Luz baixa sob neblina: por uma antropologia das oscilações em Claude Lévi-Strauss
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de antropologia (São Paulo. Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ra/article/view/38599 |
Resumo: | Este ensaio procura reunir as diversas considerações feitas por Claude Lévi-Strauss a respeito do mito em História de lince, livro que pode ser visto simultaneamente como uma recapitulação e um arremate revisado aos seis volumes sobre mitologias que lhe precederam na obra do autor. Além disto, nossa empreitada conduz também a cristalizações de perspectivas, vislumbradas difusamente na obra deste autor, procurando extrair de colocações mais explícitas sobre o estruturalismo consequências à primeira vista fugidias. Trata-se de nos imiscuir nas alternativas aparentes postas em ação pelo pensamento de Lévi-Strauss, reconhecendo uma tensão produtiva entre deslizamentos e sedimentações possíveis. Se é clara em História de lince a diligência em tratar menos do espírito humano que dos corpos ameríndios, esta opção não elimina uma certa ‘nostalgia’ (ainda que encoberta, umbrosa) para a qual seria desejável o estabelecimento de uma síntese de ordem superior. Da oscilação entre ambos os ímpetos, surgem os fundamentos de uma antropologia pós-estruturalista. |
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Luz baixa sob neblina: por uma antropologia das oscilações em Claude Lévi-StraussMitotransformaçãopós-estruturalismoetnologia.Este ensaio procura reunir as diversas considerações feitas por Claude Lévi-Strauss a respeito do mito em História de lince, livro que pode ser visto simultaneamente como uma recapitulação e um arremate revisado aos seis volumes sobre mitologias que lhe precederam na obra do autor. Além disto, nossa empreitada conduz também a cristalizações de perspectivas, vislumbradas difusamente na obra deste autor, procurando extrair de colocações mais explícitas sobre o estruturalismo consequências à primeira vista fugidias. Trata-se de nos imiscuir nas alternativas aparentes postas em ação pelo pensamento de Lévi-Strauss, reconhecendo uma tensão produtiva entre deslizamentos e sedimentações possíveis. Se é clara em História de lince a diligência em tratar menos do espírito humano que dos corpos ameríndios, esta opção não elimina uma certa ‘nostalgia’ (ainda que encoberta, umbrosa) para a qual seria desejável o estabelecimento de uma síntese de ordem superior. Da oscilação entre ambos os ímpetos, surgem os fundamentos de uma antropologia pós-estruturalista.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2012-08-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ra/article/view/3859910.11606/2179-0892.ra.2011.38599Revista de Antropologia; v. 54 n. 1 (2011)Revista de Antropologia; Vol. 54 No 1 (2011)Revista de Antropologia; Vol. 54 Núm. 1 (2011)Revista de Antropologia; Vol. 54 No. 1 (2011)1678-98570034-7701reponame:Revista de antropologia (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ra/article/view/38599/41449Banaggia, Gabrielinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-03T04:01:04Zoai:revistas.usp.br:article/38599Revistahttp://www.revistas.usp.br/raPUBhttp://www.revistas.usp.br/ra/oairevista.antropologia.usp@gmail.com||revant@edu.usp.br1678-98570034-7701opendoar:2020-07-03T04:01:04Revista de antropologia (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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