Avaliação de parâmetros histológicos na pneumonia intersticial usual (fibrose pulmonar idiopática)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FERREIRA,RIMARCS GOMES
Data de Publicação: 2000
Outros Autores: COLETTA,ESTER NEI APARECIDA MARTINS, GIANNOTTI FILHO,OSVALDO
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Jornal de Pneumologia
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-35862000000600002
Resumo: A fibrose pulmonar idiopática (alveolite fibrosante criptogênica) é uma doença pulmonar intersticial progressiva de etiologia desconhecida, morfologicamente reconhecida como pneumonia intersticial usual. Desde a publicação de Hamman e Rich (1944) até os dias atuais, uma das grandes preocupações foi a tentativa de encontrar um marcador histológico para correlacionar com prognóstico e resposta terapêutica. A busca desta situação não tem sido muito alentadora, pois existem vários pontos duvidosos na patogênese desta doença. Admite-se que a resposta terapêutica desta entidade se relaciona com a celularidade e fibrose presentes no tecido. A proposta deste estudo é descrever os resultados de método semiquantitativo segundo a avaliação independente de dois patologistas, das alterações exsudativo-inflamatórias, reparativo-fibróticas e de vias aéreas, em 24 pacientes com diagnóstico de fibrose pulmonar idiopática, submetidos à biópsia a céu aberto. Foram analisados 14 parâmetros histológicos segundo escala de 0 a 5 para as alterações intersticiais e de 0 a 2 para o comprometimento de vias aéreas e de espaços aéreos. Da análise independente realizada pelos dois observadores constatou-se concordância significante em todas as variáveis histológicas com Kw (teste de Kappa) indo de 0,47 a 0,92. Apenas na análise da intensidade da inflamação septal as discordâncias também foram significantes, sugerindo que para este parâmetro a percentagem de comprometimento tecidual deve ser previamente discutida entre os observadores. O método utilizado demonstrou ser rápido e eficiente.
id USP-50_46d7c63fcc12e665fd19dabed630e2ac
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-35862000000600002
network_acronym_str USP-50
network_name_str Jornal de Pneumologia
repository_id_str
spelling Avaliação de parâmetros histológicos na pneumonia intersticial usual (fibrose pulmonar idiopática)Fibrose pulmonar idiopática (FPI)Pneumonia intersticial usual (PIU)Método semiquantitativoA fibrose pulmonar idiopática (alveolite fibrosante criptogênica) é uma doença pulmonar intersticial progressiva de etiologia desconhecida, morfologicamente reconhecida como pneumonia intersticial usual. Desde a publicação de Hamman e Rich (1944) até os dias atuais, uma das grandes preocupações foi a tentativa de encontrar um marcador histológico para correlacionar com prognóstico e resposta terapêutica. A busca desta situação não tem sido muito alentadora, pois existem vários pontos duvidosos na patogênese desta doença. Admite-se que a resposta terapêutica desta entidade se relaciona com a celularidade e fibrose presentes no tecido. A proposta deste estudo é descrever os resultados de método semiquantitativo segundo a avaliação independente de dois patologistas, das alterações exsudativo-inflamatórias, reparativo-fibróticas e de vias aéreas, em 24 pacientes com diagnóstico de fibrose pulmonar idiopática, submetidos à biópsia a céu aberto. Foram analisados 14 parâmetros histológicos segundo escala de 0 a 5 para as alterações intersticiais e de 0 a 2 para o comprometimento de vias aéreas e de espaços aéreos. Da análise independente realizada pelos dois observadores constatou-se concordância significante em todas as variáveis histológicas com Kw (teste de Kappa) indo de 0,47 a 0,92. Apenas na análise da intensidade da inflamação septal as discordâncias também foram significantes, sugerindo que para este parâmetro a percentagem de comprometimento tecidual deve ser previamente discutida entre os observadores. O método utilizado demonstrou ser rápido e eficiente.Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia2000-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-35862000000600002Jornal de Pneumologia v.26 n.6 2000reponame:Jornal de Pneumologiainstname:Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia da Universidade de São Paulo (SBPT-USP)instacron:USP10.1590/S0102-35862000000600002info:eu-repo/semantics/openAccessFERREIRA,RIMARCS GOMESCOLETTA,ESTER NEI APARECIDA MARTINSGIANNOTTI FILHO,OSVALDOpor2003-06-02T00:00:00Zoai:scielo:S0102-35862000000600002Revistahttps://www.scielo.br/j/jpneu/gridPUBhttp://www.scielo.br/oai/scielo-oai.phpjpneumo@terra.com.br0102-35861678-4642opendoar:2003-06-02T00:00Jornal de Pneumologia - Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia da Universidade de São Paulo (SBPT-USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de parâmetros histológicos na pneumonia intersticial usual (fibrose pulmonar idiopática)
