A determinação da uréia em fertilizantes, pelo método volumétrico da urease

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Catani, R.A.
Data de Publicação: 1967
Outros Autores: Alcarde, J.C., Furlani, F.R.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Anais da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/aesalq/article/view/38866
Resumo: A presença de uréia nas misturas de fertilizantes é, atualmente, muito comum em virtude do citado material apresentar elevado teor de nitrogênio (46% de N, aproximadamente), ao lado de outras características físico-químicas desejáveis. O presente trabalho relata a determinação da uréia em mistura de fertilizantes pelo método da urease. A uréia do extrato aquoso do fertilizante é convertida em amônia através da urease. A amônia é neutralizada por uma quantidade conhecida e em excesso de ácido sulfúrico. O excesso de ácido sulfúrico é determinado e a quantidade de uréia é calculada através do conhecimento do numero de equivalentes de ácido sulfúrico neutralizado pela amônia. A aplicação do método da urease em 4 misturas de fertilizantes contendo nitrogênio amoniacal, nitrogênio nítrico, superfosfato e quantidades variáveis de uréia, evidenciou que o método em aprêço apresenta precisão e exatidão razoáveis, além de ser muito mais rápido do que os demais métodos.
id USP-46_df4d0900d7903fd48cf8e587755b19f4
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/38866
network_acronym_str USP-46
network_name_str Anais da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz
repository_id_str
spelling A determinação da uréia em fertilizantes, pelo método volumétrico da urease A presença de uréia nas misturas de fertilizantes é, atualmente, muito comum em virtude do citado material apresentar elevado teor de nitrogênio (46% de N, aproximadamente), ao lado de outras características físico-químicas desejáveis. O presente trabalho relata a determinação da uréia em mistura de fertilizantes pelo método da urease. A uréia do extrato aquoso do fertilizante é convertida em amônia através da urease. A amônia é neutralizada por uma quantidade conhecida e em excesso de ácido sulfúrico. O excesso de ácido sulfúrico é determinado e a quantidade de uréia é calculada através do conhecimento do numero de equivalentes de ácido sulfúrico neutralizado pela amônia. A aplicação do método da urease em 4 misturas de fertilizantes contendo nitrogênio amoniacal, nitrogênio nítrico, superfosfato e quantidades variáveis de uréia, evidenciou que o método em aprêço apresenta precisão e exatidão razoáveis, além de ser muito mais rápido do que os demais métodos. The urease method for urea determination in fertilizers is studied. The procedure consists in the transformation of the urea in ammonis, which is neutralized by an excess of sulfuric acid. The excess of sulfuric acid is titrated and the concentration of urea calculated. The fessibility of the method in the determination of urea in four different mixtures of fertilizers (containing nitric nitrogen, ammoniacal nitrogen, superphosphate and different amounts of urea) was tested. The proposed method showed to have good precision and accuracy besides beeing faster than others commonly used methods. Universidade de São Paulo. Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz1967-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/aesalq/article/view/3886610.1590/S0071-12761968000100005Anais da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz; v. 25 (1968); 39-46 2316-89350071-1276reponame:Anais da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queirozinstname:Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ-USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/aesalq/article/view/38866/41750Catani, R.A.Alcarde, J.C.Furlani, F.R.info:eu-repo/semantics/openAccess2012-08-20T12:18:54Zoai:revistas.usp.br:article/38866Revistahttps://www.revistas.usp.br/aesalq/about/contactPUBhttps://www.revistas.usp.br/aesalq/oaiscientia@esalq.usp.br0071-12760071-1276opendoar:2012-08-20T12:18:54Anais da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ-USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A determinação da uréia em fertilizantes, pelo método volumétrico da urease
title A determinação da uréia em fertilizantes, pelo método volumétrico da urease
spellingShingle A determinação da uréia em fertilizantes, pelo método volumétrico da urease
Catani, R.A.
title_short A determinação da uréia em fertilizantes, pelo método volumétrico da urease
title_full A determinação da uréia em fertilizantes, pelo método volumétrico da urease
title_fullStr A determinação da uréia em fertilizantes, pelo método volumétrico da urease
title_full_unstemmed A determinação da uréia em fertilizantes, pelo método volumétrico da urease
title_sort A determinação da uréia em fertilizantes, pelo método volumétrico da urease
author Catani, R.A.
author_facet Catani, R.A.
Alcarde, J.C.
Furlani, F.R.
author_role author
author2 Alcarde, J.C.
Furlani, F.R.
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Catani, R.A.
Alcarde, J.C.
Furlani, F.R.
description A presença de uréia nas misturas de fertilizantes é, atualmente, muito comum em virtude do citado material apresentar elevado teor de nitrogênio (46% de N, aproximadamente), ao lado de outras características físico-químicas desejáveis. O presente trabalho relata a determinação da uréia em mistura de fertilizantes pelo método da urease. A uréia do extrato aquoso do fertilizante é convertida em amônia através da urease. A amônia é neutralizada por uma quantidade conhecida e em excesso de ácido sulfúrico. O excesso de ácido sulfúrico é determinado e a quantidade de uréia é calculada através do conhecimento do numero de equivalentes de ácido sulfúrico neutralizado pela amônia. A aplicação do método da urease em 4 misturas de fertilizantes contendo nitrogênio amoniacal, nitrogênio nítrico, superfosfato e quantidades variáveis de uréia, evidenciou que o método em aprêço apresenta precisão e exatidão razoáveis, além de ser muito mais rápido do que os demais métodos.
publishDate 1967
dc.date.none.fl_str_mv 1967-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/aesalq/article/view/38866
10.1590/S0071-12761968000100005
url https://www.revistas.usp.br/aesalq/article/view/38866
identifier_str_mv 10.1590/S0071-12761968000100005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/aesalq/article/view/38866/41750
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz
dc.source.none.fl_str_mv Anais da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz; v. 25 (1968); 39-46
2316-8935
0071-1276
reponame:Anais da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz
instname:Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ-USP)
instacron:USP
instname_str Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ-USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Anais da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz
collection Anais da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz
repository.name.fl_str_mv Anais da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ-USP)
repository.mail.fl_str_mv scientia@esalq.usp.br
_version_ 1797050005495742464