“O meu avô deu a ayahuasca para o Mestre Irineu”: reflexões sobre a entrada dos índios no circuito urbano de consumo de ayahuasca no Brasil
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista de antropologia (São Paulo. Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ra/article/view/89113 |
Resumo: | Este artigo faz uma reflexão sobre a entrada dos índios no circuito urbano da ayahuasca. Descrevemos o processo de contato de diferentes populações indígenas, tais como os Kaxinawa, Guarani, Apurinã, Kuntanawa e Yawanawa com as religiões ayahuasqueiras e os neoayahuasqueiros. Observamos a reivindicação de alguns destes grupos de que teriam sido os responsáveis por introduzir a ayahuasca ao Mestre Irineu, o fundador do Santo Daime. Contemplamos a penetração do discurso de alguns destes atores no debate público, tentando entender sua reinvindicação de participação indígena no processo de reconhecimento da ayahuasca como patrimônio cultural imaterial junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Analisamos em que medida a entrada dos índios neste circuito, ou a participação de não índios em cerimônias em aldeias no Acre, está reconfigurando o campo religioso ayahuasqueiro brasileiro. |
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“O meu avô deu a ayahuasca para o Mestre Irineu”: reflexões sobre a entrada dos índios no circuito urbano de consumo de ayahuasca no Brasil“My grandfather gave ayahuasca to Mestre Irineu”: Reflections on the entrance of indigenous peoples into the urban circuit of ayahuasca consumption in BrazilAyahuascaSanto Daimeritualsshamanismindigenous groupsAnthropologyAyahuascaSanto Daimerituaisxamanismogrupos indígenasAntropologiaEste artigo faz uma reflexão sobre a entrada dos índios no circuito urbano da ayahuasca. Descrevemos o processo de contato de diferentes populações indígenas, tais como os Kaxinawa, Guarani, Apurinã, Kuntanawa e Yawanawa com as religiões ayahuasqueiras e os neoayahuasqueiros. Observamos a reivindicação de alguns destes grupos de que teriam sido os responsáveis por introduzir a ayahuasca ao Mestre Irineu, o fundador do Santo Daime. Contemplamos a penetração do discurso de alguns destes atores no debate público, tentando entender sua reinvindicação de participação indígena no processo de reconhecimento da ayahuasca como patrimônio cultural imaterial junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Analisamos em que medida a entrada dos índios neste circuito, ou a participação de não índios em cerimônias em aldeias no Acre, está reconfigurando o campo religioso ayahuasqueiro brasileiro. This article presents a reflection on the entrance of indigenous peoples into the urban ayahuasca circuit. We describe the process of contact of different indigenous populations, such as the Kaxinawa, Guarani, Apurinã, Kuntanawa and Yawanawa with the Brazilian religions and the neo-ayahuasqueros. We observe the claim of some of these groups that they had been responsible for presenting ayahuasca to Mestre Irineu, the founder of Santo Daime. We consider the penetration of the discourse of some of these actors in the public debate, with the intention of understanding their demand for the participation of indigenous peoples in the process of recognizing ayahuasca as immaterial cultural heritage by the Institute of National Historic and Artistic Heritage (IPHAN). We analyze the way in which the entrance of these indigenous peoples into this circuit, or the participation of non-indigenous peoples in ceremonies in Acrean indigenous villages, are reconfiguring the field of Brazilian ayahuasca religiosity. Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2014-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ra/article/view/8911310.11606/2179-0892.ra.2014.89113Revista de Antropologia; v. 57 n. 2 (2014); 215-250Revista de Antropologia; Vol. 57 No 2 (2014); 215-250Revista de Antropologia; Vol. 57 Núm. 2 (2014); 215-250Revista de Antropologia; Vol. 57 No. 2 (2014); 215-2501678-98570034-7701reponame:Revista de antropologia (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ra/article/view/89113/92004Labate, Beatriz CaiubyCoutinho, Tiagoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-03T03:59:24Zoai:revistas.usp.br:article/89113Revistahttp://www.revistas.usp.br/raPUBhttp://www.revistas.usp.br/ra/oairevista.antropologia.usp@gmail.com||revant@edu.usp.br1678-98570034-7701opendoar:2020-07-03T03:59:24Revista de antropologia (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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