O espectro clínico e radiológico da pneumonia em organização: análise retrospectiva de 38 casos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FORTUNA,FABRÍCIO PICCOLI
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: PERIN,CRISTIANO, BORTOLI,JULIANO DE, GEYER,GERALDO RESING, PORTO,NELSON DA SILVA, RUBIN,ADALBERTO SPERB
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Jornal de Pneumologia
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-35862002000600004
Resumo: A pneumonia em organização, acompanhada ou não de bronquiolite obliterante, é uma condição anatomopatológica pulmonar específica com uma grande variedade de apresentações clínicas e radiológicas. A pneumonia em organização pode ser idiopática ou secundária a várias doenças, incluindo infecções e drogas. Objetivos: Descrever as manifestações clínicas, dados radiológicos e espirométricos de pacientes com pneumonia em organização. Métodos: Análise retrospectiva de pacientes com o diagnóstico de pneumonia em organização. Resultados: 38 pacientes foram incluídos na análise. Quatorze apresentavam também condições clínicas relacionadas à pneumonia em organização, e estes mais freqüentemente apresentaram infiltração pulmonar difusa (três de quatro casos) e bronquiolite obliterante associada (57% vs. 20%, p = 0,05). Dos 13 pacientes com bronquiolite obliterante associada apenas um era assintomático e dois apresentavam lesões localizadas (15%). De oito pacientes assintomáticos com lesões localizadas, nenhum possuía bronquiolite obliterante associada, e a apresentação radiológica freqüentemente mimetizou carcinoma brônquico. A espirometria de modo geral não contribuiu sobremaneira para o diagnóstico, provavelmente devido à alta prevalência de tabagismo na amostra. Conclusões: A pneumonia em organização possui apresentação clínica e radiológica variada. Fatores que sugerem a ausência de bronquiolite obliterante são a ausência de sintomas e lesões radiológicas localizadas, e esta forma da doença mais freqüentemente deve ser diferenciada de carcinoma brônquico na prática clínica.
id USP-50_0cccbc0bcee4090b106ab2621b5a28c1
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-35862002000600004
network_acronym_str USP-50
network_name_str Jornal de Pneumologia
repository_id_str
spelling O espectro clínico e radiológico da pneumonia em organização: análise retrospectiva de 38 casosBronquiolite obliterantePneumonia por bronquiolite obliterante em organizaçãoDoenças pulmonares intersticiaisA pneumonia em organização, acompanhada ou não de bronquiolite obliterante, é uma condição anatomopatológica pulmonar específica com uma grande variedade de apresentações clínicas e radiológicas. A pneumonia em organização pode ser idiopática ou secundária a várias doenças, incluindo infecções e drogas. Objetivos: Descrever as manifestações clínicas, dados radiológicos e espirométricos de pacientes com pneumonia em organização. Métodos: Análise retrospectiva de pacientes com o diagnóstico de pneumonia em organização. Resultados: 38 pacientes foram incluídos na análise. Quatorze apresentavam também condições clínicas relacionadas à pneumonia em organização, e estes mais freqüentemente apresentaram infiltração pulmonar difusa (três de quatro casos) e bronquiolite obliterante associada (57% vs. 20%, p = 0,05). Dos 13 pacientes com bronquiolite obliterante associada apenas um era assintomático e dois apresentavam lesões localizadas (15%). De oito pacientes assintomáticos com lesões localizadas, nenhum possuía bronquiolite obliterante associada, e a apresentação radiológica freqüentemente mimetizou carcinoma brônquico. A espirometria de modo geral não contribuiu sobremaneira para o diagnóstico, provavelmente devido à alta prevalência de tabagismo na amostra. Conclusões: A pneumonia em organização possui apresentação clínica e radiológica variada. Fatores que sugerem a ausência de bronquiolite obliterante são a ausência de sintomas e lesões radiológicas localizadas, e esta forma da doença mais freqüentemente deve ser diferenciada de carcinoma brônquico na prática clínica.Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia2002-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-35862002000600004Jornal de Pneumologia v.28 n.6 2002reponame:Jornal de Pneumologiainstname:Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia da Universidade de São Paulo (SBPT-USP)instacron:USP10.1590/S0102-35862002000600004info:eu-repo/semantics/openAccessFORTUNA,FABRÍCIO PICCOLIPERIN,CRISTIANOBORTOLI,JULIANO DEGEYER,GERALDO RESINGPORTO,NELSON DA SILVARUBIN,ADALBERTO SPERBpor2003-02-05T00:00:00Zoai:scielo:S0102-35862002000600004Revistahttps://www.scielo.br/j/jpneu/gridPUBhttp://www.scielo.br/oai/scielo-oai.phpjpneumo@terra.com.br0102-35861678-4642opendoar:2003-02-05T00:00Jornal de Pneumologia - Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia da Universidade de São Paulo (SBPT-USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O espectro clínico e radiológico da pneumonia em organização: análise retrospectiva de 38 casos
