Imagens desafiantes: a apropriação Kaiapó do vídeo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1993 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de antropologia (São Paulo. Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ra/article/view/111390 |
Resumo: | Este texto apresenta o trabalho de vídeo feito pelos Kaiapó, ressaltando o valor deste como um processo de mediação cultural, principalmente no sentido de mediar uma série de relações entre as sociedades Kaiapó e brasileira . O autor ressalta as diferenças entre os filmes etnográficos e os vídeos feitos pelos próprios indígenas, discutindo, também, como a noção Kaiapó de representação é utilizada durante a confecção do vídeo. Ele utiliza alguns textos de antropologia pós-moderna sobre este tema para rebater a noção de que o trabalho de "representação" é apenas um projeto ocidental. O autor aborda temas como a hibridação cultural e a objetivação, pelos Kaiapó, de sua própria cultura, transformando-a em uma identidade étnica - que acaba por tomar-se uma estratégia de relacionamento com a sociedade nacional. |
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Imagens desafiantes: a apropriação Kaiapó do vídeoDefiant images: The Kaiapo appropriation of videoEthnologyvisual Anthropologyindigenous videopostmodernist AnthropologyrepresentationKaiapoGêPará southeast.etnologiaantropologia visualvídeo indígenaantropologia pós-modernarepresentaçãoKaiapóJêSudeste do ParáEste texto apresenta o trabalho de vídeo feito pelos Kaiapó, ressaltando o valor deste como um processo de mediação cultural, principalmente no sentido de mediar uma série de relações entre as sociedades Kaiapó e brasileira . O autor ressalta as diferenças entre os filmes etnográficos e os vídeos feitos pelos próprios indígenas, discutindo, também, como a noção Kaiapó de representação é utilizada durante a confecção do vídeo. Ele utiliza alguns textos de antropologia pós-moderna sobre este tema para rebater a noção de que o trabalho de "representação" é apenas um projeto ocidental. O autor aborda temas como a hibridação cultural e a objetivação, pelos Kaiapó, de sua própria cultura, transformando-a em uma identidade étnica - que acaba por tomar-se uma estratégia de relacionamento com a sociedade nacional.This paper shows the Kaiapo videomaking as a process of cultural mediation, especially concerning the mediation between Kaiapo and Brazilian societies. The author focuses on the difference between the ethnographic films and the videos made by Indians themselves. The article also discusses the uses of the Kaiapo notion of representation in the videomaking process. It debates with some of the post-modernist antluopologists denying the idea that "representation " is a western project. The author discusses the ideas of cultural hybridization, the Kaiapo objectifying their own culture as ethnic identity in a strategic process of relating to the national societyUniversidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas1993-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ra/article/view/11139010.11606/2179-0892.ra.1993.111390Revista de Antropologia; v. 36 (1993); 81-121Revista de Antropologia; Vol. 36 (1993); 81-121Revista de Antropologia; Vol. 36 (1993); 81-121Revista de Antropologia; Vol. 36 (1993); 81-1211678-98570034-7701reponame:Revista de antropologia (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ra/article/view/111390/109571Turner, Terenceinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-03T04:07:45Zoai:revistas.usp.br:article/111390Revistahttp://www.revistas.usp.br/raPUBhttp://www.revistas.usp.br/ra/oairevista.antropologia.usp@gmail.com||revant@edu.usp.br1678-98570034-7701opendoar:2020-07-03T04:07:45Revista de antropologia (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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Este texto apresenta o trabalho de vídeo feito pelos Kaiapó, ressaltando o valor deste como um processo de mediação cultural, principalmente no sentido de mediar uma série de relações entre as sociedades Kaiapó e brasileira . O autor ressalta as diferenças entre os filmes etnográficos e os vídeos feitos pelos próprios indígenas, discutindo, também, como a noção Kaiapó de representação é utilizada durante a confecção do vídeo. Ele utiliza alguns textos de antropologia pós-moderna sobre este tema para rebater a noção de que o trabalho de "representação" é apenas um projeto ocidental. O autor aborda temas como a hibridação cultural e a objetivação, pelos Kaiapó, de sua própria cultura, transformando-a em uma identidade étnica - que acaba por tomar-se uma estratégia de relacionamento com a sociedade nacional. |
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