e cúbico das doses de nitrogênio, nao sendo observado efeito de inoculação. Em ambos os casos notaram-se cloroses nos tratamentos sem nitrogênio, todavia no ensaio de Regente Feijo foi temporária enquanto no de Herculândia a clorose persistiu ate o fim do ciclo nas parcelas sem inoculaçao e sem nitrogênio.
id USP-46_413ea44ad1be89cafe54b5421b821a1e
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/38933
network_acronym_str USP-46
network_name_str Anais da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz
repository_id_str
spelling Efeitos de doses crescentes de nitrogênio e da inoculação de bactérias fixadoras de nitrogênio atmosférico, na cultura da soja (Glycine max, Merril) Para estudar os efeitos de doses crescentes de nitrogênio, na presença e ausencia de Rhizobium, na cultura da soja, foram instalados ensaios em dois solos arenosos pobres em mate ria orgânica dos municipios de Herculandia e de Regente Feijó. No ensaio de Herculandia constatou-se efeitos de Rhizobium, enquanto no de Regente Feijo houve efeitos linear e cúbico das doses de nitrogênio, nao sendo observado efeito de inoculação. Em ambos os casos notaram-se cloroses nos tratamentos sem nitrogênio, todavia no ensaio de Regente Feijo foi temporária enquanto no de Herculândia a clorose persistiu ate o fim do ciclo nas parcelas sem inoculaçao e sem nitrogênio. To study the effects of increasing levels of nitrogen on soybean yield with and without inoculation, two field experiments were carried out on two sandy soils of the State of São Paulo, namely a Red Dark Latosol, sandy phase, in the Municipality of Regente Feijo and a Podzolizado Lins-Marília Soil, variation Marília, in the Municipality of Herculãndia. The experiment in Herculãndia showed an effect of innoculation on yield, whereas the experiment in Regente Feijo showed a linear and cubic effect of rates of nitrogen on yield. Chlorosis appeared in both experiments where nitrogen has not been applied, but it was not permanent in Regente Feijo experiment, as hapened in Herculandia experiment. Universidade de São Paulo. Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz1970-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/aesalq/article/view/3893310.1590/S0071-12761970000100029Anais da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz; v. 27 (1970); 381-391 2316-89350071-1276reponame:Anais da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queirozinstname:Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ-USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/aesalq/article/view/38933/41817Nakagawa, JulioCruz, Vivaldo F.daNeptune, A.M.Louisinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-08-20T12:22:02Zoai:revistas.usp.br:article/38933Revistahttps://www.revistas.usp.br/aesalq/about/contactPUBhttps://www.revistas.usp.br/aesalq/oaiscientia@esalq.usp.br0071-12760071-1276opendoar:2012-08-20T12:22:02Anais da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ-USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeitos de doses crescentes de nitrogênio e da inoculação de bactérias fixadoras de nitrogênio atmosférico, na cultura da soja (Glycine max, Merril)
title Efeitos de doses crescentes de nitrogênio e da inoculação de bactérias fixadoras de nitrogênio atmosférico, na cultura da soja (Glycine max, Merril)
spellingShingle Efeitos de doses crescentes de nitrogênio e da inoculação de bactérias fixadoras de nitrogênio atmosférico, na cultura da soja (Glycine max, Merril)
Nakagawa, Julio
title_short Efeitos de doses crescentes de nitrogênio e da inoculação de bactérias fixadoras de nitrogênio atmosférico, na cultura da soja (Glycine max, Merril)
title_full Efeitos de doses crescentes de nitrogênio e da inoculação de bactérias fixadoras de nitrogênio atmosférico, na cultura da soja (Glycine max, Merril)
title_fullStr Efeitos de doses crescentes de nitrogênio e da inoculação de bactérias fixadoras de nitrogênio atmosférico, na cultura da soja (Glycine max, Merril)
title_full_unstemmed Efeitos de doses crescentes de nitrogênio e da inoculação de bactérias fixadoras de nitrogênio atmosférico, na cultura da soja (Glycine max, Merril)
title_sort Efeitos de doses crescentes de nitrogênio e da inoculação de bactérias fixadoras de nitrogênio atmosférico, na cultura da soja (Glycine max, Merril)
author Nakagawa, Julio
author_facet Nakagawa, Julio
Cruz, Vivaldo F.da
Neptune, A.M.Louis
author_role author
author2 Cruz, Vivaldo F.da
Neptune, A.M.Louis
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nakagawa, Julio
Cruz, Vivaldo F.da
Neptune, A.M.Louis
description Para estudar os efeitos de doses crescentes de nitrogênio, na presença e ausencia de Rhizobium, na cultura da soja, foram instalados ensaios em dois solos arenosos pobres em mate ria orgânica dos municipios de Herculandia e de Regente Feijó. No ensaio de Herculandia constatou-se efeitos de Rhizobium, enquanto no de Regente Feijo houve efeitos linear e cúbico das doses de nitrogênio, nao sendo observado efeito de inoculação. Em ambos os casos notaram-se cloroses nos tratamentos sem nitrogênio, todavia no ensaio de Regente Feijo foi temporária enquanto no de Herculândia a clorose persistiu ate o fim do ciclo nas parcelas sem inoculaçao e sem nitrogênio.
publishDate 1970
dc.date.none.fl_str_mv 1970-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/aesalq/article/view/38933
10.1590/S0071-12761970000100029
url https://www.revistas.usp.br/aesalq/article/view/38933
identifier_str_mv 10.1590/S0071-12761970000100029
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/aesalq/article/view/38933/41817
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz
dc.source.none.fl_str_mv Anais da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz; v. 27 (1970); 381-391
2316-8935
0071-1276
reponame:Anais da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz
instname:Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ-USP)
instacron:USP
instname_str Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ-USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Anais da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz
collection Anais da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz
repository.name.fl_str_mv Anais da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ-USP)
repository.mail.fl_str_mv scientia@esalq.usp.br
_version_ 1797050005912027136