title Avaliação de parâmetros histológicos na pneumonia intersticial usual (fibrose pulmonar idiopática)
spellingShingle Avaliação de parâmetros histológicos na pneumonia intersticial usual (fibrose pulmonar idiopática)
FERREIRA,RIMARCS GOMES
Fibrose pulmonar idiopática (FPI)
Pneumonia intersticial usual (PIU)
Método semiquantitativo
title_short Avaliação de parâmetros histológicos na pneumonia intersticial usual (fibrose pulmonar idiopática)
title_full Avaliação de parâmetros histológicos na pneumonia intersticial usual (fibrose pulmonar idiopática)
title_fullStr Avaliação de parâmetros histológicos na pneumonia intersticial usual (fibrose pulmonar idiopática)
title_full_unstemmed Avaliação de parâmetros histológicos na pneumonia intersticial usual (fibrose pulmonar idiopática)
title_sort Avaliação de parâmetros histológicos na pneumonia intersticial usual (fibrose pulmonar idiopática)
author FERREIRA,RIMARCS GOMES
author_facet FERREIRA,RIMARCS GOMES
COLETTA,ESTER NEI APARECIDA MARTINS
GIANNOTTI FILHO,OSVALDO
author_role author
author2 COLETTA,ESTER NEI APARECIDA MARTINS
GIANNOTTI FILHO,OSVALDO
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv FERREIRA,RIMARCS GOMES
COLETTA,ESTER NEI APARECIDA MARTINS
GIANNOTTI FILHO,OSVALDO
dc.subject.por.fl_str_mv Fibrose pulmonar idiopática (FPI)
Pneumonia intersticial usual (PIU)
Método semiquantitativo
topic Fibrose pulmonar idiopática (FPI)
Pneumonia intersticial usual (PIU)
Método semiquantitativo
description A fibrose pulmonar idiopática (alveolite fibrosante criptogênica) é uma doença pulmonar intersticial progressiva de etiologia desconhecida, morfologicamente reconhecida como pneumonia intersticial usual. Desde a publicação de Hamman e Rich (1944) até os dias atuais, uma das grandes preocupações foi a tentativa de encontrar um marcador histológico para correlacionar com prognóstico e resposta terapêutica. A busca desta situação não tem sido muito alentadora, pois existem vários pontos duvidosos na patogênese desta doença. Admite-se que a resposta terapêutica desta entidade se relaciona com a celularidade e fibrose presentes no tecido. A proposta deste estudo é descrever os resultados de método semiquantitativo segundo a avaliação independente de dois patologistas, das alterações exsudativo-inflamatórias, reparativo-fibróticas e de vias aéreas, em 24 pacientes com diagnóstico de fibrose pulmonar idiopática, submetidos à biópsia a céu aberto. Foram analisados 14 parâmetros histológicos segundo escala de 0 a 5 para as alterações intersticiais e de 0 a 2 para o comprometimento de vias aéreas e de espaços aéreos. Da análise independente realizada pelos dois observadores constatou-se concordância significante em todas as variáveis histológicas com Kw (teste de Kappa) indo de 0,47 a 0,92. Apenas na análise da intensidade da inflamação septal as discordâncias também foram significantes, sugerindo que para este parâmetro a percentagem de comprometimento tecidual deve ser previamente discutida entre os observadores. O método utilizado demonstrou ser rápido e eficiente.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-35862000000600002
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-35862000000600002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-35862000000600002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia
dc.source.none.fl_str_mv Jornal de Pneumologia v.26 n.6 2000
reponame:Jornal de Pneumologia
instname:Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia da Universidade de São Paulo (SBPT-USP)
instacron:USP
instname_str Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia da Universidade de São Paulo (SBPT-USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Jornal de Pneumologia
collection Jornal de Pneumologia
repository.name.fl_str_mv Jornal de Pneumologia - Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia da Universidade de São Paulo (SBPT-USP)
repository.mail.fl_str_mv jpneumo@terra.com.br
_version_ 1754847947192795137