title O espectro clínico e radiológico da pneumonia em organização: análise retrospectiva de 38 casos
spellingShingle O espectro clínico e radiológico da pneumonia em organização: análise retrospectiva de 38 casos
FORTUNA,FABRÍCIO PICCOLI
Bronquiolite obliterante
Pneumonia por bronquiolite obliterante em organização
Doenças pulmonares intersticiais
title_short O espectro clínico e radiológico da pneumonia em organização: análise retrospectiva de 38 casos
title_full O espectro clínico e radiológico da pneumonia em organização: análise retrospectiva de 38 casos
title_fullStr O espectro clínico e radiológico da pneumonia em organização: análise retrospectiva de 38 casos
title_full_unstemmed O espectro clínico e radiológico da pneumonia em organização: análise retrospectiva de 38 casos
title_sort O espectro clínico e radiológico da pneumonia em organização: análise retrospectiva de 38 casos
author FORTUNA,FABRÍCIO PICCOLI
author_facet FORTUNA,FABRÍCIO PICCOLI
PERIN,CRISTIANO
BORTOLI,JULIANO DE
GEYER,GERALDO RESING
PORTO,NELSON DA SILVA
RUBIN,ADALBERTO SPERB
author_role author
author2 PERIN,CRISTIANO
BORTOLI,JULIANO DE
GEYER,GERALDO RESING
PORTO,NELSON DA SILVA
RUBIN,ADALBERTO SPERB
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv FORTUNA,FABRÍCIO PICCOLI
PERIN,CRISTIANO
BORTOLI,JULIANO DE
GEYER,GERALDO RESING
PORTO,NELSON DA SILVA
RUBIN,ADALBERTO SPERB
dc.subject.por.fl_str_mv Bronquiolite obliterante
Pneumonia por bronquiolite obliterante em organização
Doenças pulmonares intersticiais
topic Bronquiolite obliterante
Pneumonia por bronquiolite obliterante em organização
Doenças pulmonares intersticiais
description A pneumonia em organização, acompanhada ou não de bronquiolite obliterante, é uma condição anatomopatológica pulmonar específica com uma grande variedade de apresentações clínicas e radiológicas. A pneumonia em organização pode ser idiopática ou secundária a várias doenças, incluindo infecções e drogas. Objetivos: Descrever as manifestações clínicas, dados radiológicos e espirométricos de pacientes com pneumonia em organização. Métodos: Análise retrospectiva de pacientes com o diagnóstico de pneumonia em organização. Resultados: 38 pacientes foram incluídos na análise. Quatorze apresentavam também condições clínicas relacionadas à pneumonia em organização, e estes mais freqüentemente apresentaram infiltração pulmonar difusa (três de quatro casos) e bronquiolite obliterante associada (57% vs. 20%, p = 0,05). Dos 13 pacientes com bronquiolite obliterante associada apenas um era assintomático e dois apresentavam lesões localizadas (15%). De oito pacientes assintomáticos com lesões localizadas, nenhum possuía bronquiolite obliterante associada, e a apresentação radiológica freqüentemente mimetizou carcinoma brônquico. A espirometria de modo geral não contribuiu sobremaneira para o diagnóstico, provavelmente devido à alta prevalência de tabagismo na amostra. Conclusões: A pneumonia em organização possui apresentação clínica e radiológica variada. Fatores que sugerem a ausência de bronquiolite obliterante são a ausência de sintomas e lesões radiológicas localizadas, e esta forma da doença mais freqüentemente deve ser diferenciada de carcinoma brônquico na prática clínica.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-11-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-35862002000600004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-35862002000600004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-35862002000600004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia
dc.source.none.fl_str_mv Jornal de Pneumologia v.28 n.6 2002
reponame:Jornal de Pneumologia
instname:Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia da Universidade de São Paulo (SBPT-USP)
instacron:USP
instname_str Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia da Universidade de São Paulo (SBPT-USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Jornal de Pneumologia
collection Jornal de Pneumologia
repository.name.fl_str_mv Jornal de Pneumologia - Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia da Universidade de São Paulo (SBPT-USP)
repository.mail.fl_str_mv jpneumo@terra.com.br
_version_ 1754847947583913984